Dentista alerta sobre cuidados com a higiene bucal durante a pandemia

Dentista alerta sobre cuidados com a higiene bucal durante a pandemia
julho 14, 2020
Dente siso, o que é? Principais problemas e quando extrair – Hora 7
julho 14, 2020

Dentista em Santos




O Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) do Tribunal de Justiça de Alagoas alerta sobre os riscos causados pela falta de higiene bucal durante a pandemia. A dentista Yoko Ono Rocha, servidora do TJ, acredita que, como as pessoas passam mais tempo em casa, pode ocorrer o aumento da frequência das refeições e…

O Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) do Tribunal de Justiça de Alagoas alerta sobre os riscos causados pela falta de higiene bucal durante a pandemia.

A dentista Yoko Ono Rocha, servidora do TJ, acredita que, como as pessoas passam mais tempo em casa, pode ocorrer o aumento da frequência das refeições e muitas vezes também a ingestão de carboidratos e açúcares, sem, no entanto, agregar mais ações de higiene bucal.

Ela reforça que é necessário evitar o açúcar e não se esquecer de escovar os dentes, evitando problemas que possam acarretar uma possível ida ao dentista e a interrupção do isolamento social.

”Especialmente nesse momento de isolamento, recomenda-se a ingestão de alimentos mais saudáveis e não açucarados, escovação dental com creme dental fluoretado três vezes ao dia ou mais, higienizar o dorso da língua e usar o fio dental rotineiramente. Para além de manter a saúde bucal, evitar uma urgência odontológica”, salienta Yoko.

Cuidados em casa

Para evitar a circulação do vírus, os utensílios utilizados na higiene bucal devem ser mantidos limpos e devidamente armazenados. Assim, após cada escovação deve-se lavar bem as cerdas da escova dental em água corrente, bater o cabo na pia para remover o excesso de água, e guardá-la verticalmente com a cabeça para cima no suporte fechado. Nunca se deve armazenar a escova de modo que ela fique exposta ao banheiro, o mesmo com o raspador/higienizador lingual.

É recomendado que, uma vez ao dia, a escova seja colocada em solução desinfetante, que pode ser enxaguante bucal diluído em água na proporção de um pra um. Em casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo coronavírus, após a cura, deve-se trocar a escova dental, antecipando o período de validade de três meses do material.

Cuidados durante o atendimento odontológico

Para evitar que o dentista , sua equipe e outros pacientes sejam expostos ao vírus, é ideal que apenas aqueles que não apresentarem sintomas ou diagnóstico de infecção por Covid-19 nos últimos 14 dias procurem o profissional. A exceção fica para casos considerados graves.

”São inadiáveis casos de sangramento descontrolado na boca/gengiva, infecção com inchaço no rosto, traumatismo na face ou nos dentes, fratura dental, dor aguda espontânea ou provocada pela mastigação/alimentação, próteses mal adaptadas que ferem ou dificultam a mastigação, entre outras situações causadoras de desconforto e dor”, explica a dentista .

Segundo Yoko, os dentistas já adotavam medidas rígidas de prevenção e controle de infecções no ambiente de trabalho. Com a pandemia, a preocupação foi intensificada. O paciente é atendido com horário marcado, usando máscara e preferencialmente sem acompanhante. As mãos são higienizadas com água e sabão ou álcool em gel 70°. O paciente também realiza um bochecho com solução de água oxigenada a 1%.

”O atendimento deverá ser prestado a quatro mãos, isto é, com a ajuda de um profissional auxiliar de saúde bucal, indispensável para o adequado desempenho da atividade odontológica sem romper a biossegurança, uma vez que a instrumentação e a manipulação dos materiais odontológicos apresentam alto risco de contaminação das superfícies e dos equipamentos utilizados, quando o dentista atende sozinho”, conclui a especialista.

Fonte: https://www.alagoas24horas.com.br/1300266/dentista -alerta-sobre-cuidados-com-a-higiene-bucal-durante-a-pandemia/


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *