Cristos da Mangueira: ‘Acho que entenderam o recado’, diz Leandro Vieira

blog – Saúde bucal no Carnaval
fevereiro 24, 2020
Mercado Embalagem comestível 2019-2022 por tipo de produto, principais fornecedores, produção, receita e participação de mercado – El Universal
fevereiro 25, 2020

Dentista em Santos



RIO — Trinta e um anos atrás, o Cristo proibido da Beija-Flor se tornaria uma das imagens mais marcantes do carnaval. No primeiro dia de desfiles do Grupo Especial em 2020, outro Cristo promete ficar para a história da festa pagã. Na Mangueira que apresentou muitas faces de Jesus, o do carro “O Calvário” era a escultura de um jovem negro crucificado, com brinco, tatuagem no pescoço, cabelo descolorido e cravejado de tiros. A alegoria chegava a cerca de 20 metros de altura e trazia, nas laterais, homens e mulheres pregados na cruz, com maquiagens realistas de sangue pelo corpo.

Sapucaí:Beija-Flor, Mocidade, Salgueiro, Vila Isabel, Tijuca e São Clemente desfilam na segunda noite do Grupo Especial do Rio

— Acho que as pessoas entenderam o recado. Não tinha nada que eu temesse nesse desfile. Não sou uma pessoa de ter medo — disse o carnavalesco Leandro Vieira na dispersão, ao comentar a polêmica que as possíveis representações do Salvador causavam ainda no pré-carnaval. 

Na alegoria mais impactante do desfile, a auxiliar de saúde bucal Alana Monteiro, moradora do Morro da Mangueira, negra de 25 anos, virou Cristo mulher crucificada, personificando a proposta de Leandro Vieira de um “Jesus da gente”, nascido na favela.

— Enquanto estou aqui, milhares de mulheres no mundo estão sendo agredidas e mortas sem terem como pedir socorro. A mensagem contra o feminicídio é a que trago para o desfile — disse ela, que tinha ao seu lado no carro, também crucificados, negros, indígenas e gays.

Imediatamente, enquanto o desfile era transmitido pela TV, surgiam nas redes sociais manifestações a favor e contra a apresentação. Em vídeos e comentários, internautas chamavam de blasfêmia a releitura da vida de Cristo mostrada pela verde e rosa. Outros respondiam, por exemplo, que “a blasfêmia está no ódio de quem usa o nome de Jesus para criar polêmica”, escreveu um homem no Twitter.

Eram Cristos da comissão de frente ao último carro. A rainha de bateria Evelyn Bastos, o mestre-sala Matheus Olivério e o intérprete Marquinhos Art’Samba desfilaram com coroas de espinhos.

— Foi uma das coisas mais difíceis que já precisei enfrentar: “atravessar uma Sapucaí inteira sem sambar foi inédito pra mim — disse a rainha, com correntes no punho e marcas de chagas pelo corpo.

Nas alas, havia componentes retratando bandidos mortos. E as baianas misturaram tudo: eram orixás, com direito a búzios nas saias, mas com a cruz e a inscrição INRI no esplendor.

— É muito significativo conseguir falar de Jesus e orixás, num mundo como o de hoje, de tantos preconceitos e com as religiões de matriz africana abominadas por tantas pessoas — disse a baiana Alana Monteiro, umbandista.

Já o pastor evangélico Henrique Vieira viveu um Cristo mendigo (a representação proibida em 1989 na Beija-Flor de Joãozinho Trinta, com “Ratos e Urubus, Larguem minha fantasia!”): 

— Cristo é ofendido quando o povo negro é alvo de preconceito, quando a mulher sofre violência, quando indígena corre de bala, mas hoje, não. No desfile da Mangueira, ele foi celebrado. O Jesus bélico, de arma na mão, não tem nada a ver. Esse Jesus de pé no chão é um grito de liberdade.

Fonte: https://oglobo.globo.com/rio/cristos-da-mangueira-acho-que-entenderam-recado-diz-leandro-vieira-1-24270012


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *