Álcool aumenta até 20 vezes o risco de câncer de boca e orofaringe

Implantes dentários Mercado 2020 Indústria, Análise, Pesquisa, Ação, Crescimento, Vendas, Tendências, Fornecimento, Previsão até 2024
fevereiro 17, 2020
Harmonização Facial: tirando dúvidas de como fazer esse procedimento
fevereiro 17, 2020

Dentista em Santos



O consumo frequente de bebidas alcoólicas está associado a diversos danos ao organismo. Um dos aspectos importantes são os prejuízos que a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas traz para a saúde bucal. Doenças periodontais, mau hálito e câncer de boca são os danos mais recorrentes.

Participe dos nossos grupos ℹ https://bit.ly/2wamGr9 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

“A visita regular ao periodontista é fundamental para educar e alertar o paciente sobre os riscos do álcool, como o desenvolvimento do alcoolismo e riscos para a saúde em geral”, alerta Luciana Scaff Vianna, cirurgiã-dentista e integrante da Câmara Técnica de Periodontia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP).

Problemas bucais

O álcool desidrata o corpo e também é diurético, o que propicia a diminuição do fluxo salivar na boca. A saliva, por sua vez, tem efeito protetor e ajuda no combate à proliferação de bactérias. “O aumento de microrganismos na boca, quando está seca, causam placa bacteriana e mau hálito. A placa aumenta o risco de cárie, bem como o agravamento de doenças periodontais”, frisa Luciana. 

A erosão dentária é um problema bucal comum para aqueles que bebem frequentemente, pois a acidez das bebidas alcoólicas leva à perda de cálcio e ao enfraquecimento do esmalte do dente. Também vale ressaltar as manchas nos dentes causadas pelo vinho tinto – elas surgem após os pigmentos (corantes) existentes na bebida entrarem em contato com a dentina exposta.

Risco de câncer é maior

Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) mostram que o hábito de consumir bebidas alcoólicas e fumar em excesso aumentam em até 20 vezes o risco de desenvolvimento do câncer de boca e orofaringe. 

Na maioria das vezes, a doença não apresenta sintomas nos estágios iniciais. Porém, aos indivíduos que fumam e bebem constantemente, é importante observar sinais como manchas brancas ou vermelhas na mucosa da boca, aumento de volume na boca e na região da cabeça e do pescoço e feridas que se assemelham a aftas e não cicatrizam após 21 dias.

Cuidados

A higiene bucal diária, com o uso de escova, creme e fio dental é fundamental para prevenir os problemas citados, principalmente nos casos em que se consome álcool com certa frequência.

Luciana também destaca outra medida: “Beber água durante o consumo de bebidas alcoólicas também ajuda no controle do fluxo salivar e de doenças bucais”.

As visitas periódicas a(ao) cirurgiã(o)-dentista garantem um diagnóstico precoce de qualquer alteração bucal, o que permite um tratamento mais eficaz. “A(o) profissional também pode informar e esclarecer dúvidas do paciente sobre como diminuir o consumo e medidas para beneficiar sua saúde”, destaca a cirurgiã-dentista .

 

CROSP 

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia. Atualmente, conta com mais de 130 mil profissionais inscritos.

Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária. 

Fonte: http://costanorte.com.br/saude/44279/alcool-aumenta-ate-20-vezes-o-risco-cancer-de-boca-e-orofaringe


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *