Expressão facial de emoções, botox e máscaras

Processo Seletivo Universidade Estadual Unioeste PR 2020: Provas em Setembro
setembro 21, 2020
Auxiliar de saúde bucal | salário fixo | ensino médio
setembro 22, 2020

Dentista em Santos



As máscaras de proteção, tão importantes para enfrentar a pandemia do COVID 19, nos impõe adaptações. Depois de aprender a manuseá-las corretamente, tivemos que aprender a respirar, a falar e a expressar nossas emoções com elas.

Essa última tarefa tem se mostrado desafiadora, já que as máscaras bloqueiam a metade inferior do nosso rosto, fonte de muitas informações importantes. Veja o caso das emoções positivas, como felicidade e empatia. Elas dependem muito dessa parte inferior, que agora fica coberta. Como demonstrar alegria com o sorriso coberto? Aí entra um detalhe importantíssimo. Quando sorrimos de verdade (e não quando sorrimos para uma foto, por exemplo), além de ativar a musculatura da boca, ativamos também alguns músculos relacionados aos nossos olhos, que tendem a ficar mais espremidos. Essa é uma boa noticia pra nós que temos passado uma boa parte do dia com a boca escondida. Podemos (e devemos) demonstrar sorriso também pelos olhos!

Ocorre que essa mesma região dos olhos e da testa, também é acionada em emoções negativas, como raiva, tristeza e medo. Muitas pessoas, inclusive, passam a ter marcas de expressão nessa região e procuram dermatologistas para atenuá-las, usando o recurso da toxina botulínica.   

Aí surge o grande dilema:  Manter ou não manter o “Botox” durante a pandemia?  Com a metade inferior coberta pela máscara e a metade superior tendo a responsabilidade sozinha de expressar nossos estados e intenções, seria indicado atenuar a função muscular do rosto, em tempos de pandemia?

Um estudo recente (vale a pena a leitura completa),  se propôs a investigar essa questão e avaliar os prós e os contras de se manter a atenuação das rugas de expressão usando o recurso da Toxina Botulínica. O artigo é muito interessante, e discute com profundidade como as emoções são “contagiosas” e como a as máscaras podem aumentar a “transmissão” de emoções negativas.  Como segue indefinido o tempo em que teremos que permanecer usando máscaras, separei duas recomendações dos pesquisadores, que  me pareceram particularmente interessantes e importantes:

  1. MANTER O BOTOX  NA REGIAO ENTRE AS SOBRANCELHAS, PARA NÃO ACENTUAR A PERCEPCAO  DE  UMA EMOÇÃO NEGATIVA:  os autores do estudo defendem a manutenção do  botox na região da glabela, aquela  entre as sobrancelhas, onde costuma-se criar um vinco, geralmente associado à preocupação, à raiva ou excesso de seriedade , na opinião dos pesquisadores. O intuito é minimizar o impacto negativo que a expressão dessas emoções pode causar
  2. NÃO APLICAR BOTOX NA REGIÃO EXTERNA DOS OLHOS, PARA NÃO PERDERMOS UMA FONTE IMPORTANTE DE EXPRESSAO DE EMOCAO POSITIVA: os pesquisadores defendem que a região do canto dos olhos, ou os pés de galinha, não deveria receber botox, sob risco comprometermos seriamente nossa capacidade de expressar alegria genuína.

Interpretar mal uma expressão não é uma escolha. São muitos os fatores que contribuem para nossas interpretações.  Mas,  buscar   uma comunicação plena e  assertiva, apesar de ser uma tarefa árdua, encurta caminhos e constrói pontes de boas conexões humanas. Sempre vale a pena!

Tudo sobre:

Fonte: https://www.atribuna.com.br/opiniao/cidacoelho/express%25C3%25A3o-facial-de-emo%25C3%25A7%25C3%25B5es-botox-e-m%25C3%25A1scaras-1.119464


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *