Implante dentário: como funciona? Dentista esclarece as principais dúvidas sobre o procedimento

Cirurgia ortognática corrige deformidades e anomalias dos maxilares – Jornal da USP
junho 23, 2020
Clínica DJ Odontologia conta com três dentistas e atendimentos em diversas áreas
junho 23, 2020

Dentista em Santos



Implante dentário: como funciona? Dentista esclarece as principais dúvidas sobre o procedimento

Data de publicação 22/06/20 07:46

Ter um sorriso bonito e saudável é agradável para todos. A estética dentária muito influencia na autoestima das pessoas, independente de gênero ou idade. Entretanto, em muitos momentos da vida, podemos ter problemas com nossos dentes e gengiva. Entre essas alterações, podemos citar a cárie dentária, a doença periodontal (que atinge gengiva e osso), desgaste dentário e outras patologias bucais. Ao longo do tempo, essas alterações podem levar ao enfraquecimento ou até mesmo à perda de um ou mais dentes.

Com a evolução dos procedimentos odontológicos, diversas alternativas de tratamento são propostas para devolver saúde, melhora na mastigação e um belo sorriso ao paciente. Um desses procedimentos, bastante comentado nos dias de hoje, é o uso dos implantes dentários. Porém, de maneira geral, as pessoas ainda têm bastante dúvidas sobre o assunto.

Para entender mais a respeito, conversamos com o professor do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza, Dr. Jorge Francisco Fiamengui Filho.

O que são implantes dentários?

“Os implantes dentários são dispositivos que são inseridos em contato com o osso e gengiva dos pacientes, que são utilizados para substituir a raiz de um dente perdido. Após um período de cicatrização, eles servem de estrutura de sustentação para próteses dentárias no local dos dentes perdidos”.

Em que situações o implante é indicado?

Antes da indicação dos implantes, outros tratamentos odontológicos são prioridade, com o objetivo de tentar manter e recuperar o dente original do paciente. Entre eles estão tratamentos periodontais, restaurações, tratamento de canal e prótese. Porém, em determinados casos, quando esses procedimentos não são mais viáveis, indicamos a extração do dente e a instalação do implante dentário”.

Como funciona o tratamento?

“Existem diferentes técnicas para a realização do tratamento com implantes, desde tratamentos onde apenas um implante é instalado para substituir um dente perdido, ou até a reabilitação de toda a arcada dentária. Na consulta inicial, o paciente passa por uma avaliação clínica e podem ser solicitados exames laboratoriais e de imagem, como por exemplo um hemograma completo e uma tomografia computadorizada, respectivamente. Após esse processo, um planejamento para cada caso é realizado, buscando um maior nível de satisfação, tanto para recuperar as funções da mastigação e fonética, como para melhora estética.

Quanto custa fazer um implante dentário?

“Hoje, o tratamento de implantes está cada vez mais acessível. Com o aumento na quantidade de empresas que produzem os materiais e também mais profissionais realizando os procedimentos, de maneira geral, mais pessoas estão optando por esse tipo de tratamento. O valor final é definido pelo profissional, que avalia os materiais que serão utilizados, se haverá ou não a necessidade de realização de enxertos, tempo do tratamento e as particularidades de cada caso.

Quanto tempo dura o tratamento?

“O tempo de tratamento depende de cada caso. Em casos mais simples, pode durar em torno de 3 meses; e em casos mais complexos, onde haja a necessidade de realização de enxertos ósseos e/ou gengivais, em torno de 12 a 15 meses”.

É possível haver rejeição no implante dentário?

“Os implantes dentários são feitos de materiais biocompatíveis, sendo o titânio o mais utilizado. Esse material é bem aceito pelo organismo, e após a cicatrização, promove o que chamamos de osseointegração, que é a adesão do implante ao osso. Quando bem indicado e com as técnicas corretas de instalação, os implantes apresentam sucesso acima de 95% dos casos.

Em determinados casos, não há estrutura óssea para a instalação do implante de imediato. Assim, é necessário antes a reconstrução dessas estruturas (gengival e osso) que foram reabsorvidas para depois instalar os implantes. Cuidados extras devem ser tomados na indicação de implantes em pacientes que possuem problemas sérios de saúde e que utilizam rotineiramente medicações que possam influenciar no processo de cicatrização dos implantes”.

A Unifor realiza implante dentário?

“Atualmente, os procedimentos são realizados em alguns pacientes, como forma de complementação do tratamento e a critério do professor. O curso de Odontologia da Unifor está em processo de oferecer o tratamento com implantes dentários para mais pacientes. Dessa forma, mais pessoas serão contempladas com a possibilidade de reabilitação com os implantes e os alunos com mais experiência neste tipo de tratamento”.

Fonte: https://www.unifor.br/web/saude/implante-dentario-como-funciona-dentista -esclarece-as-principais-duvidas-sobre-o-procedimento


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *