Benefícios das impressoras 3D para clínicas odontológicas » Planeta Folha

Aprenda a desenvolver um plano de marketing etrazer resultados
outubro 6, 2020
Tamanho do mercado Dental Micro-sandblasters, participação, tendências, tipo de produto, aplicativos, análise dos principais participantes até 2026
outubro 7, 2020

Dentista em Santos



A impressão 3D é um dos maiores avanços tecnológicos na odontologia. Através dessas impressoras, é possível otimizar muitos procedimentos, além de ter um alto nível de assertividade. Quer saber mais sobre este aparelho? Continue a leitura!! 

É possível utilizar a impressora 3D em diversos casos, tanto em procedimentos estéticos, quanto funcionais. Essa tecnologia é capaz de auxiliar um profissional da área odontologia em um implante dentário, otimizando o seu trabalho e também, minimizando os danos.

Mas afinal, o que é a famosa impressão 3D?

A tecnologia 3D nas impressões consiste na técnica de fabricar protótipos de forma rápida. Essas impressões são utilizadas em diversas áreas e setores da indústria. Atualmente, em Dubai, existe um prédio que foi construído inteiramente de impressões 3D. Dá para acreditar?

Por possibilitar criar os mais diversos projetos, essa tecnologia é utilizada em diversas áreas como artes plásticas, culinária, arquitetura e claro, na saúde. 

Através de um projeto inicial, com desenhos e medidas exatas, a impressora transforma estes rascunhos em uma protótipo resistente. Por isso, muitos consultórios odontológicos fazem uso dessa ferramenta para fabricar próteses, moldes e peças no geral.

A impressão 3D na prática

Para que a impressão 3D ganhe forma, é preciso que máquinas específicas realizam o escaneamento do projeto e fabriquem a peça desejada na cor, formato e altura pretendida. 

A impressão é realizada por camadas até chegar ao topo da prótese. É como se cada andar de uma peça fosse construído por vez e pouco a pouco, vai obtendo forma. 

Portanto, é preciso que os dados fornecidos sejam precisos e exatos, para que o resultado final não seja prejudicado. 

É possível utilizar muitos tipos de materiais, mas o mais comum é o polímero biodegradável e o ABS – um tipo de plástico mais resistente com baixa densidade.

E na odontologia? 

Atualmente, diversos consultórios utilizam esta tecnologia. O médico consegue realizar estudos e simular procedimentos através de próteses impressas no formato 3D.

É possível, por exemplo, testar como ficaria um resultado final de uma prótese, para ter certeza do tamanho, colocação e também, se certificar da aprovação do paciente. 

Diferentemente das outras áreas, a odontologia prefere materiais como a porcelana, a resina e o policarbonato no momento das impressões. Afinal, para ficar ainda mais próximo da realidade, é preciso que as próteses fiquem o mais parecidas possível com a tonalidade e textura de dentes. 

Atualmente, muitas clínicas que prestam serviços para convênio odontológico utilizam dessa tecnologia. Caso você não tenha certeza se a sua clínica possui vínculo com determinado convênio dentário, entre em contato com a rede credenciada e confirme. 

Dessa forma, você conseguirá atingir um público ainda maior. 

Quais são os principais benefícios? 

Aprimorar os serviços em uma clínica odontológica auxilia não somente o dentista , mas também, o paciente. Uma vez que quanto maior a modernidade do procedimento, menor a precisão de incisões e tempo de recuperação. Não é mesmo? 

Por isso, separamos alguns dos principais benefícios gerados através do uso da impressão 3D nas clínicas e consultórios odontológicos. Leia a seguir: 

  1. Maior produtividade

Uma vez que o profissional consegue planejar e estudar com maior precisão o procedimento a ser realizado através das próteses 3D, no momento em que ele for colocar em prática, certamente terá mais agilidade por já saber qual o percurso a ser feito. 

Além de que, é muito mais rápido imprimir uma peça na impressora 3D quando comparado à forma antiga de confecção de peças e próteses dentárias. 

  1. Poder competitivo

Por se tornar de uma alta tecnologia, disponibilizar este modo de operação faz com que o dentista se sobressaia entre os demais e assim, gere um diferencial competitivo. 

Da mesma forma que consultórios que atendem pacientes com convênio dental possuem uma maior vantagem de procura e demanda, como falamos anteriormente, locais que estão sempre antenados com o avanço tecnológico do mercado possui um público maior. 

  1. Produtos de maior qualidade

Por ser possível utilizar materiais de diferentes tipos, é possível criar próteses e implantes mais duráveis e resistentes. Assim, os pacientes possuem uma maior segurança enquanto mastigam alimentos mais resistentes. 

  1. Alta precisão

Para produzir os protótipos, é preciso que o profissional forneça as medidas exatas e com isso, o resultado final é muito mais preciso. 

Os softwares inclusos nas máquinas responsáveis pela impressão são altamente qualificados para seguir exatamente aquilo que foi pedido. Dessa forma, o resultado final da peça é inteiramente compatível com o formato da boca do paciente. 

  1. Mais lucro

Devido ao maior número de produtividade e também, de precisão, quase que de forma automática, os lucros podem vir a aumentar. 

Isso porque, a taxa de erros diminuiu e com isso, não é preciso gastar mais material do que o necessário e também, com atendimentos mais rápidos, é possível abrir agenda para mais pacientes.

De forma resumida, um benefício soma ao outro e no fim, o resultado é um melhor desempenho unido de um lucro maior.

Como implementar a impressão 3D nas clínicas odontológicas?

Diferente do que a maioria pensa, incluir esta tecnologia em consultórios não é nenhum bicho de sete cabeças. É preciso apenas que você tenha condição financeira para comprar os equipamentos e também, esteja disposto de encontrar um espaço físico para alocar as máquinas. 

O primeiro passo é adquirir uma impressora 3D que atenda o tipo de demanda que você gostaria de atender e um computador que contenha os softwares de produção necessário. 

Cada máquina pode vir a exigir programas diferentes, então certifique-se de que o computador tenha compatibilidade com a impressora. 

Caso você não queira ter a máquina em seu escritório, você pode procurar parcerias com laboratórios de impressão 3D e terceirizar este serviço. 

Dessa forma, você economiza tempo, espaço e dinheiro e ainda sim, usufruir de todos os benefícios que esta tecnologia oferece. 

Pesquise os melhores locais e fornecedores que estejam em sintonia com o seu orçamento e certifique-se de que os protótipos serão de qualidade, evitando assim, futuros problemas.

Considerações finais

Agora que você já sabe tudo sobre as impressoras 3D e os seus principais benefícios no ramo odontológico, coloque em prática e faça parte do time dos profissionais que estão se tornando líderes no mercado no que diz respeito à modernidade.

Com isso, as chances de captação de pacientes são maiores, sejam eles vinculados à plano odontológico pessoa física ou não. É possível aumentar a lucratividade e melhorar o desempenho e produtividade.

Pondere a melhor forma, seja terceirizando com o laboratórios ou adquirindo a sua própria máquina e transforme a sua forma de trabalhar. Vamos lá? 

Este conteúdo foi produzido por Mayara Santos, redatora da Ideal Odonto

Continua após o anúncio


Continua após o anúncio


Fonte: https://planetafolha.com.br/06/10/2020/beneficios-das-impressoras-3d-para-clinicas-odontologicas/


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *