Fátima Campistrous: Medo de dentista

Hábitos saudáveis e consultas odontológicas são aliados na prevenção do câncer de boca
novembro 7, 2020
Mercado aparelho ortodôntico 2020-2025 por Produção da Indústria, Vendas, Crescimento, Status de Consumo e Previsão de Margem Bruta para 2025
novembro 8, 2020

Dentista em Santos



Certamente, frases do tipo: “tenho medo de dentista ”, ou “tenho pavor de dentista ”, ou “eu tremo só de pensar em ir ao dentista ”, são mais comuns do que possamos imaginar.

De fato, muitas pessoas associam o termo “dentista ” a dor, sofrimento e ansiedade.

Além disso, soma-se a aflição que o barulho da alta rotação proporciona, angústia sentida por causa da agulha da anestesia e principalmente, o fato de não saber o que irá acontecer quando se sentar na cadeira odontológica.

De certo que pessoas que apresentam mais medo em realizar tratamento dentário são as que tem mais chances de ter os problemas mais graves e de realização mais complexas.

Medo de dentista = odontofobia

O medo de dentista , também chamado de odontofobia, atinge aproximadamente 15 a 20% da população brasileira.

Ou seja, cerca de 40 milhões de pessoas se sentem muito incomodadas de frequentar um consultório odontológico de forma rotineira.

Gerações passadas sofriam com técnicas, equipamentos e instrumentos rudimentares para a realização do tratamento dentário. 

E essas gerações contaminaram seus descendentes com informações extremamente desagradáveis a respeito do tratamento odontológico. 

Muitos, como forma de intimidação, ameaçavam as crianças com promessas de mandar “arrancar” o dente ou dar uma injeção caso alguma ordem fosse desobedecida.

Embora absurda, infelizmente, essa intimidação persiste até os dias atuais.

O grande desafio para por fim ao medo de dentista

Esse é um grande desafio para o profissional que precisa lidar com o medo da criança, que a princípio seria normal pois tudo o que envolve um consultório odontológico lhe é desconhecido e as ameaças feitas pelos pais já lhes causam um medo antecipado.

Adultos que vivenciaram na infância esse comportamento opressor desenvolveram verdadeiro pavor de dentista pois a sua memória só registrou experiências desagradáveis e sofridas.

Com o passar dos anos novas tecnologias, novos materiais, o aprimoramento do equipamento que foi se tornando mais confortável, foram criando condições para tornar o tratamento odontológico o mais satisfatório possível.

Casos reais do estigma do medo de dentista

1 – O Jogador de futebol;

Há alguns anos, um conhecido jogador de futebol, na época com 18 anos procurou um profissional para extrair um dente que não havia como ser restaurado.

O rapaz estava extremamente nervoso e com muito medo. O dentista , com toda paciência, lhe explicou o passo a passo de todo o procedimento a fim de acalmá-lo.

A extração ocorreu da melhor forma possível, sem imprevistos.

Ficou apenas a vergonha, por parte do jogador, e o reconhecimento de que a confiança no profissional faz toda a diferença.

2 – Desmaios;

Uma paciente após um longo tratamento com antibiótico injetável não conseguia mais olhar para uma agulha que desmaiava.

Seu trauma era tão acentuado que o simples toque de um dedo em seu braço era suficiente para deixa-la imóvel e contraída. 

Apenas sessões de hipnose feitas por um cirurgião dentista capacitado fizeram com que ela pudesse ser submetida ao tratamento odontológico, que tanto necessitava, inclusive com uso de anestesia .

3 – Choro;

Uma paciente necessitava urgentemente de tratamento dentário porém nem conseguia se sentar na cadeira de um dentista , pois logo começava a chorar de tanto medo.

Ela era incapaz de se deixar examinar. 

Após umas 5 sessões de muita conversa, muita paciência, muita informação sobre o trabalho a ser realizado, a paciente aceitou e conseguiu se tratar.

4 – O pai;

Um paciente chega ao consultório para uma emergência acompanhado de seu filho de 8 anos, que trata regularmente com esse profissional.

O pai, com dor, muito nervoso e com muito medo é orientado sobre o procedimento que precisa ser realizado para que sua dor seja aliviada.

Tal qual inicia-se o procedimento ele começa a “passar mal”, levantando-se da cadeira a todo instante. 

Após um bom tempo e muita paciência do profissional, o atendimento é finalizado deixando o paciente sem dor mas muito constrangido pelos comentários do pequeno filho que a todo momento tentava lhe passar que tratar de dentes é uma coisa normal, não há necessidade de medo.

Fim do medo de dentista

Desde bem cedo há indicação de que a criança visite regularmente o dentista para que essas visitam façam parte da rotina de sua vida, pois quem frequenta assiduamente um consultório odontológico tem mais chances de ter uma boca saudável uma vez que a prevenção é o trabalho mais simples e mais eficaz de ser realizado.

Fonte: https://viniciusteixeiracomunicador.com/2020/11/07/fatima-campistrous-medo-de-dentista /


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *