Higiene bucal x coronavírus: entenda como cuidados reforçam prevenção | Coronavírus | A Crítica | Amazônia – Amazonas

Homens Cuidados Pessoais Mercado 2020 – Tendências globais da indústria, compartilhamento, visão de crescimento, tamanho, análise competitiva, estatística, estatísticas regionais e previsão global para 2026
abril 19, 2020
Educadora AM – A importância do implante dentário vai muito além da estética
abril 19, 2020

Dentista em Santos



Especialistas explicam a importância da saúde bucal para se proteger do vírus diante da pandemia

Diante da pandemia do novo coronavírus, uma das recomendações dos órgãos de saúde é redobrar a higiene pessoal, principalmente as mãos. No entanto, os cuidados com a higiene bucal também devem ser reforçados, pois uma das principais portas de entrada do vírus é a boca.

Para esclarecer sobre esse assunto, as dentistas Micaella Garcia e Patrícia Diniz deixam dicas sobre os cuidados indispensáveis que ajudarão a manter a saúde bucal e, consequentemente, reduzir o risco de contágio nesse período de pandemia. De acordo com as especialistas, a higiene bucal é fundamental para prevenir quadros inflamatórios e infecciosos que comprometem diretamente a resposta imunológica do corpo e predispõem ou agravam outras doenças que fragilizam ainda mais o organismo.

O estado de saúde do paciente pode ser agravado caso a sua higiene bucal não esteja sendo realizada da maneira correta, pois uma boa higiene pode evitar problemas pulmonares. “Temos que fazer uma higienização correta do dorso da língua, onde ficam muitas bactérias e vírus, bem como dos dentes, mas uma atenção especial deve ser dada aos molares, haja vista que eles ficam próximos da orofaringe. E se deixar essa região suja, você vai aspirar e pode causar uma pneumonia”, alerta Micaella.

Escovação

De acordo com Patrícia Diniz, além dos cuidados da escovação e fio dental, é importante fazer a limpeza da língua com a escova ou com o higienizador próprio, começando pela parte posterior. E o antisséptico ou enxaguante bucal mais recomendado é o que possui peróxido de hidrogênio em sua composição, pois o vírus da Covid-19 é vulnerável à oxidação.

Seguindo a recomendação sobre a higiene das mãos, Micaella fala sobre relação com com a boca. “O cuidado de higiene das mãos é extremamente importante para a saúde bucal. Como as mãos são indispensáveis para o uso do fio dental, do higienizador de língua e da escova de dentes é importante que elas estejam bem higienizadas”.

Escova dental

Os cuidados com a escova dental também são indispensáveis para manter uma higiene bucal de forma saudável. “A troca da escova de dentes deve ser a cada três meses ou caso a escova comece a abrir suas cerdas. Lembrando que deve ser usado sempre escova de cerdas macias”, afirma Diniz.

A dentista Micaella também alerta que a troca da escova de dentes também deve ser feita sempre que uma pessoa estiver se recuperando de uma infecção, para evitar o risco de reinfecção. “O tempo para a troca da escova dental pode variar, mas é importante ficar atento às cerdas, pois se estiveram abertas podem começar a machucar, principalmente a gengiva. As crianças costumam morder a escova de dentes, então, devem estar sempre sendo trocadas”, alerta.

Além dos dentes, Patrícia explica que a higienização da escova de dentes também precisa ser realizada. “Depois da escovação, limpe bem em água corrente e retire o excesso de água com uma pequena batida na escova. Depois borrife ou pingue antisséptico bucal. Também vale deixar a parte das cerdas submersa no enxaguante bucal por uns 20 minutos”, garante Diniz.

Mãos e objetos

Muita gente tem o hábito de roer unhas e morder objetos, bem como algumas crianças tem mania de chupar dedo. A dentista Patrícia esclarece que esses costumes são prejudiciais à saúde. “Morder objetos causa o desgaste dos dentes podendo até quebrá-los. O hábito de roer as unhas, leva vírus e bactérias à boca, podendo causar gripes e até diarreias, assim como o desalinhamento dos dentes”, explica Diniz.

“A criança que tem o hábito de chupar dedo pode causar deformação em sua boca, haja vista que está em crescimento. Então, pode ocasionar problemas ortodônticos, tendo que posteriormente precisar utilizar aparelho ortodôntico para restabelecer sua saúde bucal”, destaca Micaella.

A cirugiã-dentista Micaella Garcia é membro da Associação Brasileira de Odontopediatria e presidente da ABCD no Amazonas

A cirurgiã-dentista  Patrícia Diniz é implantodontista, protesista e clínica geral

Fonte: https://www.acritica.com/channels/coronavirus/news/higiene-bucal-x-covid-19-cuidados-reforcam-prevencao


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *