Manifestações bucais de doenças infecciosas na infância 

Quarentena pode aumentar casos de Bruxismo. Conheça os motivos!
agosto 19, 2020
Mercado Global Vendas de higiene bucal para animais de estimação para registrar crescimento significativo da receita durante o período de previsão de 2020–2026
agosto 19, 2020

Dentista em Santos



Durante a infância, a cavidade oral apresenta-se em constante desenvolvimento. Neste período ocorrem diversos processos fisiológicos próprios, alterações de formação e/ou doenças. Os microrganismos que colonizam esta região podem ser encontrados em diversas espécies, entre elas bactérias, fungos e vírus, que podem se manifestar clinicamente através de infecções fúngicas, bacterianas e virais. As principais doenças infecciosas sistêmicas em crianças podem desenvolver lesões orais, devido a íntima relação entre a cavidade oral e outros órgãos e sistemas. Dentre elas, as mais prevalentes são:

Entre as doenças infecciosas comuns na infância, o sarampo é considerado uma das mais graves e transmissíveis. A infecção é provocada pelo vírus paramixovírus, sendo transmitido pelo ar, através do contato direto com fluidos orais ou nasais de um indivíduo infectado. As manifestações clínicas incluem erupções na pele, manchas na face, pescoço, tronco e membros.

Manifestações orais: manchas de Koplik (pequenos pontos brancos com halo avermelhado que podem aparecer no interior da boca). 

A varicela é uma doença viral, predominante na infância e altamente contagiosa, provocada pela infecção primária do vírus varicela zoster. A transmissão ocorre por meio de gotículas salivares ou por contato direto. Os sintomas clínicos gerais caracterizam-se por nasofaringite, cefaleia, anorexia e febre, seguida de erupção maculopapulares ou vesiculares em pele.

Manifestações orais: Vesículas em qualquer região da boca, com predileção por mucosa oral e língua. 

GENGIVOESTOMATITE HERPÉTICA AGUDA 

A Gengivoestomatite Herpética Aguda é a infecção primária causada pelo vírus herpes simples (HSV). Os sintomas gerais são: sialorreia, febre, irritabilidade, cefaleia, dor e linfadenopatia regional.

Manifestações orais: gengiva edemaciada, dolorida, com múltiplas vesículas que se rompem e formam úlceras e erosões dolorosas (Imagem 1). 

CANDIDÍASE PSEUDOMEMBRANOSA

É a infecção fúngica mais comum na cavidade oral de crianças, popularmente conhecida como ‘’sapinho’’. Clinicamente, observa-se a presença de placas esbranquiçadas ou amareladas que são facilmente removidas à raspagem. Os locais mais comuns são: mucosa jugal, língua e palato. Ocorre normalmente em recém-nascidos, resultante do sistema imunológico ainda pouco desenvolvido.

 

AMIGDALITE E FARINGITE ESTREPTOCÓCICA

A Faringoamigdalite Estreptocócica (FAE) é uma infecção bacteriana comum em crianças causada pelo microrganismo Streptococcus pyogenes. Sintomas gerais como febre, cefaleia, calafrios, mal-estar, vômito, exantema e dor adbominal, podem ser observados.  

Manifestações orais: dor de garganta, disfagia em casos agudos, petéquias palatais, exsudato amigdaliano amarelado, linfadenopatia cervical, vermelhidão na orofaringe e hiperplasia amigdaliana. 

O diagnóstico dessas doenças, bem como o tratamento exigem maior conhecimento por parte do Cirurgião-dentista e equipe de saúde bucal, visto que é necessário conhecer as bases fisiológicas e as especificidades do desenvolvimento infantil. Além disso, as manifestações orais podem ser os primeiros sinais de muitas doenças, o que evidencia a importância desse profissional no estabelecimento de um rápido diagnóstico, conduta clínica adequada e um prognóstico favorável. 

Referências:

1. Gama MRD, da Silva TFN, Calixto IFAPM, Peixoto FB, Ribeiro CMB. CANDIDÍASE PSEUDOMEMBRANOSA ORAL EM NEONATO: relato de caso. Revista da AcBO-ISSN.2017;7(2):2316-7262

2. Matos ALD, Sá MABD, Pereira MM, Oliveira SKM, Teixeira NNS, Freitas DA. Lesões bucais na infância: revisão sistemática de interesse da fonoaudiologia. Revista CEFAC.2016;18(1):209-213. 

3. Lima-Rivera LM, Dabus M, Pompeo DD, Franzolin SDOB, Santos PLD, Paranhos LR. Prevalência de lesões bucais em crianças de 6 a 12 anos. Salusvita. 2016;35(3):411- 422.

4. Guedes-Pinto. Odontopediatria – 9.ed. Santos,2017.1107p.

5. Costa GA, Alves WR, Almeida GA, Lima MM. Diagnóstico diferencial das faringotonsilites na infância. Rev Med Minas Gerais.2018;28(6):1-7.

Fonte: https://www.isaude.com.br/noticias/detalhe/noticia/manifestacoes-bucais-de-doencas-infecciosas-na-infancia/


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *