Coronavírus: higiene bucal é essencial para diminuir o risco de contaminação

A especialista de plástica dos dentes
junho 30, 2020
Odontopediatra Dra. Daniela está atendendo agora pelo Ipasgo – Oeste Goiano
junho 30, 2020

Dentista em Santos



Quando a pandemia do Covid-19 chegou, veio exigindo de todo o mundo, diversos cuidados para evitar a propagação da doença, e assim, superlotar os hospitais.

Todo mundo fala sobre muitos cuidados para evitar o coronavírus, mas não se lembram de falar sobre como a higiene bucal pode ajudar a diminuir a contaminação.

Como todo mundo sabe, o coronavírus exige que tenhamos cuidados extras com a nossa higiene e saúde, que envolvem:

· Uso de máscaras de proteção;

· Lavar as mãos com frequência;

· Uso de álcool gel 70° quando não é possível lavar as mãos;

· Distanciamento social;

· Quarentena.

Mas manter uma boa higiene bucal, também pode ajudar, e muito a não se contaminar. Veja como:

Com boa rotina de higiene, você precisará ir menos ao dentista

Todo mundo sabe que a ida ao dentista é extremamente importante de ser feita com certa frequência (aproximadamente a cada 6 meses ou quando houver necessidade). Porém, durante a pandemia, até mesmo os profissionais estão recomendando que apenas consultas urgentes sejam realizadas.

No consultório de dentista , os pacientes falam, ficam com a boca aberta e sem o uso de máscaras. O que faz com que as gotículas de saliva se espalhem, e possam assim, contaminar o próprio dentista ou os outros pacientes que virão depois e também estarão sem máscaras.

Mesmo com a rotina de limpeza seguida pelo local, pode acontecer a contaminação. Portanto, quando pudermos evitar de ter algum problema dental, será muito benéfico para todos.

É claro que se você tiver sintomas, não irá marcar nenhuma consulta, porém nem sempre os sintomas aparecem, e você pode, da mesma maneira, aumentar a propagação da doença. Por isso, mantenha todos os cuidados diários, e mantendo boa higiene bucal, você evitará problemas como gengivite, cáries e tártaros.

Alguns dos cuidados básicos que você deve ter com a sua boca

· Boa escovação, com aproximadamente 2 minutos e meio de duração;

· Trocar a escova de dentes a cada 3 meses ou quando apresentar defeitos nas cerdas;

· Escovar os dentes ao acordar, após as refeições e antes de dormir;

· Lavar e secar bem a escova, após utilizar;

· Utilizar fio dental em todos os dentes;

· Utilizar enxaguante bucal, depois de realizar a limpeza;

· Evitar alimentos abrasivos, como bebidas ácidas (refrigerantes e energéticos);

· Beber aproximadamente 2 litros de água ao dia;

· Evitar alimentos ricos em açúcar.

Escovar os dentes com frequência, ajuda a prevenir contra o vírus

Quando fazemos a escovação correta, a boca é limpa e assim, evitamos a formação de um ambiente propício, tanto para o desenvolvimento do vírus, como para qualquer outro problema bucal.

Portanto, lembre-se de escovar os dentes e a boca principalmente ao acordar, depois do almoço, e antes de dormir. A noite é o tempo que ficamos mais tempo sem higienizar a boca, por isso a limpeza deve ser caprichada.

Utilizar enxaguante bucal, sem excesso, também irá ajudar.

Nunca compartilhe a escova de dentes

A escova de dentes é portadora de inúmeros vírus e bactérias que existem em nossa boca. Você não deve compartilhar a sua nem com as pessoas mais próximas, elas são de uso pessoal e intransferível.

Além de não compartilhar, você deve guardá-la em local protegido, como em protetores de escova e estojos. Eles evitarão que as cerdas encostem em outra escova, e acabem assim, se contaminando.

Não coloque a mão na boca

Tanto a mão, quanto objetos (caneta, chave…) são coisas que algumas pessoas tem o hábito de colocar na boca. Mas esse tipo de hábito, pode fazer com que você se contamine com o Covid-19.

As mãos estão em constante contato com tudo que fazemos, e contaminam tudo que utilizamos, como os celulares, computadores, maçanetas e etc. Por isso, tomar esse cuidado é essencial para você.

Troque a escova de dentes com frequência

A recomendação é que devemos trocar nossa escova a cada 3 meses, ou quando as cerdas estiverem danificadas.

Mas uma coisa que muita gente não sabe, é que após logo após ficar doente você deve trocá-la também. Durante a pandemia não seria diferente, vale a pena ter atenção e cuidados extras com esse objeto tão pessoal!

Também é válido desinfetar essa ferramenta com frequência. Isso pode ser feito com vinagre e bicarbonato de sódio, antisséptico bucal e, por último, com água fervente. Esses passos ajudarão a manter a qualidade da escova por mais tempo.

Evitar dar beijos

Como a boca é foco de diversos vírus e bactérias, o beijo é um grande agente de transmissão. Por isso, em épocas como o momento atual, é necessário evitar esse tipo de demonstração de afeto.

Como você percebeu, são alguns cuidados simples e fáceis que irão ajudar você a ficar longe do coronavírus, e manter a sua saúde bucal em dia durante a pandemia. Tenha calma e paciência, logo tudo irá passar, e beijos estarão liberados!

Pin It

Fonte: https://portogente.com.br/noticias-corporativas/112715-coronavirus-higiene-bucal-e-essencial-para-diminuir-o-risco-de-contaminacao


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *