a rotina de escovar os dentes mudou?

Odontopediatria | Odonto Center RS
junho 26, 2020
Com 100% de risco de contrair a covid-19, dentistas possuem protocolo de segurança para urgências – GQ
junho 26, 2020

Dentista em Santos



isolamento social necessárias para evitar a disseminação do coronavírus vêm bagunçando a saúde bucal de muitas pessoas, de acordo com dentistas. E o estresse coletivo que a sociedade está atravessando tem a ver com esse quadro, que pode acabar tendo como resultado para algumas pessoas deixar meio de lado escova, pasta e fio-dental. 

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

Siga o Yahoo Vida e Estilo no Google News

“Muitos pacientes estão com ansiedade sofrendo de síndrome do pânico, problemas relacionados à saúde mental, que atrapalham na qualidade de vida e na higienização, falta motivação, a autoestima das pessoas está impactada e tudo isso está interligado”, opina a ortodontista Fernanda Ferreira.

Leia também

A endodontista Marcela Figueiredo endossa a impressão da colega de profissão.

“As pessoas em geral vêm se descuidando sim. Acredito que a falta da rotina, da hora de acordar, tomar café, tomar banho e escovar os dentes antes de sair de casa, atrapalhe. Outro fator é a depressão, eu venho tratando muitos pacientes assim, que em um momento de depressão não conseguem se cuidar, até para além dos dentes. Quando a cabeça fica ruim, as pessoas perdem a motivação para o autocuidado. E, nesse momento tão pesado, muitas pessoas estão com a cabeça ruim”, diz ela. 

Fernanda conta que, durante o período da pandemia, ela sente que parte dos pacientes odontológicos estão precisando de apoio de outra especialidade: a psicologia. 

“Hoje, 90% dos pacientes entram na consulta e falam sobre seus problemas pessoais. Há falta de motivação, relaxamento, falta de expectativa, incredulidade das pessoas diante dos problemas. Atendo pacientes de classe média que têm trabalhado quase o dobro a mais nos últimos três meses atrás. A pressão do trabalho em home office pode estar ligado à higiene relapsa, pela protelação de auto-cuidados. É importante dialogar com o paciente e incentivar eles a se cuidarem”, explica. 

Urgências odontológicas na pandemia

“Eu estou atendendo muita urgência durante a covid-19, e o que eu mais atendi foram pessoas quebrando o dente. Com o alto estresse que está todo mundo vivendo, percebi muita gente fazendo apertamento e bruxismo e diversos pacientes acabaram quebrando coroas, blocos, Houve muita fratura, que tem a ver com estresse”, conta a endodontista. 

Fernanda acrescenta que agravamento de cáries já existentes e casos de gengivite também vêm sendo reclamações comuns. 

  • A rotina é importante, então busque manter a mesma rotina de escovação e higiene bucal que teria se estivesse trabalhando fora. “Mantenha-se ativo durante o dia para não dormir tarde demais à noite, por exemplo”, diz Marcela, como dica para não desregular todo o organismo. 

    • Se você relaxou durante o dia, a última escovação antes de dormir não pode ser pulada de forma alguma “Se tem um momento que você precisa caprichar na escovação é antes de dormir, porque a nossa produção de saliva diminui quando dormimos, e a saliva tem uma função de proteção, então capriche à noite”, explica Marcela. 

    • Não se cobre tanto – “Busque um equilíbrio e tente manter a rotina, mas sem paranoia. A gente tem que continuar se cuidando, mas a cobrança em excesso também é ruim”, opina a dentista Marcela. Faça o que conseguir. 

    • Descuidar da higiene pode estar relacionado a quadros mais graves de problemas de saúde mental. Se você se sente muito desestimulado, procure ajuda. “Se a barra estiver muito pesada, procure auxílio psicológico online, há muita gente atendendo”, recomenda a endodontista. 

    Fonte: https://esportes.yahoo.com/noticias/escovando-dentes-na-quarentena-061356515.html


    Agende agora sua avaliação!

    A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

    Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

    Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

    Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

    Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

    O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



    Saiba mais:


    Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *