Novo cimento ortodôntico é arma contra vírus, fungos e bactérias – Jornal da USP

Participação no mercado Emoliente em 2020, principais players-chave, fatores de crescimento, tendências, tamanho, desenvolvimento de negócios até 2025
julho 30, 2020
Cientistas desenvolvem blocos inspirados em LEGO para regenerar ossos
julho 30, 2020

Dentista em Santos



Pesquisadores da USP e da Unicamp desenvolveram um cimento usado na colagem das peças do aparelho ortodôntico que é um inibidor da colonização de bactérias, fungos e vírus – Foto: Reto Gerber via Pixabay – CC

O aparelho ortodôntico é utilizado para corrigir os dentes e obter o sorriso perfeito. Mas demanda diversos cuidados especiais, principalmente em relação à higiene. O objeto dificulta a escovação correta e uso do fio dental, o que pode provocar problemas como cárie e gengivite. Além disso, muitas vezes os materiais utilizados na confecção desses aparelhos contribuem para o acúmulo de microrganismos na boca.

Professora Andréa Cândido dos Reis, da Forp – Foto: Divulgação/Forp

Para evitar esses problemas, pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP, em conjunto com o professor Oswaldo Luiz Alves, do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolveram um método que transforma o cimento utilizado na colagem das peças do aparelho ortodôntico em um inibidor da colonização de bactérias, fungos e vírus. 

A professora e coordenadora da pesquisa, Andréa Cândido dos Reis, do Departamento de Materiais Dentários da Forp, explica que a inovação vem da adição do vanadato de prata nanoestruturado (produto químico da união dos metais prata e vanádio, transformados no nível de nanoestruturas) no cimento que cola o aparelho ortodôntico nos dentes.

“Conseguimos propor um cimento com propriedades físico-químicas e mecânicas favoráveis para a manutenção e fixação do aparelho, mas que também apresenta propriedades antimicrobianas.” 

Como muitas pesquisas científicas mostram o potencial antiviral da prata, desde o início da pandemia pelo novo coronavírus, a equipe da professora Andréa vem realizando testes com os materiais utilizados no cimento odontológico com objetivo de descobrir possíveis efeitos contra a covid-19. Os pesquisadores estão realizando vários testes e esperam chegar a um novo produto com as propriedades necessárias para o combate ao SARS-CoV-2. “Acreditamos que em breve teremos resultados positivos”, afirma a professora.

Ouça a entrevista completa da professora Andréa Cândido dos Reis e do pós-doutorando André Luís Botelho ao Jornal da USP no Ar – Edição Regional no player abaixo.


.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.

Fonte: https://jornal.usp.br/ciencias/novo-cimento-ortodontico-e-arma-contra-virus-fungos-e-bacterias/


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *