Cárie durante a terceira idade, o que fazer?

Estudo aponta a relao das bactrias bucais com complicaes de doenas
setembro 24, 2019
“Sorriso metálico” é coisa do passado! Saiba como funcionam os alinhadores transparentes | SEGS
setembro 24, 2019

Dentista em Santos



Dentista em Santos - Independente da fase em que nos encontramos na vida, é essencial cuidar da saúde bucal. Uma das grandes razões por trás disso, além da melhora no bem-estar, é para que ninguém chegue na terceira idade, que é um momento tão importante de descanso e apreciação, com problemas e doenças bucais.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Por esse motivo, todos aqueles cuidados que sempre ouvimos quando vamos à dentistasonline.com.br”>clínica dental sobre a escovação e a importância de passar o fio dental diariamente devem ser seguidos, evitando maiores complicações durante toda a vida.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Entretanto, sabemos que problemas acontecem por um número indeterminado de motivos e é possível que tenhamos uma doença como a cárie. Nesse momento, a clínica dental deve ser procurada para que o profissional possa realizar os tratamentos necessários evitando que isso não se torne uma dor de cabeça maior ainda.

Causas da cárie na terceira idade

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - As principais causas de cárie na terceira idade são:

  • Retração da gengiva;
  • Uso de medicamentos;
  • Xerostomia.

Retração da gengiva

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - O motivo disso é que, por conta do envelhecimento natural, muitas vezes as gengivas começam a se retrair, fazendo com que haja exposição da raiz do dente, o que causa um maior risco para o aparecimento de cáries, conhecido também como “cárie de raiz”.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - A cárie radicular pode ter um tratamento diferenciado dos outros tipos, pois o acesso à ela é mais difícil por se encontrar abaixo da gengiva. Muitas vezes, é necessária uma série de combinações de tratamentos odontológicos na dentistasonline.com.br”>clínica dental para que seja tratada adequadamente. 

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Sempre que o idoso, ou qualquer outra pessoa, perceber o desenvolvimento de uma cárie, é essencial que o dentista seja procurado quanto antes. Isso porque uma cárie não tratada pode causar necrose da polpa do dente. 

Dentista em Santos - Quando não ocorre o tratamento devido, as bactérias podem entrar na corrente sanguínea, instalando-se em vários tecidos, causando doenças de ordem sistêmicas, podendo afetar o coração, o pulmão e até mesmo o tecido nervoso.

Uso de medicamentos

Dentista em Santos - O uso contínuo de alguns medicamentos importantes para a saúde, qualidade de vida e bem-estar das pessoas, muitas vezes apresentam reações adversas, incluindo alguns efeitos colaterais.

Dentista em Santos - Uma dessas consequências pode ser a baixa defesa do organismo, fazendo com que as bactérias e infecções se propaguem com maior rapidez e força. O idoso que fizer uso de muitos medicamentos pode encontrar diversos problemas bucais, desde a formação de cáries, como também doenças gengivais, úlceras e lesões na mucosa da boca.

Dentista em Santos - As doenças gengivais gengivite e periodontite quando tratadas logo nos primeiros estágios são reversíveis. Por esse motivo, as consultas na dentistasonline.com.br”>clínica dental com frequência são importantes. Além do dentista realizar limpezas especializadas, também pode tratar de maneira adequada evitando que se torne problemas mais graves.

Xerostomia

Dentista em Santos - A xerostomia, conhecida também como boca seca, é uma condição relacionada à baixa produção de saliva pelas glândulas salivares. São diversas as suas causas, desde desidratação até dormir de boca aberta.

Dentista em Santos - A saliva tem um papel importante na proteção da boca. Além de ajudar a dissolver os alimentos, também ajudam a remineralizar o dente, o que impede o aparecimento de cáries, desempenhando um importante papel na manutenção da saúde bucal.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Entretanto, na terceira idade isso passa a ser uma causa mais comum, tanto pela deficiência das glândulas salivares, como também pelo uso de alguns medicamentos como antidepressivos, diuréticos e anti-hipertensivos.

Dentista em Santos - Além disso, o tratamento de câncer, através da radioterapia de cabeça ou de pescoço podem causar uma diminuição no fluxo salivar, podendo inclusive aparecer cáries de radiação, um dos efeitos colaterais do tratamento anticancerígeno. 

Dentista em Santos - Caso ocorra a necessidade de realizar esses tratamentos, vá a uma clínica dental e certifique-se com o seu dentista que, mesmo antes de começar o procedimento, a saúde de sua boca está em dia. Da mesma forma, mantenha consultas periódicas conforme todo o tratamento, para certificar-se de que não está afetando e nem prejudicando sua saúde bucal.

Tratamentos e cuidados

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - A cárie é causada pelas bactérias que vivem na boca, utilizando-se do açúcar da nossa alimentação diária para produzir ácidos que danificam e destroem os dentes. Em estágios mais avançados pode causar um grande desconforto, dor e até mesmo a perda do dente.

Dentista em Santos - A sua prevenção é, normalmente, feita através de cuidados com a higiene bucal: a escovação três vezes ao dia, priorizando para serem realizadas após as refeições principais, passar o fio dental e, em muitos casos com indicação do profissional da clínica dental, o enxaguante bucal pode ser um grande aliado.

Dentista em Santos - Igualmente importante é cuidar da alimentação, pois está diretamente ligada à saúde bucal. Sendo assim, concentre-se em manter uma dieta equilibrada, com poucos açúcares, mas efetiva em principalmente cálcio, pois esse mineral ajuda no fortalecimento dos ossos e dentes, como também de vitaminas.

Dentista em Santos -

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Além disso, as visitas à dentistasonline.com.br”>clínica dental podem se tornar mais frequentes na terceira idade, uma vez que o idoso tem mais propensão a ter problemas com a raiz dos dentes e cáries.

Fonte: https://www.portaltvcariri.com.br/carie-durante-a-terceira-idade-o-que-fazer/


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *