“Meu pensamento único e exclusivo é melhorar a saúde pública de Uberaba”, diz Iraci Neto

Dor de cabeça é diferente de enxaqueca
outubro 6, 2019
Concursos Abertos Sul: diversos cargos e muitas vagas!!
outubro 6, 2019

Dentista em Santos



Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda -

Dentista em Santos - Maria das Graças Salvador

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - O secretário municipal da Saúde, Iraci Neto, faz um balanço positivo da administração e relembra alguns desafios, reforçando que eles sempre estão ai para serem vencidos. Sobre eleições, diz ser um soldado que está realizando seu trabalho, enquanto seu grupo articula esta orquestra, capitaneada pelo maestro Paulo Piau.

Dentista em Santos -

Dentista em Santos - JORNAL DE UBERABA – Me faz um balanço da sua Pasta.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Iraci José de Souza Neto – Quando a gente fala de balanço temos que avaliar começo, meio e ainda não chegou o fim. No começo pedi até para o Conselho Municipal de Saúde, na primeira reunião ordinária, em janeiro ou fevereiro de 2017, para me apresentar como secretário municipal de Saúde. Muitas pessoas já me conheciam porque já estava envolvido há anos na saúde pública regional. Fui servidor público como profissional de Odontologia na rede básica por quase 6 anos, de 2000 a 2005. Tivemos o primeiro contato com o Sistema Único de Saúde, com o postinho de saúde, com a Secretaria Municipal de Saúde. Me apresentei e coloquei que me dessem um prazo de até 90 dias. Acho até que pedi muito pouco, para que pudesse conhecer de fato toda a estrutura e toda a situação da Secretaria, dentre a sua estrutura, profissionais, projetos, processos que é uma rotina que não para. As rotinas de saúde não param, os processos de licitações, contratos, conhecendo cada área, seu desenvolvimento e a desenvoltura para que nós pudéssemos ter uma perspectiva de traçar e ter um bom diagnóstico e a partir daí traçarmos um planejamento inicial, objetivo, e também para médio e longo prazos. A gente pensa que em quatro anos podemos trabalhar curto, médio e longo prazos, mas não. Quatro anos é um prazo muito pequeno dentro do universo da saúde pública, mas a gente tentou trabalhar com muito planejamento na área de materiais e insumos, de recursos humanos, retomar a organização dos profissionais nas unidades de saúde, manter em dia os matériaIs, a estrutura de consumo, principalmente seringas, espátulas, medicamentos e matérias diversos. No primeiro ano, dois projetos de extrema importância que me foi passado pelo prefeito Paulo Piau.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda -

Dentista em Santos - JU – Quais projetos?

Dentista em Santos - Iraci Neto – Resolver a situação das UPAs e colocar o Hospital Regional em funcionamento. Também teve a reorganização fundamental da atenção primária, que é a sustentação de toda essa estrutura. Conseguimos tomar decisões rápidas quanto às UPAs, com um parceiro caseiro, de Uberaba, que é a Funepu, que sempre foi um braço da UFTM e principalmente do Hospital de Clínicas. Eles toparam o desafio e assumiram a gestão das UPAs em junho. Tomada a decisão, levamos ao prefeito que deveríamos fazer uma intervenção nas UPAs, como seria essa intervenção na gestão assistencial, operacional e financeira das UPAs. Tínhamos que acompanhar em conjunto com a então prestadora de serviços e montamos duas frentes de trabalho com profissionais de diversas formações e experiências. Não foi uma situação fácil porque compartilhar uma gestão onde você está ali para melhorar, mas ao mesmo tempo diagnosticar, verificar as condições e qualidade do serviço prestado e fazer todos levantamentos não é uma convivência muito saborosa. Mas conseguimos, mesmo com umas situações as vezes mais quentes, principalmente quando entrava em debate o processo com os fornecedores, dispensa de profissionais. Isso sempre é muito ruim e dispende um pouco mais de energia. Em junho definimos romper o contrato de forma unilateral, visamos fazer tudo dentro das regras, conversamos com os colaboradores, colocando que todo processo se daria da melhor maneira possível. Em junho a Funepu veio e acho que vencemos esse primeiro desafio já no início da gestão.

Dentista em Santos -

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - JU – E o Hospital Regional?

Dentista em Santos - Iraci Neto – Nós começamos realmente do meio para frente, que é resolver o problema da porta de entrada de urgência e emergência do município na questão da gestão e da qualidade assistencial e acesso. Isso trabalhando com todos os prestadores, porque, a partir da UPA, os pacientes necessitam de internações para procedimentos hospitalares. 

Dentista em Santos - Após esse primeiro desafio, a gente pode elaborar e planejar a abertura do Hospital Regional. Corremos atrás de recursos paralelamente desde o início do ano. Tínhamos o recurso do Ministério da Saúde desde março de 2017 e buscamos o parceiro, a Funepu, as universidades e eles aceitaram. Foi uma negociação que demorou certo tempo, porque toda negociação de um grande projeto não é fácil. Você tem que debater, escutar, discutir e alinhar os processos e divergências dentro da construção desse processo, porque uma é uma instituição totalmente pública e federal com uma instituição privada e filantrópica, que presta serviços do SUS. Mas conseguimos também alinhar um grande convênio de parceria com essas três instituições que hoje tocam esse hospital, altamente produtivo e resolutivo, não só para Uberaba mas para região. Conseguimos vencer essa agenda, que era uma determinação do prefeito, que lutava há mais de quatro anos para isso. Abrimos o hospital em setembro de 2017. A partir daí um pouco mais aliviado, mas não com menos desafios. Vencido as UPAs e o HR, o maior desafio que tínhamos naquele momento era trabalhar a fila eletrônica. Para isso, tínhamos que trabalhar a reestruturação de toda a rede de assistência básica do município, os postos de saúde, médicos, com condições mínimas de profissionais médicos, dentistas, psicólogos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, técnico de saúde bucal, serviços gerais, recepção, então reestruturar as diversas unidades de saúde de forma estratégica. Novos bairros surgindo e buscamos recursos para construção de novas unidades de saúde. Conseguimos para os bairros Residencial 2000, Rio de Janeiro, Santa Maria, Tita Resende, no Jardim Belo Horizonte, ali no São José e entorno. Tivemos este trabalho de fortalecimento da atenção básica e resolver o problema da fila eletrônica passou a ser prioridade para nós. Quando assumimos a secretaria, tínhamos próximo de 200 mil procedimentos aguardando no sistema de agendamento eletrônico, dentre consultas, procedimentos diversos, ambulatoriais, hospitalares, cirúrgicos, exames. Para você planejar, tem que conhecer o problema, e todo projeto e desafio na Secretaria de Saúde, conhecemos o núcleo do problema e aprimoramos as ferramentas que temos para resolve-lo ou minimizar. 

Dentista em Santos -

Dentista em Santos - JU – Como está a fila atualmente?

Dentista em Santos - Iraci Neto – A gente sempre trabalha com planejamento, uma das características que eu quis e que estamos conseguindo implantar, e a equipe de colaboradores direto entendeu, é que o serviço público nunca planejou. Começamos a planejar tudo, conhecer todos os problemas, sempre com conhecimento técnicos dos colaboradores. Ao final do primeiro semestre de 2017 já tinha essa análise pronta e começamos a trabalhar para melhorar essa fila. Contratamos mais profissionais, melhoramos nossos contratos com os prestadores, fizemos contratação através de licitação para dar vazão através de mutirões, principalmente em exames de sangue e de imagem. Foram várias frentes elucidadas de trabalho e potencial para fazer a fila andar. E ela não para. Todo dia entra gente para algum tipo de exame. O ideal seria uma vazão equilibrada, com as pessoas tendo acesso aos serviços de saúde o mais rápido possível. Conseguimos fazer esta fila andar em 2017. Em 2018 a situação era mais satisfatória, zeramos a fila de sangue em virtude de uma parceira com uma empresa privada que tinha vencido licitação na compra de exames de sangue. Em seis meses colocamos dentro dos padrões de normalidade os exames de sangue e raio-x e alguns exames de imagem e começamos a dar vazão e fazer com que esta demanda não ficasse reprimida. Estamos com uma redução próxima a 200 mil procedimentos. É um trabalho permanente e hoje temos algumas questões pontuais, que são consultas em alguma especialidade e exames de endoscopia, colonoscopia e ultrassom. Fizemos alguns mutirões e estamos mantendo o agendamento para em torno de 50 mil dentro desta fila. A rede produz várias demandas diariamente e o importante é ter vazão. Lógico que tem uma gordura que temos de queimar, tem pessoas esperando há mais de seis meses esperando por exames e cirurgias. Estamos buscando trabalhar pontualmente, usando as emendas parlamentares, algum recurso extraordinário e aprimoramento dos contratos assistenciais para que a população seja atendida. Hoje entendemos que o sistema funciona.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda -

Dentista em Santos - JU – Como está a situação do Hospital Regional. Você esteve em Belo Horizonte e tratou deste assunto?

Dentista em Santos - Iraci Neto – Eu faço parte de duas comissões, a que está traçando os rumos da política hospitalar a partir de 2020 e da que discutimos o financiamento do SUS no Estado de Minas. Levo as demandas de Uberaba, principalmente do Hospital Regional. Trouxemos o secretário de Estado para conhecer o hospital e tive oportunidade de conversar com a equipe técnica da área de política hospitalar. A visão do estado após a visita foi muito positiva. Volto esta semana para reunião na outra comissão e vou solicitar uma agenda com o secretário Carlos Eduardo para escutar dele uma perspectiva e, quem sabe, conseguir um convênio temporário de dois três meses, um recurso extraordinário para fechar as contas e a partir de 2020 o HR vai ser incluído na política hospitalar. O Hospital Regional tem uma sobrevida financeira relativamente tranquila, porque o município está arcando com estas despesas. São quase R$ 500 mil por mês que a prefeitura esta aportando de recursos próprios. Até o final deste ano possivelmente não vai ter muito surpresa de uma questão financeira de recursos. Temos usado recursos de emenda parlamentar para cobrir estas despesas do HR, que chega a R$ 2.200, em virtude de estarmos retornando os leitos clínicos para os usuários do SUS. Vamos fazer uma parceria com o HR para retomar os leitos para nossos usuários de Uberaba, leito clínico para pessoas oriundas das nossas UPAs. O HR sempre é uma discussão permanente nas minhas idas em BH.

Dentista em Santos -

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - JU – Como ficou a questão dos medicamentos encontrados na Zoonoses e a busca nos outros locais da Saúde?

Dentista em Santos - Iraci Neto – Temos de deixar claro que a gestão atual desconhecia aquelas caixas guardadas no alçapão da Zoonoses. É um sótão que tem profundidade de 7 a 8 metros quadrados, sem luminosidade. Aquilo foi colocado lá por alguém e por algum motivo. Quando teve a denúncia por aquele grupo de agentes políticos, que foram lá, detectaram e desceram algumas caixas. Quem desceu 99% das caixas fomos nós mesmos. Identificamos um volume grande, chamamos a imprensa e a polícias Militar e Civil para registrar de forma muito transparente para dizer que a nossa administração não é conivente com nenhum tipo de irregularidade. O período não condiz com a gestão do prefeito Paulo Piau, 99,9% eram insumos e os pouco medicamento que foram encontrados eram de uso veterinário. Com a suspenção dos atendimentos ambulatoriais em 2014, por interdição da Vigilância Sanitária, não se podia fazer nenhuma cirurgia de castração, nem curativos em animais e estes insumos não poderiam ser utilizados. Alguns com data de vencimento em 2015, 2016, mas com data de fabricação lá atrás. 99% tinham data de vencimento até 2012, mas o vencimento nestas questões, tem de deixar claro, não é da seringa ou agulha, no caso dos insumos. O vencimento é da esterilização, porque se pudessem ser reutilizado estaria em perfeitas condições de uso. O que vence é o prazo de esterilização, descemos, catalogamos, inventariamos, fizemos boletim de ocorrência, uma perícia está sendo feita pela Polícia Civil, e iniciamos uma sindicância administrativa. Vamos querer saber o que de fato ocorreu e aconteceu, independente do período, em relação à guarda destes insumos e o fato de ocultar estes insumos na Zoonoses. Logicamente alguém sabia e queremos entender e saber quem tinha conhecimento desta quantidade de material, ocultadas nesta profundidade e porque não foi feito o inventariamento destes insumos na época da troca de governo. Mesmo vencidos, têm formas legais de incinerar. Porque este material não entrou no relatório de transição da Saúde. Vamos querer dar total transparência dentro do processo da sindicância, saber o posicionamento da investigação policial e pericial, achar os responsáveis e tomar as medidas administrativas e corretivas possíveis perante a estes responsáveis.

Dentista em Santos -

Dentista em Santos - JU – E as buscas em outros locais

Dentista em Santos - Iraci Neto – A partir daí, ficamos uma semana com grupo de pessoas indo em todas as unidades de saúde para fazer um pente fino e ver se tinha mais alguma situação parecida à da Zoonoses em algum sótão, alçapão ou porão. Não encontramos nada.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda -

Dentista em Santos - JU – Você sairá candidato?

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Iraci Neto – Temos um grande grupo político, que tem um maestro, que é o prefeito Paulo Piau. Dentro do grupo político tem vários atores, alguns acabam sendo mais vistos e têm maior visibilidade. A Secretaria de Saúde dá muita visibilidade perante a população. Ela pode ser vitrine ou vidraça, porque a saúde pública é um problema constante. Se você não consegue resolver os problemas, ela passa a ser uma vidraça perante a população. As pessoas começam a criticar o trabalho desenvolvido. Se você faz um trabalho positivo e consegue resolver os problemas básicos e essenciais e até os mais complexos, ela é uma vitrine e passa a ser bem vista e elogiada pela população. Então a pessoa que está conduzindo a Secretaria naturalmente tem visibilidade um pouco mais forte que outras secretarias. E têm diversas secretarias positivas no governo. O governo Paulo Piau tem alguns grupos políticos que fecham a atual administração. Dentre estes grupos, faço parte de um, que é coordenado e liderado pelo ex-prefeito, ex-deputado federal e hoje subministro, Marcos Montes. Em uma eventual reunião partidária ele disse que o partido teria um nome para colocar no cenário político para 2020 e que hoje esse nome poderia ser o do secretário de Saúde. A partir daí começou a surgir nomes. Temos excelentes nomes dentro da administração e fico muito lisonjeado por meu nome ter sido lembrado pelos meus companheiros. O meu líder político, Marcos Montes, tem uma referência política extraordinária, assim como Luiz Neto e Paulo Piau. Temos diversos secretários que têm grande potencial para ser o candidato deste grupo, liderado, capitaneado e maestrado pelo prefeito Paulo Piau. Nosso trabalho é constante e diário. Tenho de cumprir a responsabilidade que me foi dada pelo prefeito e indicada pelo nosso grupo. Meu pensamento único e exclusivo é melhorar a saúde pública de Uberaba visando uma melhor qualidade de vida para a população como um todo. A consequência política, tem estes grandes maestros para discutirem, enquanto nós vamos trabalhando, porque somos um soldado da administração que vem desenvolvendo um grande trabalho. Eu sou muito combatido quando falo que a saúde tem um posicionamento diferente do resto do país, e tem sim. A gente pode afirmar pelo trabalho e resultado que estamos tendo, em um cenário político e econômico difícil, o município de Uberaba abrindo hospital e aprimorando unidade de atendimento, investindo na construção de novas unidades, abrindo o Programa Saúde na Hora. Até o final do ano, se Deus quiser, estaremos com oito unidade abertas com terceiro turno de atendimento nas UBS, contratando profissionais e mantendo 93% das cestas básicas de medicamento em dia, mantendo os insumos básicos específicos para as UBS em dia, pagando o salário em dia e com uma estrutura administrativa, operacional e técnica em funcionamento, na contramão do Brasil.  O Piau fala que para criticar a gente tem de conhecer e visitar outros municípios, andamos muito e conversamos com gestores e prefeitos de Minas, e vemos que Uberaba está fora dos padrões nacionais, porque desenvolve uma boa administração na saúde. Temos ainda dificuldades e deficiências e somos conhecedores destes desafios, buscamos aprimorar e resolver estes problemas. Porque 80% da população utilizam o serviço público da saúde. Estamos falando de 280 mil pessoas em Uberaba que precisa de algum tipo de atendimento no serviço público na saúde.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda -

Dentista em Santos - JU – Quer fazer mais alguma colocação?

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Iraci Neto – Só quero agradecer a oportunidade e parabenizar o JORNAL DE UBERABA pelo excelente trabalho que vem desempenhando junto à população e levando a informação real. Agradecer ao Lawrence e a vocês, jornalistas, que são o carro chefe do jornal. Sempre tive acesso a vocês e minha preocupação e levar informação. Agradeço o interesse de vocês em disponibilizar isto para a população de Uberaba.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda -

Fonte: https://www.jornaldeuberaba.com.br/noticia/2902/lmeu-pensamento-unico-e-exclusivo-e-melhorar-a-saude-publica-de-uberabar-diz-iraci-neto


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *