Fátima Campistrous: Gravidez e saúde oral

Você já teve dor de dente? | SEGS
fevereiro 2, 2020
Marinha abre 4 concursos com 1.922 vagas para níveis médio e superior
fevereiro 2, 2020

Dentista em Santos



Alterações hormonais podem aumentar as chances de problemas orais durante a gravidez – Crédito: Reprodução da Internet

Gravidez e saúde oral. Inegavelmente, a descoberta da tão esperada gravidez é um momento único na vida da mulher.

Primeiramente, o corpo passa por muitas transformações, sejam físicas, fisiológicas, psicológicas e alterações hormonais que podem aumentar as chances de problemas orais.

Por isso, é fundamental que a grávida assim que iniciar o pré-natal com o obstetra inicie também o pré-natal odontológico, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, para que sua saúde bucal seja mantida.

Nesse sentido, durante o último Congresso Internacional de Odontologia realizado em São Paulo esse foi o tema de algumas palestras e debates devido sua importância.

Por certo, uma higiene bucal bem executada, uma alimentação saudável e balanceada, acompanhamento e orientação do cirurgião dentista , podem fazer toda a diferença na saúde da gestante, e consequentemente na saúde do bebê, uma vez que a boca é porta de entrada para várias doenças.

É provável que uma grávida possa sim se submeter a tratamento odontológico, se considerarmos o fato de que qualquer infecção dentária é mais prejudicial que o próprio procedimento. Ou por outra, quando este não for urgente, o ideal é que seja realizado após o primeiro trimestre de gestação.

Problemas que podem aparecer na gravidez

Alguns problemas que podem aparecer na gravidez:

GENGIVITE GRAVÍDICA – Pode ocasionar inflamação das gengivas causando dor, inchaço, vermelhidão, sangramento ao toque (seja por escovação ou uso do fio dental). Eventualmente, essa infecção produz algumas substâncias que provocam a contração do útero, o que pode induzir a um parto prematuro.

Anteriormente, se a mulher já apresentar gengivite antes da gravidez, ela corre o risco de ter uma gengivite exacerbada no período gestacional levando, inclusive, à possibilidade do bebê nascer abaixo do peso.

EROSÃO DENTAL: com o surgimento de vômito, azia, refluxo, muitas vezes o ph bucal torna-se ácido provocando o desgaste no esmalte dos dentes deixando-os sensíveis ao frio e às comidas ácidas.

CÁRIES : acontecem quando há um elevado acúmulo de bactérias na boca causado por uma má higiene oral, após alimentação. Similarmente, algumas grávidas que se alimentam muitas vezes ao dia sem a higiene adequada trazendo risco para a saúde do bebê.

Certamente, saber diferenciar o que se pode e o que não se pode fazer é essencial para se manter um sorriso bonito e uma gestação saudável.

Gravidez e saúde oral

Caso seja necessário a realização de um tratamento
endodôntico (tratamento de canal), ele pode sim ser feito, desde que se utilize
o anestésico indicado, avental plumbífero (avental de chumbo) para proteção da
radiação e se utilize de todos os cuidados necessários para um isolamento
correto. Apesar dessa possibilidade, é recomendável que o tratamento ocorra no
segundo trimestre da gestação quando o organismo já estiver mais estável, mais
equilibrado.

A colocação de aparelhos dentários (Tratamento
ortodôntico) é recomendada para ser executada após a gravidez. Caso a gestante
já faça uso deles, precisa ter mais cuidado com sua higienização bucal, pois os
aparelhos facilitam o acúmulo de restos de alimento, favorecendo o aparecimento
de bactérias que causam cáries e doenças gengivais.

É importante que a mulher assim que souber que está
grávida adote hábitos de higiene bucal e alimentação saudáveis para que a sua
saúde e a de seu bebê sejam mantidas!

Fonte: https://viniciusteixeiracomunicador.com/2020/02/02/fatima-campistrous-gravidez-e-saude-oral/


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *