Hoje é o Dia Nacional da Saúde Bucal

Atendimento odontológico de crianças diminuiu em 88% no pico da pandemia – 25/10/2020
outubro 25, 2020
Dia do Dentista : os responsáveis pelos belos sorrisos
outubro 25, 2020

Dentista em Santos



Escolhar a escova certa é importante para a boa higiene bucal. (imagem; divulgação/Condor)

O cuidado com a higiene dos dentes e gengivas pode ajudar a prevenir doenças que vão além das cáries.

Em 2002 foi sancionada a lei que oficializa o dia 25 de outubro como Dia Nacional da Saúde Bucal. Como diversas datas comemorativas ligadas à saúde, o dia de hoje procura chamar a atenção de ações simples que podem ajudar a prevenir diversas doenças. A boca é fundamental não apenas para a fala e alimentação, mas também tem função na respiração e pode ser a entrada de bactérias caso não seja cuidada.

Em período de pandemia, em que as pessoas mudaram a rotina e ficam mais em casa, alguns dos principais cuidados com a boca podem estar sendo esquecidos. Uma dieta balanceada contribui para a saúde bucal. Da mesma forma, o consumo moderado de café ou chás pretos é recomendável, assim como evitar grandes quantidades de açúcar, que facilitam surgimento de cáries.

Escovação correta após as refeições

Escovar os dentes três vezes ao dia é uma das ações recomendadas por dentistas, de preferência em até 30 minutos após as refeições. A escovação mais importante do dia é a  realizada antes de se deitar, à noite. Enquanto se dorme o fluxo salivar diminui e a escovação potencializa a retenção de flúor na cavidade bucal.

Mesmo sendo uma ação ensinada ainda na infância, os especialistas encontram muitos problemas na qualidade da higiene bucal em adultos. Eles vão desde a escolha da escova, até o uso e o emprego da força durante a escovação. Usar fio dental e enxaguante também são importantes. Sangramento ou dor na gengiva e mau hálito podem ser indicadores de uma escovação ineficiente.

Passo a Passo da escovação correta*

  • Bochechar antes da escovação para eliminar resíduos maiores os dentes;
  • Usar fio dental pelo menos uma vez ao dia, antes da escovação (passe entre os dentes sem pressionar a gengiva).
  • Use creme dental indicado por seu dentista (não é necessário uma grande quantidade).
  • Movimente a escova, afastando-a da gengiva em um ângulo de 45°; e aplique movimentos delicados nas partes internas e externas, de frente para trás (a higienização perfeita dura, em média, 10 minutos).
  • Escove a língua: ela faz parte da higiene bucal e deve ser limpa diariamente.
  • Troque a escova a cada dois meses e dê preferência a produtos com cerdas macias e extras macias.
  • Mantenha a higienização da escova em dia, lavando em água corrente e retirando o excesso de umidade após cada uso.

Outras dicas importantes*

  • O excesso de força durante a escovação não resulta em higienização perfeita e pode machucar a gengiva.
  • Beba bastante água. A ingestão do líquido ajuda na limpeza bucal e estimula a manutenção do fluxo salivar.
  • Não escolha sua escova pelo preço. Cerdas duras não limpam mais, ao contrário, podem provocar o desgaste antecipado do esmalte dental e também gerar retração gengival.
  • Vá ao dentista duas vezes por ano ou ao sentir qualquer tipo de incômodo ou dor.
*as dicas foram elaboradas pelos especialistas da Condor, empresa brasileira que produz diversos itens para Higiene Bucal.

Fonte: https://moemaeregiao.com.br/2020/10/25/dia-da-higiene-bucal/


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *