Cirurgia pioneira de Rizotomia Dorsal traz qualidade de vida para crianças

Confira a lista de cargos extintos ou vedados pelo governo federal
dezembro 25, 2019
Programa Saúde da Família promove qualidade de vida à população
dezembro 25, 2019

Dentista em Santos



Cirúrgia

Cirúrgia
Foto: Ascom

Com o intuito de reduzir a espasticidade permanente e trazer mais qualidade de vida em crianças com paralisia cerebral, o projeto de cirurgias de Rizotomia Dorsal Seletiva operou, em 2019, seis crianças no Hospital Infantil Lucídio Portela. O projeto é encabeçado pelo neurocirurgião Francisco Alencar, um dos pioneiros no Brasil na realização da Rizotomia Dorsal Seletiva.

“Esse procedimento cirúrgico proporciona para as crianças com paralisia cerebral o tratamento à espasticidade (rigidez muscular) permitindo às que andam com dificuldade, melhorar a marcha; às que não andam, melhora posicionamento postural (nas cadeiras de rodas, reduzir dor e gasto energético, evitar deformidades, como luxação de quadril e escoliose), propiciar ganho de peso com redução do gasto energético pelo estado de rigidez (contração muscular) mantido”, explica.

Uma das crianças beneficiadas pelo projeto foi o pequeno Heitor Morais, de 3 anos de idade, que passou pela cirurgia no dia 29 de novembro, e com pouco menos de um mês a avó do garoto, Cioneide Morais, já nota a diferença na qualidade de vida do menino. “Ele já tá mexendo as pernas, o que antes não fazia, comendo melhor, o que deixa a gente muito animada. Ver a evolução dele após esse tratamento é de grande alegria”, enfatiza a dona de casa.

Seguindo a proposta internacional de implantação de Rizotomia Dorsal Seletiva para tratamento de espasticidade em crianças com paralisia cerebral, o Piauí é o único estado que adotou projeto semelhante, graças a liberação de R$ 363 mil em recursos por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). “Isto é fator transformador das vidas destas crianças. Esperamos que outros estados, se possível todo o Brasil, instituam também esta linha de saúde pública”, lembra o neurocirurgião Francisco Alencar.

A rizotomia dorsal seletiva é um procedimento neurocirúrgico introduzido na América do Norte no início dos anos 1980, sendo aplicado e desenvolvido em outros países posteriormente, e se baseia na redução da estimulação sensitiva periférica através da secção parcial das raízes dorsais dos nervos espinhais. É o único tratamento capaz de reduzir a espasticidade permanentemente, e por isso, tem eficácia superior ao uso de toxina botulínica quando é necessário um relaxamento muscular amplo e permanente nestes pacientes.

“ É um grande desafio encontrar o tratamento certo, no momento certo, para cada criança com paralisia cerebral, se não considerarmos a dinâmica das alterações funcionais em cada um destes pacientes. No CEIR realizamos o tratamento com toxina botulínica, mas dependendo do quadro da criança, o mais recomendável é a rizotomia”, lembra Francisco Alencar.

No Piauí, o tratamento ambulatorial da espasticidade nas crianças com paralisia cerebral é realizado no Centro Integrado de Reabilitação (CEIR ) e as cirurgias são realizadas pelo Serviço de Neurocirurgia Pediátrica do Hospital Infantil Lucídio Portella – único hospital público infantil de alta complexidade do Estado do Piauí, que é a referência em Neurocirurgia Pediátrica. “ Nossa intenção para 2020 é ampliar ainda mais esse projeto, alcançando 38 cirurgias durante o ano. Desde que foi implantado em 2016, o projeto já beneficiou 15 crianças que tiveram um avanço em sua qualidade de vida”, disse o médico.

A paralisia cerebral é a resultante final de uma lesão não progressiva sobre o encéfalo em crescimento, podendo desencadear diversas alterações do desenvolvimento neurológico (cognição, percepção sensorial, habilidades motoras, entre outras). Destas, a espasticidade é a anormalidade motora mais comumente observada, com incidência entre 75% a 88% dos casos.

Espasticidade é habitualmente definida como um transtorno motor caracterizado por exacerbação do reflexo tônico de estiramento muscular dependente de velocidade, e clinicamente pode ser observada como espasmos musculares dolorosos, reflexos exaltados, com comprometimento na cinética, na destreza e no controle do movimento, evoluindo cronicamente com encurtamentos músculo-ligamentares levando a deformidades articulares com postura corporal anormal, deformante e estruturada, com prejuízo na higiene corporal e em outros cuidados diários

Os critérios para inclusão das crianças no projeto são: ser maior de dois anos de idade e com diagnóstico de paralisia cerebral, apresentar espasticidade dinâmica nos membros inferiores, afetando a função e a mobilidade deve ser prioridade, não haver evidência de doença progressiva genética ou neurológica e estar em tratamento de reabilitação. “Como critério de precedência, para realização da cirurgia, são usados tempo de espera e critérios clínicos para definição da sequência das cirurgias”, disse Dr. Francisco Alencar.

Fonte: CCOM

Fonte: https://www.piauihoje.com/noticias/geral/cirurgia-pioneira-de-rizotomia-dorsal-traz-qualidade-de-vida-para-criancas-341123.html


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *