Burnier afastado da Globo: câncer de jornalista pode ser confundido com afta

Prefeitura de Aracruz abre seleção com 74 vagas – Concursos e Empregos
julho 22, 2019
Anna Layza é escolhida para estrelar campanha de saúde bucal por marca que tem Ivete Sangalo como garota propaganda – Por Dentro de Minas
julho 23, 2019

Dentista em Santos



Globo/Ramon Vasconcelos

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Âncora do “Em Ponto”, telejornal da GloboNews, o jornalista José Roberto Burnier foi afastado e deve ficar longe das telinhas por alguns meses. Isso porque, segundo a coluna de Ricardo Feltrin, Burnier está com um câncer bucal – algo que teria descoberto há pouco tempo e motivado a licença da emissora para tratar a condição.

Câncer bucal: o que é

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Também conhecido como câncer oral, esse tipo de doença afeta os lábios ou o interior da boca, podendo aparecer nas gengivas, na mucosa das bochechas, no céu da boca, na língua e embaixo dela (assoalho da boca). Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), são registrados cerca de 14,7 mil novos casos anuais desse câncer, sendo 11,2 mil em homens e 3,5 mil em mulheres.

Dentista em Santos - Ainda conforme informações do Inca, ele é mais comum em homens com mais de 40 anos (sendo então o quarto tumor mais frequente para o sexo masculino na região Sudeste do país) e a maior parte dos casos é diagnosticada quando a doença já está em um estágio avançado.

mutacao celular cancer 1016 1400x800 0
Juan Gaertner/shutterstock

Câncer ou afta?

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Ainda que esse tipo de câncer inclua outros possíveis sintomas (como nódulos no pescoço e rouquidão), seu principal sintoma é o aparecimento de feridas e manchas vermelhas ou esbranquiçadas que podem ou não sangrar no interior da cavidade bucal – e é aí que mora um dos maiores perigos, já que essas lesões são facilmente confundidas com aftas.

Dentista em Santos - Com causas relativamente misteriosas e normalmente relacionadas ao sistema imunológico ou digestivo, as aftas são pequenas úlceras esbranquiçadas e cercadas por uma área avermelhada que aparecem na mucosa bucal nos mesmo lugares que os tumores podem aparecer. Apesar de parecidos, porém, a afta e o câncer de boca diferem quanto à cicatrização.

afta cancer boca 0719 1400x800
p_saranya/Shutterstock

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Segundo o cirurgião-dentista José Henrique de Oliveira, aftas costumam desaparecer sozinhas após um período de uma semana a 15 dias, enquanto, conforme informa o Inca, os tumores dificilmente cicatrizam completamente. Em geral, as feridinhas permanecem por mais de 15 dias, podendo sangrar e até mudar de tamanho com o passar do tempo.

Dentista em Santos - Segundo o órgão, observar a boca é essencial para perceber possíveis anormalidades e prestar atenção nelas. Caso surja alguma ferida incomum – especialmente acompanhada de sintomas de um câncer mais avançado, como dificuldade de mastigar, engolir, falar e mover a língua, bem como sensação de ter algo preso na garganta -, a orientação é buscar um médico.

Causas

Dentista em Santos - De acordo com o Inca, fatores como tabagismo (incluindo o uso de cigarro de palha, cachimbos e narguilé), consumo regular de álcool, exposição ao sol sem proteger os lábios, excesso de gordura corporal, infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV) e exposição a substâncias como óleo e corte, amianto, sílica, fuligem de carvão e poeira de madeira, de couro e de cimento estão ligados a um aumento no risco de desenvolver esse tipo de câncer.

homem acende cigarro 1118 1400x800
Nopphon_1987/shutterstock

Prevenção e tratamento

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Conforme informa o órgão, o melhor a se fazer para prevenir o surgimento deste câncer é evitar as possíveis causas – ou seja, não fumar nem exagerar no álcool, ter bons hábitos alimentares, incluindo muitas frutas, verduras e legumes nas refeições, manter uma higiene bucal adequada e usar preservativo para a prática do sexo oral (evitando assim a transmissão do HPV).

Dentista em Santos - Para assegurar o êxito do tratamento, o Inca diz ser imprescindível diagnosticar o câncer em um estágio inicial, sendo assim necessário buscar auxílio médico a partir do surgimento de qualquer ferida ou sintoma incomum. Em geral, o tratamento é cirúrgico e consiste na remoção da lesão ou da área em que ela se encontra.

Dentista em Santos - Dependendo da gravidade do caso – que será analisada pelo profissional a partir de exames complementares -, é possível substituir a cirurgia por radioterapia ou quimioterapia, ou ainda usar estas duas técnicas para complementar a operação.

boca autoexame cancer bucal 0719 1400x800
B-D-S Piotr Marcinski/Shutterstock

Tipos de câncer

Fonte: https://www.vix.com/pt/saude/576493/cancer-de-boca-que-afastou-jornalista-da-globo-pode-ser-confundido-com-afta


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *