Bahia Social Vip – O melhor da Bahia em destaque Cefaleia pode ter problema cervical como origem

Qual o procedimento dentário mais doloroso?
novembro 24, 2020
Mercado global Dental consumíveis e equipamentos dentais Análise de 2020 por status da indústria atual e oportunidades de crescimento, principais participantes, público-alvo e previsão para 2024
novembro 24, 2020

Dentista em Santos



Dor nas costas, dificuldade para pegar objetos mais pesados, para locomover-se e até mesmo para trabalhar. Esses são alguns dos principais sintomas e consequências da hérnia de disco, doença que atinge cerca de 5,4 milhões de brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O problema é consequência do desgaste dos discos intravertebrais que, na prática, funcionam como amortecedores naturais do impacto entre as vértebras.

A ortopedista da Neo Ortopedia, Fernanda Gonçalves, explica que as hérnias de disco são mais comuns nas primeiras fases de degeneração da coluna, sendo mais frequentes no adulto jovem, com idades entre 30 e 50 anos. Ela alerta também para outros sinais da doença: “Os sintomas podem ser desde hérnias assintomáticas, dor na coluna, irradiação de dor para membros inferiores e superiores, dormência nos braços e pernas, formigamento, sensação de queimação e até fraqueza. Estes últimos mais graves e geralmente cirúrgicos”, destaca.

A ortopedista ressalta ainda que a principal causa de hérnia de disco é propensão genética. “Outros fatores que podem contribuir para o surgimento de hérnias são sedentarismo, posturas inadequadas, tabagismo, excesso de peso corporal e hábito de carregar muito peso sem preparo da coluna. Raramente as hérnias são causadas por trauma”, diz Fernanda Gonçalves.

Abaixo, a ortopedista, traumatologista e cirurgiã de coluna vertebral, Fernanda Gonçalves, esclarece o que é mito ou verdade em relação a este tema, além de esclarecer sobre sintomas e tratamento da doença:

Todas as hérnias geram pressão nos nervos e, por isso, causam dor?

Fernanda Gonçalves – Não. Os sintomas de hérnia dependem do tamanho e da localização da hérnia. Por isso é importante a avaliação médica com exame físico para confirmar o diagnóstico do paciente. Hérnias podem ser assintomáticas.

Quem for acometido por hérnia de disco sentirá dores para o resto da vida?

Fernanda Gonçalves – Não. Na maioria dos casos os pacientes conseguem bom resultado de melhora de dor e qualidade de vida com medicação e fisioterapia.

Toda hérnia na coluna é hérnia de disco?

Fernanda Gonçalves – Sim. Existem as hérnias de disco anteriores e posteriores. As posteriores são as mais sintomáticas. Já os nódulos de Schmorl, que são hérnias para dentro do corpo vertebral, normalmente não tem significado clínico. Mas todas são hérnias de disco.

Hérnias tem ocorrências somente em pessoa mais velhas?

Fernanda Gonçalves – Não. As hérnias de disco são mais comuns nas primeiras fases de degeneração da coluna (disfunção e instabilidade), sendo, portanto, mais frequentes no adulto jovem 30-50 anos.

A musculação é contraindicada a pacientes com hérnia?

Fernanda Gonçalves – Pelo contrário, o exercício físico é um excelente tratamento para os casos de hérnia de disco. Dependendo do quadro do paciente, o médico pode limitar alguns exercícios. Os portadores de hérnia de disco devem ter maior cuidado na execução correta do exercício, sendo mais importante nesses casos a realização da musculação com a orientação de um educador físico.

A cirurgia é o tratamento de escolha para hérnias?

Fernanda Gonçalves – A maior parte dos pacientes com hérnia de disco respondem bem ao tratamento com fisioterapia e medicação. A cirurgia é indicada nos casos de falha do tratamento conservador ou nos casos de déficit neurológico.

Hoje em dia tem-se dado prioridade ao tratamento endoscópico (por vídeo), que permite alta precoce (no mesmo dia) e retorno mais rápido ao trabalho e as atividades esportivas com a mesma taxa de sucesso da cirurgia aberta convencional.

A hérnia de disco pode causar alterações de sensibilidade, perda de força e atrofias musculares?

Fernanda Gonçalves – Sim. Quando a hérnia comprime uma raiz nervosa ou mesmo a medula nos níveis mais altos os pacientes podem sentir queimação, formigamento, dormência, fraqueza e atrofia nos braços e pernas. Lembrando que fraqueza e atrofia muscular são sintomas graves e geralmente de indicação cirúrgica.

O uso frequente de sapatos de salto alto contribui para o surgimento da hérnia de disco?

Fernanda Gonçalves – Não. Saltos altos não causam hérnia de disco, mas podem piorar a dor nos pacientes que já possuem hérnia.

Um paciente que passou por cirurgia de hérnia de disco nunca mais terá que se preocupar com o retorno do problema?

Fernanda Gonçalves – Não. Na cirurgia para tratamento da hérnia de disco (discectomia) somente o fragmento herniado do disco é removido. Pode ocorrer, portanto, recidiva da hérnia no mesmo nível (cerca de 4% dos casos). E podem surgir hérnias em outros níveis na coluna. Portanto, o paciente que operou de hérnia de disco deve manter atividade física e controle de peso como medidas preventivas de novas hérnias.

Fonte: http://bahiasocialvip.com.br/2020/11/cefaleia-pode-ter-problema-cervical-como-origem/


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *