O preço alto dos procedimentos estéticos

Em celebrao pelo Dia do Dentista , SESI Odonto realiza ao social na Praa do Derby
outubro 23, 2020
Nancy Thame fala de suas propostas
outubro 23, 2020

Dentista em Santos



No mundo tecnológico em que vivemos, a vaidade acaba sendo um forte gás para influenciar a definição de padrões estéticos e de como a beleza corporal é culturalmente construída. Esses elementos estéticos demonstram uma tendência histórica de intensificação do individualismo e de crescente sexualização da cultura. Onde o corpo é visto como espetáculo e mercadoria, idealizando juventude e aceleração da tecnologização dos corpos.

Leia mais: Redes sociais e sua influencia nos transtornos alimentares

Procedimentos cirúrgicos e não-cirúrgicos são realizados no intuito de atender aos padrões estéticos. Diversos estudos mostram que a vaidade também está por trás de autoestima corporal, que reflete a positividade do autoconceito de uma pessoa. Pessoas vaidosas tendem a se enquadrar nessa ideia estética de autovalorização, bem-estar e alta autoestima. Por outro lado, o modelo ideal de beleza cria certos gatilhos e armadilhas para os indivíduos menos vaidosos, deixando-os insatisfeitos, deprimidos, desconfortáveis com o próprio corpo e com a autoestima baixa.


Uma população que foi educada ao culto do corpo perfeito (Foto:Reprodução/Vilamulher)


Mercado em alta

Os números, daquilo que se pode chamar de “indústria da beleza”, mostram sua relevância econômica e são resultado de uma manifestação da vaidade dos indivíduos. No Brasil, diversas pessoas se submetem a essas intervenções, como o preenchimento facial, lipo led, aplicação de toxina botulínica, o famoso botox, dentre outros. Atualmente, o Brasil só perde para os Estados Unidos, que detêm 16,5% do mercado de estética global e a China, com 10,3%. Isso porque antigamente esses procedimentos eram algo exclusivo para classe A, mas hoje chega à diversas classes, já que agora os pacientes podem contar com diversas formas de pagamento como parcelamentos, créditos, dentre outros métodos para esse meio. De acordo com Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), de 2014 a 2019, o mercado de estética cresceu 567% no Brasil.

Nesses cinco anos, o número de profissionais da área aumentou de 72 mil para mais de 480 mil. Só no setor de franquias, o ramo de Saúde, Beleza e Bem-estar, faturou R$ 34,2 bilhões em 2019. Cerca de 66% dos consumidores acha que cuidar da beleza não é um luxo, mas uma necessidade. Para quase a metade dos entrevistados (49,4%), gastar dinheiro para melhorar a aparência física é um investimento que vale a pena, porque dá a sensação de felicidade e satisfação. Em 2019, foram registrados cerca de 500 mil salões de beleza em todo o Brasil. Cinco empresas concentram 47,8% do mercado de produtos de beleza e cuidado brasileiro: Natura & Co, grupo Boticário, grupo Unilever, grupo L’Oréal e Colgate-Palmolive Co. Cabe ressaltar que 12% dos clubes de assinaturas do país, são do segmento de cuidados pessoais.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), os meses de dezembro, janeiro e julho, registram um aumento de até 50% de pacientes que procuram por procedimentos estéticos. Essa busca aumenta nesta época do ano devido ao tempo livre que as pessoas que estão de férias possuem, onde possibilita uma recuperação mais saudável e tranquila. Entre os procedimentos cirúrgicos mais procurados neste período estão a mamoplastia e lipoaspiração, pelas mulheres. Já os homens buscam por procedimentos menos invasivos, como botox e preenchimento, além da rinoplastia, que melhora a aparência e proporção do nariz e pode corrigir dificuldades respiratórias.

 

Estética x Rede social

A busca pela beleza leva consumidores a modificar o próprio corpo. Quando buscam por cirurgia estética, não estão em busca apenas de corrigir defeitos, mas aumentar a satisfação do consumidor por sentir-se mais belo. Algo que geralmente foge do controle de alguns profissionais, onde resultam em insatisfações de clientes ou em chuva de críticas através de redes sociais, como é o caso de alguns famosos que listamos, veja:


A ex-bbb, Hariany Almeida, se sente machucada pelo “ódio gratuito” das pessoas nas redes sociais (Foto:Reprodução/Revistaquem)


Uma das vítimas do procedimento estético e seu efeito colateral de críticas através de redes sociais, é a Hariany Almeida. Ex participante do “BBB” e de “A Fazenda” no ano de 2019, onde diz que tem recebido críticas em decorrência dos procedimentos estéticos no rosto a que se submeteu recentemente. De acordo com a entrevista dada à revista Quem, ela se sente feliz com as mudanças, mas lamentou a “falta de empatia” nas redes sociais. Sinto que a galera tem comentado bastante sobre uma possível diferença no meu rosto porque eu mudei o tom do cabelo, isso muda totalmente a harmonia do rosto, escureci os fios e aí acaba causando essa impressão. A maquiagem também tem o poder de transformar“, explicou. A estudante afirma que acata as críticas construtivas, mas que se sente machucada pelo “ódio gratuito“. “Eu diria que falta empatia no mundo. Mas, as mulheres estão, cada vez mais, unidas e isso me anima. Como será que essa pessoa se sentiria?”, acrescenta.


“Pra esse tipo de gente que distribui ódio, eu só desejo amor”, diz a digital influencer Flávia Pavanelli, após ser alvo de críticas em seu instagram (Foto:Reprodução/Estrelando)


Outro caso, é o da atriz e digital influencer, Flávia Pavanelli. Onde recebeu diversas críticas após ter uma foto “antes e depois” que viralizou nas redes sociais mostrando sua aparência antes de fazer qualquer procedimento estético. O nome da digital influencer foi um dos assuntos mais comentados no Twitter e logo após receber uma chuva de críticas, se pronunciou nos stories de seu Instagram, afirmando estar satisfeita com a aparência que estava. Não seja esse tipo de pessoa. Eu amo 98% das pessoas que me acompanham e estão aqui pelo bem. São pessoas positivas! Pra esse tipo de gente que distribui ódio, eu só desejo amor. Espero que um dia eles se conscientizem e aprendam o significado da palavra empatia. Que evoluam. Podem falar o que quiser da minha estética, do meu corpo… eu faço pra mim. Isso que importa.”, finalizou em seu desabafo nos stories do Instagram.


Cantora Maraisa é alvo de críticas, pórem nega que tenha feito qualquer procedimento estético (Foto:Reprodução/Revistaglamour)


Alvo de críticas após aparição no “criança esperança“, a cantora Maraisa da dupla “Maiara e Maraisa“, também foi parar nos assuntos mais falados do Twitter. Tudo isso, devido ao fato dela aparecer cantando ao lado de sua irmã na programação da emissora globo. Diversos seguidores questionaram o visual da cantora, perguntando se ela havia feito algum procedimento estético, por conta da aparência diferente que vem postando nos últimos meses atráves do Instagram. Em outros comentários, é possível notar uma chuva de críticas maldosas, vindas de internautas que não pouparam o discurso de ódio virtual. Em entrevista ao colunista, Leo dias, Maraisa negou que tenha feito qualquer tratamento estético, onde disse “Não fiz não. Eu fiz rinoplastia em janeiro. Não fiz nenhum procedimento na quarentena porque estou evitando hospital essa época“, garantiu ela. Além, de fazer questão de também deixar claro a sua satisfação com o resultado do procedimento no nariz.


Linda de morrer“, filme estrelado pela atriz Glória Pires, onde retrata sobre procedimentos estéticos e seus efeitos colaterais/fatais (Foto:Reprodução/Supercinemaup)


Músicas e filmes inspirados na luta pelo “padrão estético

Nos cinemas, O filme “Linda de morrer“, estrelado pela atriz Glória Pires. Tem como história, uma famosa cirurgiã plástica, Paula (Glória Pires), que aplica em si mesma uma fórmula experimental que promete eliminar completamente as celulites. No entanto, ela acaba morrendo logo depois do teste. Após sua morte, ela tem como missão, voltar à Terra e tenta evitar que o ganancioso sócio coloque o nocivo produto no mercado. Para isso, ela conta com a ajuda de um amigo psicólogo/médium para reverter toda a situação que ocasionou.

Nós iluminamos o que há de pior“, “Tentamos consertar algo, mas você não pode consertar o que não pode ver (muito dói)“, “É a alma que precisa de uma cirurgia“. Essas são algumas da letras que compõe a música “Pretty hurts“, da Cantora e compositora, Beyonce. Onde ela se transforma em uma candidata para um concurso de Miss e sofre com a disputa imposta pela indústria da beleza. O vídeo coloca em pauta os sacrifícios das mulheres em nome da beleza, dentre eles, os distúrbios alimentares e o uso de remédios para inibir a fome. O que você tem na cabeça não importa. Penteie o seu cabelo, corrija os seus dentes. O que você veste é tudo o que importa. Apenas mais uma etapa. O concurso tira a dor. Desta vez, vou ganhar a coroa. Sem cair”, diz as primeiras estrofes da música. No refrão, a crítica fica ainda mais clara: “A beleza machuca. Evidenciamos o que temos de pior”. Confira:


                                                                                                       

A perfeição é uma doença de uma nação (Foto:Reprodução/Youtube)


Se arrependimento matasse…

Kylie Janner, Lucas Lucco, Xuxa Meneghel e Manu Gavassi, são alguns dos nomes famosos que se arrependeram de terem se submetido em alguns dos procedimentos estéticos existentes. A irmã mais nova das Kardashians, Kylie Jenner que atualmente tem 23 anos, faz preenchimentos nos lábios desde os 16. Dentre alguns dos episódios de Keeping Up With the Kardashians, ela contou que começou a mexer na boca por causa de um trauma causado por um ex-namorado. “O cara falou: Não achei que você fosse beijar bem, porque tem lábios muito pequenos. Eu não aceitei isso bem. Aí, comecei a desenhar o contorno da boca com maquiagem, para criar a impressão de que ela era maior. Quando percebi que não estava adiantando, fiz o preenchimento“, relatou.

Atualmente, confessou que passou por um procedimento de remoção do preenchimento dos lábios, durante conversa com uma fã através do Instagram. Ao notar em uma foto que a empresária estava diferente, a seguidora então, perguntou o que ela tinha feito. “Me livrei do preenchimento“, explicou Kylie. Em entrevista à Vogue, a apresentadora de programa da Record, Xuxa Meneghel, comentou que ficou decepcionada com o resultado das próteses de silicone. Já a cantora, compositora e ex-bbb, Manu Gavassi, contou que só aumentou os seios devido a um período de insegurança na adolescência.

O caso mais recente foi o do cantor e compositor, Lucas Lucco, que passou por um dos procedimentos mais famosos, conhecido como harmonização facial. O cantor, que está a espera de um filho com Lorena Carvalho, não ficou muito contente com o resultado e iniciou recentemente o tratamento para remoção do procedimento. Ele comentou não estar se sentindo confortável com a imagem que vê no espelho e que isso mexeu com sua autoestima. No meu caso, eu achei desde o primeiro momento que ultrapassou o limite do que eu imaginava. Confiei no profissional, para a quantidade [de ácido hialurônico] que ia ser colocado, mas comecei a retirar o ácido do rosto um mês depois”, relatou.

O sertanejo aproveitou para fazer um alerta sobre os profissionais que fazem o processo estético. “Se ultrapassar o limite do suave, a gente acaba se olhando no espelho com traços que não são seus. Há a perda da identidade. Isso é muito ruim para a autoestima”, acrescentou. 

 

 

(Foto: O preço alto pelos procedimentos estéticos. Reprodução/Hysteria)

 

Fonte: https://lorena.r7.com/post/O-preco-alto-dos-procedimentos-esteticos


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *