Estresse e ansiedade podem comprometer a saúde bucal

Saúde bucal e o paciente diabético
novembro 15, 2020
Saiba quais são os riscos que envolvem a banalização da bichectomia
novembro 15, 2020

Dentista em Santos



Muitas vezes nos esquecemos de que a saúde do corpo começa pela boca. Mas, embora pareça, essa frase não se refere somente à alimentação. A saúde bucal é um dos fatores mais importantes para manter nosso organismo equilibrado, assim como a saúde mental. Essas informações você provavelmente já sabia. Mas já ouviu falar que esses fatores estão interligados e que o bem-estar emocional interfere na sua boca?

Estima-se que mais de 90% da população mundial terá alguma doença bucal ao longo da vida, desde cáries até doenças periodontais e câncer de boca. E o estresse e a ansiedade, além de um grande vilão do mundo moderno, é um fator agravante para o desenvolvimento de várias dessas patologias. Hoje, o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo. Com isso, os brasileiros estão ainda mais propensos a sofrerem com esses problemas. O cirurgião dentista Igor Puga, da Barra da Tijuca, explica o motivo disso acontecer:

“O estresse desencadeia a liberação de hormônios e neurotransmissores que podem refletir e predispor aos mais variados tipos de distúrbios. A placa bacteriana, aquela massinha branca, que é um aglomerado de bacterias, é o principal motivo das doenças bucais mais comuns. Quando mineralizada por componentes da saliva se transforma em tártaro, que já nos leva mais facilmente ao mau hálito, gengivite, periodontite e outras doenças de origem oral ou dentária”.

De acordo com o especialista, quando a pessoa está passando por um momento forte de estresse ou de depressão e, por conta da doença, acaba negligenciando o ritual da sua rotina de cuidados, gerando muitas vezes o gatilho inicial para as doenças que começam pela boca.

Igor Puga recomenda que quando as doenças bucais possuem causas emocionais devem ser tratadas com o máximo de atenção e com ajuda de outros profissionais, ou seja, o tratamento precisa ser multidisciplinar.

“É importante avaliar se é uma situação temporária ou crônica e buscar ajuda especializada para o transtorno, seja de um psicólogo ou psiquiatra, quiropratas, ortopedistas, em conjunto com o cirurgião dentista para controle ou tratamento dos efeitos”, ressaltou.
Entenda como aparece cada problema, segundo o cirurgião dentista :

BRUXISMO – A tensão ocasionada pelo estresse pode provocar o bruxismo, que é o hábito de ranger os dentes, principalmente durante o sono, e pode causar dor de cabeça, além de dor e desgaste nos dentes. Também pode desencadear problemas posturais e de enxaqueca.

GENGIVITE – Frequentemente, pessoas estressadas deixam de priorizar a higiene bucal. Hábitos nocivos à saúde, como o consumo de cigarro e bebidas, podem se tornar mais frequentes. Surgem, então, placas bacterianas, causando a gengivite, que é a inflamação da gengiva, provocando sangramentos e mau hálito.

PERIODONTITE – A gengivite, se não tratada adequadamente, evolui para a periodontite, quando a inflamação atinge os tecidos de suporte dos dentes. Além de sangramentos, mau hálito, mobilidade dentária, a doença pode levar à perda dentária.

AFTAS – Tanto a baixa imunidade quanto o estresse são fatores que provocam aftas. Essas inflamações na mucosa bucal, além de dolorosas, são canais abertos para a entrada de vírus e bactérias.

BOCA SECA – O estresse impacta a produção de saliva, o que provoca um ressecamento da boca conhecido como xerostomia. Esse pode ser um fator agravante para o surgimento da periodontite e de cáries. Já que a falta de saliva pode descontrolar o Ph da boca.

Fonte: https://www.sopacultural.com/noticias/estresse-e-ansiedade-podem-comprometer-a-saude-bucal/


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *