O que acontece dentro da cabeça quando ocorre um AVC?

Etecs de Rio Preto e região oferecem 1,4 mil vagas em cursos técnicos
julho 20, 2020
Meio & Mensagem
julho 20, 2020

Dentista em Santos



Foto: Divulgação

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda causa de morte do mundo e de acordo com a World Stroke Organization, todo ano há cerca de 13 milhões de novos casos de AVC globalmente. O Dia Mundial do Cérebro, celebrado no dia 22 de julho, tem como objetivo falar sobre as doenças que atingem o principal órgão do sistema nervoso central. Mesmo com tantos mistérios que ainda envolvem o cérebro, é impossível não perceber quantas doenças podem atingi-lo e prejudicá-lo de diversas formas, desde as mais raras, como as neurodegenerativas, até as mais comuns. 

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, o AVC também é a segunda causa de morte no país, com mais de 400 mil casos por ano e 100 mil óbitos, sendo que a cada 5 minutos, ocorre uma morte por AVC. 

Mas o que acontece dentro da cabeça de uma pessoa que sofre um AVC, popularmente chamado de derrame?

Antes é preciso entender a diferença entre os dois tipos mais comuns de AVC: o isquêmico e o hemorrágico. “Cerca de 87% dos AVCs são classificados como isquêmico, ou seja, eles ocorrem quando um vaso que fornece sangue ao cérebro está obstruído. O hemorrágico, que representa cerca de 13% dos casos de AVC, é causado quando há uma ruptura de um vaso por aneurisma ou hipertensão arterial e consequentemente sangramento no cérebro”, explica a médica neurologista Jullyanna Shinosaki. 

Sinais 

Dependendo da parte do cérebro atingida, o paciente começará a demonstrar sinais externos e visíveis súbitos, como:

• Fraqueza ou formigamento (mais comumente em um lado do corpo)

• Dificuldade para falar ou compreender

• Boca torta

• Alteração na visão em um ou nos dois olhos

• Dificuldade de equilíbrio e/ou coordenação dos membros

• Dor de cabeça súbita, intensa e sem causa aparente (na maioria das vezes, sinal de AVC hemorrágico, e não isquêmico)

“Durante um AVC, cerca de 1,9 milhões de neurônios morrem por minuto, e o principal tratamento disponível no SUS pode ser feito em até 4,5 horas a partir do início dos sintomas, o que demonstra a necessidade de agir rápido para que os danos à saúde do paciente sejam reduzidos”, acrescenta Dra. Jullyanna.

Além dos óbitos causados pelo AVC, cerca de 50% dos sobreviventes passam a ter sequelas, que levam à dependência parcial ou total, e até 30% desenvolvem algum tipo de demência nos meses seguintes. A reabilitação de um paciente atingido por um AVC pode ser feita nos Centros Especializados em Reabilitação. Os tratamentos vão variar de acordo com as sequelas de cada paciente, mas entre os tratamentos mais comuns durante o pós- AVC, há fisioterapias, sessões com fonoaudiólogos, terapia ocupacional, aplicação de toxina botulínica A para o tratamento da espasticidade, entre outros. A reabilitação é parte fundamental para recuperar a autonomia dos pacientes e aumentar sua qualidade de vida.

Como se prevenir

Muitos fatores de risco contribuem para o aparecimento de um AVC. Alguns não podem ser modificados, como a idade, raça, constituição genética e o sexo do paciente, entretanto, outros fatores (a maioria) são externos e dependem exclusivamente dos hábitos de cada pessoa.

• Parar de fumar

• Não abusar do álcool

• Manter uma alimentação saudável e equilibrada

• Evitar a obesidade

• Praticar exercícios regularmente

• Manter a pressão arterial sob controle

• Manter a glicose sob controle

• Manter o colesterol sob controle

• Fazer acompanhamento médico para prevenção (arritmias que levam ao AVC podem ser diagnosticadas em consultas de rotina).

AVC Isquêmico

Esse tipo de AVC ocorre quando um vaso sanguíneo dentro do cérebro fica estreito ou bloqueado, causando redução grave no fluxo sanguíneo. Esse bloqueio pode ser resultado de depósitos de gordura em um vaso cerebral ou por coágulos sanguíneos que viajaram pela corrente sanguínea e acabaram presos em um vaso mais fino do cérebro.

Quando isso ocorre, o fluxo de sangue para o cérebro é reduzido drasticamente, levando à morte de células cerebrais de uma determinada região cerebral.2,5,6

AVC hemorrágico

Já esse tipo de AVC atinge o cérebro de uma forma um pouco diferente. Ao invés de obstruir um vaso sanguíneo, ele fica enfraquecido e se rompe, causando um sangramento que se acumula e comprime o tecido cerebral.

Esse enfraquecimento do vaso sanguíneo pode ser resultado de um aneurisma, de uma malformação arteriovenosa ou de hipertensão arterial não controlada. Uma causa menos comum é a angiopatia amilóide cerebral.

Fonte: https://www.folhavitoria.com.br/saude/noticia/07/2020/o-que-acontece-dentro-da-cabeca-quando-ocorre-um-avc


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *