a insólita origem da anestesia

Escola Municipal São Luís no assentamento Alto Grande recebe palestra sobre saúde bucal
fevereiro 28, 2020
10 coisas que afetam os dentes e talvez você nem imagine – 28/02/2020
fevereiro 28, 2020

Dentista em Santos



Brincadeiras com óxido nitroso, conhecido popularmente como “gás do riso”, são comuns desde o início do século 19. Durante festas, anfitriões e convidados inalavam a substância para ficarem felizes, algo muito recorrente, ainda, nos dias atuais.  

Durante uma festa, em 1944, o dentista americano Horace Wells (1815-1848) descobriu que o óxido nitroso tinha efeitos anestésicos. Ao decorrer do evento, o especialista ficou chocado ao perceber que um dos convidados havia caído e quebrado as canelas, no entanto, a surpresa se deu pelo fato que o rapaz continuou dando risada, sem aparentar sentir dor. 

Horace Wells (1815-1848) / Crédito: Wikimedia Commons

 

Ao observar este episódio insólito, Horace Wells pensou em experimentar a substância como anestesia em procedimentos odontológicos. No entanto, após utilizar o gás do riso em uma demonstração pública, foi zombado pela multidão, uma vez que o paciente sentiu fortes dores durante a extração de seu dente. Wells havia aplicado uma dose muito fraca. 

No entanto, os créditos para o uso do gás do riso para fins cirúrgicos é do médico americano Crawford Long (1815-1878). Assim como Wells, Long teve essa ideia durante uma festa, em sua escola de medicina. Diferente do dentista , o médico utilizou o éter como fórmula secreta. 

Crawford Long (1815-1878) / Crédito: Wikimedia Commons

 

Em um primeiro momento, Long realizou este procedimento em operações simples, até que, em 1849, ele amputou o dedo do pé de um garoto. Long manteve sua experiência em sigilo absoluto até 1849, quando divulgou os resultados da cirurgia. Já o dentista americano, William Morton (1819-1868), aluno de Horace Wells, realizou a primeira extração dentária bem sucedida utilizando éter. 

William Morton (1819-1868) / Crédito: Wikimedia Commons

 

Até 1921, a comunidade científica e médica divergia sobre o criador da anestesia , até que o American College of Surgeons patenteou Long como o pioneiro. Hoje em dia, o éter e o óxido nitroso não são mais utilizados em operações, pois apresentam riscos para a saúde.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras:

Ideias geniais: Descobertas por acidente, erros surpreendentes e escorregões que mudaram a nossa visão sobre a Ciência, de Surendra Verma (2016) – https://amzn.to/37Hl7ht

Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século XIX, de Lindsey Fitzharris (2019) – https://amzn.to/2uEVDDw

Medicina macabra, de Morris Thomas (2020) – https://amzn.to/2RzES5S

A Horripilante Medicina da Idade Média, de José Antonio Martino – https://amzn.to/36CaFqS

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Fonte: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/historia-anestesia -foi-descoberta-durante-uma-festa.phtml


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *