A saúde bucal dos hemofílicos | SEGS

Implante dentário: mais que sorriso, qualidade de vida
dezembro 22, 2020
Aux em Saúde Bucal | Teresina – PI | 01 vaga(s) | Themos Vagas
dezembro 23, 2020

Dentista em Santos



No Dia do Hemofílico no Brasil, cirurgião-dentista defende escovação, uso de fio dental e cuidados de rotina normais para quem tem hemofilia

Pessoas com hemofilia devem tratar da saúde bucal normalmente. Esse é o recado da Odontologia para o 4 de janeiro, o Dia do Hemofílico no Brasil. E o alerta é importante, uma vez que o país possui a 4ª maior população mundial com a doença, segundo dados da Federação Mundial de Hemofilia (World Federation of Hemophilia). São cerca de 13 mil pacientes em território brasileiro.

A hemofilia é uma condição que implica em problemas de coagulação, ou seja, pacientes hemofílicos são mais propensos a sangramentos. Mas, a doença não leva a nenhuma alteração bucal. “Quem tem hemofilia deve escovar os dentes e fazer o uso do fio dental rotineiramente, como qualquer outro paciente. Quanto melhor a saúde da boca, menor o risco de sangramento”, explica o Dr. Luiz Alberto Valente Soares Junior, membro da Câmara Técnica de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP). “No hospital, fazemos retornos semestrais para crianças e anuais para adultos para o controle da saúde bucal”, completa o cirurgião-dentista que também atua no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Apesar de não ter cura, a hemofilia é tratável. São dois tipos: A e B, que podem manifestar-se de forma grave, moderada e leve. Tirando a condição leve, que pode demorar para ser percebida, os outros dois graus da doença costumam dar sinais logo no nascimento ou na infância. “Por isso, é improvável descobrir ser hemofílico na ida ao consultório. Em todo caso, é obrigação do cirurgião-dentista questionar e conhecer o paciente antes de qualquer tratamento”, afirma.

A entrevista do paciente, chamada de anamnese, ditará os cuidados necessários, voltando a atenção do profissional para quaisquer procedimentos que possam causar sangramentos. Já as cirurgias só devem ser realizadas por cirurgião-dentista habilitado com expertise em coagulopatias. “No estado de São Paulo, geralmente, esse atendimento é feito nos centros de referência, sejam hemocentros, hospitais ou faculdades”, aponta. Afinal, são esses locais que oferecem o tratamento e a prevenção de complicações aos pacientes hemofílicos através da rede de 32 hemocentros em todas as regiões do Brasil.

A saúde bucal do hemofílico é tão importante quanto a de qualquer outro paciente e com o acompanhamento correto não oferece riscos à vida ou à integridade física.

Sobre o CRO-SP

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com mais de 145 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária.

Fonte: https://www.segs.com.br/saude/268656-a-saude-bucal-dos-hemofilicos


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *