para que serve e dicas

tamanho, tendência, perspectivas do portfólio, análise regional e escopo até 2025 – Coimbra Diario
abril 30, 2020
Escova Dental Elétrica Oral-B D12 Vitality 110 volts | R$76
abril 30, 2020

Dentista em Santos



É derivado das sementes de uma planta chamada ricinus communis e suas propriedades são tão incríveis que você ficará surpreso. Você aprenderá abaixo todos os benefícios do óleo de mamona, para que serve e quais são as precauções necessárias ao usá-lo.

Os óleos são comumente usados ​​em tratamentos cosméticos em todo o mundo. É possível fazer um tratamento de beleza completo usando apenas os benefícios dos óleos naturais.

O óleo de mamona existe há muito tempo e tem sido amplamente utilizado para fins medicinais. É um dos primeiros óleos vegetais utilizados para fins industriais, devido às suas altas propriedades de viscosidade e lubrificação.

PARA QUE SERVE O ÓLEO DE MAMONA?

O óleo de mamona é obtido a partir das sementes da planta ricinus communis. Essas sementes contêm uma enzima tóxica conhecida como ricina, mas através do processo de aquecimento pelo qual o óleo passa, a toxicidade é eliminada e o óleo pode ser usado sem perigo para a saúde.

Este óleo é utilizado para diferentes fins: industrial, na produção de materiais lubrificantes; medicinal para problemas de constipação e dores musculares; e mesmo para fins estéticos, para estimular o crescimento do cabelo.

BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE MAMONA

Vamos agora conhecer alguns dos benefícios do óleo de mamona, quando usado para fins medicinais e estéticos:

1. ALIVIA DORES MUSCULARES

O óleo de mamona é considerado um óleo quente que promove a circulação de fluidos no corpo. É excelente como um óleo de massagem e pode aliviar a dor dos músculos sobrecarregados. Se você sentir dores nos músculos da panturrilha e da coxa, depois de se exercitar ou praticar esportes, aplique um pouco de óleo de mamona na área da dor.

O óleo de mamona é um bom óleo transportador de óleos essenciais . Adicione algumas gotas de óleo de camomila romana ou óleo de hortelã-pimenta a uma colher de sopa de óleo de mamona para tornar a massagem mais relaxante e curativa.

2. ELE ATUA COMO UM LAXANTE NATURAL

A mamona contém uma toxina bastante forte chamada ricina. Mas essa toxina é desativada durante o processo de extração do óleo, tornando totalmente seguro o consumo de óleo de mamona. É um produto tão seguro que é até recomendado para crianças como laxante em doses moderadas.

De acordo com uma pesquisa de 2012, indexada na revista científica Proceedings da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos da América (PNAS), quando o óleo de mamona é consumido por via oral, é decomposto no intestino delgado, onde libera ácido ricinoléico. . Este ácido é o principal ácido graxo encontrado no óleo de mamona e é responsável por seu efeito laxante.

A dose pode ser facilmente ajustada, porque seu efeito é diretamente proporcional à quantidade que você usa. A dose habitual para adultos é de 1 a 2 colheres de sopa e para crianças entre 2 e 12 anos, entre 1 e 2 colheres de chá pequenas. Crianças menores de 2 anos não devem tomar doses maiores que uma colher de chá pequena.

Você pode misturar o óleo de mamona com suco de laranja para que tenha um sabor melhor. Ao contrário de outros laxantes que atuam no cólon, a ação do óleo de mamona começa no intestino delgado. Em um período que varia de 2 a 5 horas, o efeito laxante deve começar e você conseguirá uma limpeza completa do intestino.

3. TRATE INFECÇÕES FÚNGICAS

Outro benefício do óleo de mamona é sua poderosa função fungicida , graças ao ácido undecilênico, que é um produto da decomposição do ácido graxo ricinoleico, abundante em óleo de mamona.

Pode ser usado para tratar doenças fúngicas comuns como micoses e pé de atleta. É tão eficaz quanto os medicamentos usados ​​para tratar infecções fúngicas e sem os efeitos colaterais dos produtos farmacêuticos comerciais.

Uma recomendação é aquecer um pouco o óleo de mamona e deixar esfriar até que esteja ligeiramente quente ao toque. Aplique-o na área afetada imediatamente antes de dormir e deixe agir durante a noite. Repita por uma semana para ver melhorias significativas. Continue o tratamento até a infecção desaparecer completamente.

4. ALIVIA DORES NAS ARTICULAÇÕES

As propriedades analgésicas e anti-inflamatórias do ácido ricinoléico foram bem documentadas. Grande parte desses benefícios do óleo de mamona vem de sua ação descongestionante no sistema linfático.

Os vasos linfáticos, que formam uma ampla rede por todo o corpo, coletam resíduos dos tecidos e os transportam para o sangue para eliminação. O congestionamento nos vasos e o acúmulo de resíduos tóxicos são a causa de muitas doenças auto-imunes, como a artrite , que causa dor e inflamação nas articulações.

O óleo de mamona dificulta o congestionamento e faz com que a linfa se mova livremente. Funciona diretamente no sistema imunológico , estimulando a glândula timo e aumentando a contagem de um tipo de glóbulo branco chamado linfócitos.

5. ESTIMULA O CRESCIMENTO DO CABELO

Massagear esse óleo no couro cabeludo pode estimular o crescimento extra de pêlos. Este óleo quente tem a capacidade de melhorar a circulação. Aplique da mesma maneira que é aplicado na pele para infecções por fungos, massageando o couro cabeludo.

Você pode também estar interessado em:   Benefícios e propriedades do chá de limão com gengibre

Uma publicação de 2015 do International Journal of Trichology aponta que a aplicação regular de óleo de mamona no cabelo ajuda a torná-lo brilhante, além de aumentar sua flexibilidade e impedir que ele se quebre facilmente.

Além disso, você pode aplicá-lo em áreas que perderam cabelo devido à alopecia. Sua propriedade anti-inflamatória pode trazer benefícios contra esse distúrbio auto-imune.

A capacidade de ajudar a prevenir e reparar pontas duplas é um dos seus grandes benefícios. Basta aplicar algumas gotas de óleo diretamente nas pontas dos cabelos. Também ajuda a restaurar a saúde do cabelo e torná-lo muito menos quebradiço.

6. MELHORA A COR DO CABELO

Você pode usá-lo para aprimorar a cor natural do seu cabelo e torná-lo mais espesso e brilhante.

Este óleo é um umectante. Quando aplicado no cabelo, ele preserva a umidade natural na raiz do cabelo e torna cada fio mais espesso e mais escuro.

Aplique após lavar o cabelo e seque levemente com uma toalha. Uma colher de sopa de óleo de mamona é suficiente para passar pelo cabelo.

 

7. HIDRATA PROFUNDAMENTE A PELE

Você pode usá-lo para hidratar a pele seca. Por ser altamente viscoso, penetra profundamente no tecido da pele, nutrindo-o com ácidos graxos. Muitos hidratantes comerciais caros o contêm, mas você pode obter todos os benefícios do óleo de mamona através da aplicação direta.

Pode ser um pouco pegajoso no começo, mas depois que você aplica uma camada fina na pele, ela é rapidamente absorvida sem deixar uma sensação oleosa na pele. Algumas pessoas preferem reduzir a viscosidade do óleo de mamona, misturando-o com óleo de coco , facilitando sua aplicação.

8. TRATA PROBLEMAS DE PELE

Além de atuar como um hidratante, o óleo de mamona pode ser usado para tratar acne, verrugas e marcas na pele, pois possui propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias.

A inflamação parece ser um dos fatores que mais contribuem para o desenvolvimento da acne. Portanto, de acordo com dados publicados em 2013 no jornal Clinical and Aesthetic Dermatology, o uso de óleo de mamona na pele pode ajudar a diminuir os sintomas de acne associados à inflamação.

Bactérias como Staphylococcus aureus também podem causar acne. As propriedades antimicrobianas do óleo de mamona podem ajudar na luta contra esses microrganismos.

De acordo com pesquisa publicada no jornal BMC Complementary and Alternative Medicine em 2016, o extrato de óleo de mamona tem um poder bactericida significativo. É capaz de inibir o crescimento de vários tipos de bactérias, incluindo Staphylococcus aureus .

Seu poder hidratante também é ideal para hidratar e acalmar a pele irritada e inflamada.

Aplique o óleo de mamona diariamente no local desejado com um cotonete. Após cerca de 2 semanas, o problema geralmente será resolvido.

9. AJUDA CONTRA INSÔNIA

Não está claro como o óleo de mamona ajuda a induzir o sono, mas há relatos de pessoas usando-o no cabelo ou ao redor dos olhos antes de dormir e alegando que conseguem adormecer mais rapidamente.

O óleo de mamona, quando usado nas pálpebras, pode ajudá-lo a dormir melhor. Não se sabe se existe alguma propriedade neste óleo responsável por esse efeito ou se a massagem na área ao redor dos olhos gera um efeito relaxante que ajuda a dormir mais rapidamente.

Há até quem afirme que a ingestão de uma colher de sopa de óleo de mamona antes de dormir também ajuda a combater a insônia .

Apesar da falta de evidências científicas, o óleo de mamona não faz mal quando aplicado em pequenas quantidades ao rosto. Você só precisa ter cuidado para que não caia nos olhos.

Mamona

Imagem de MonikaP por Pixabay

10. TRATAMENTO PARA CÓLICAS DE BEBÊS

A maioria dos bebês passa por uma fase incontrolável de choro devido à cólica que sente nos primeiros meses de vida. O óleo de mamona parece aliviar o fato de muitos medicamentos orais falharem.

Aplique externamente na área abdominal e esfregue suavemente. Não está claro se é uma propriedade analgésica que oferece esses benefícios, mas a maioria dos bebês se acalma após a aplicação.

Um estudo de 2015 publicado no International Journal of Pharmaceutics mostrou que o tratamento com um gel que contém ácido ricinoléico em sua composição mostrou uma diminuição nos sintomas de dor e inflamação quando aplicado na pele.

Possivelmente esse efeito observado é o mesmo que os bebês sentem ao receber a massagem com um pouco de óleo de mamona durante crises de cólica.

11. CURAR DOENÇAS DE PELE EM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Cães e gatos tendem a lamber constantemente suas feridas e locais na pele que podem estar infectados, o que geralmente piora a condição. Além disso, esses animais podem ingerir substâncias presentes nos medicamentos aplicados no local da ferida.

O óleo de mamona é seguro para uso em pequenos cortes e áreas infectadas. Suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias ajudam a ferida a cicatrizar mais rapidamente.

Você também pode ter interesse em:   Galanga: Conheça suas propriedades, usos e benefícios

Além disso, esses animais podem achar o óleo desagradável e parar de lamber lá. O único efeito colateral observado é um pouco mais de fezes soltas do que o normal.

12. CONSERVANTE

A propriedade antifúngica do óleo de mamona é bem utilizada na indústria de alimentos. Muitos grãos são revestidos com óleo de mamona para serem armazenados por um longo período. Também parece repelir pragas e insetos que afetam os alimentos.

Para quem foge de conservantes químicos, este é um conservante totalmente seguro e natural.

Também pode ser usado como aditivo alimentar em doces e como inibidor de mofo nos alimentos e em certas embalagens.

Em países como Índia, Paquistão ou Nepal, é comum que os grãos sejam preservados com óleo de mamona, para que os alimentos não sejam danificados.

13. LUBRIFICANTE

Funciona quase tão bem quanto a graxa usada para lubrificar as máquinas. Funciona igualmente bem em temperaturas altas ou baixas.

Ao contrário de outros óleos, o óleo de mamona não prejudica a borracha, portanto pode ser usado com segurança em dispositivos como bombas que possuem vedantes de borracha. É seguro usar em utensílios de cozinha que precisam de lubrificação, como tesouras, por exemplo.

Como é um óleo comestível, é uma boa idéia usar óleo de mamona para lubrificar equipamentos e utensílios domésticos sem o risco de contaminação ou danos aos aparelhos.

14. ALIVIA CALOS

A aplicação direta nas áreas afetadas pode ajudar a aliviar calos. Também pode ser usado para massagem, com o objetivo de ajudar a aliviar a dor e o inchaço.

Os ácidos graxos encontrados no óleo de mamona são hidratantes, o que significa que eles podem ser usados ​​para hidratar a pele. De acordo com um estudo publicado em 2010 na revista científica Pharmacognosy Research , ele retém a umidade e evita a perda de água através da camada mais externa da pele.

Esta propriedade hidratante é muito importante para promover a hidratação em locais difíceis de hidratar. Por esse motivo, esse óleo é um produto ideal para aplicação em calos e rachaduras nos pés, por exemplo.

Para facilitar a aplicação e aumentar o poder hidratante do óleo de mamona, ele pode ser misturado com outros óleos menos espessos, como óleo de amêndoa, óleo de coco ou azeite.

15. HIDRATA OS LÁBIOS RESSECADOS

Além dos benefícios para a pele, ele faz maravilhas para lábios secos e rachados. É por isso que é adicionado à composição de muitos remédios e protetores labiais que você pode comprar em uma farmácia.

Pesquisa publicada em 2013 no Journal of Applied Oral Science atestou que o óleo de mamona também pode proteger a boca contra infecções por fungos. As Candida albicans , por exemplo, é um tipo de fungo que pode causar problemas de saúde oral, incluindo o crescimento excessivo da placa e as infecções. Ao aplicar o óleo de mamona na boca, é possível evitar o surgimento de tais problemas e preservar a boa saúde bucal.

16. ALIVIA A COCEIRA

Você pode aliviar os desconfortos relacionados à coceira na pele usando óleo de mamona. Basta adicionar algumas gotas ao local afetado e deixá-lo por alguns minutos.

Assim como o óleo de mamona pode ser aplicado na boca para evitar infecções por fungos, ele também funciona muito bem para curar doenças fúngicas causadas por fungos e outras comichões causadas pela pele.

As propriedades anti-inflamatórias do óleo de mamona também ajudam a aliviar a coceira, a dor e o inchaço na pele.

Óleo de rícino em garrafa

17. MANTÉM UNHAS SAUDÁVEIS

Massagear apenas uma pequena quantidade de óleo de mamona nas unhas todos os dias por alguns meses estimulará o crescimento das unhas, além de deixá-las mais saudáveis ​​e bonitas.

A aplicação frequente nas cutículas também previne contra infecções causadas por fungos.

PRECAUÇÕES E RECOMENDAÇÕES

Antes de usar o óleo de mamona internamente ou topicamente, faça um teste cutâneo, usando uma pequena quantidade de óleo para verificar possíveis reações alérgicas.

Use óleo de mamona somente de acordo com as instruções da embalagem e nas dosagens corretas.

Quando ingerido, o óleo produz um efeito laxante bastante forte. O uso de uma dose mais alta pode causar desidratação grave, que em casos extremos pode ser fatal.

Outros possíveis efeitos colaterais de uma overdose incluem cólicas abdominais, diarréia, tontura, alucinações (raras), desmaios, náusea, erupção cutânea, aperto na garganta, falta de ar e dor no peito.

Pessoas com úlcera péptica ou problemas de sangramento não devem usar óleo de mamona internamente.

Devido ao seu potencial efeito laxante, tem sido amplamente utilizado para induzir o parto. No entanto, os médicos alertam que tomar óleo de mamona pode aumentar o risco de aborto espontâneo ou parto prematuro. O efeito laxante do óleo causa fortes contrações do músculo pélvico para ajudar a eliminar e isso provavelmente também desencadeará contrações uterinas.

E, como sempre, consulte seu médico se tiver dúvidas ou preocupações sobre o uso deste remédio natural.

Fonte: https://clickbahia.com.br/17-beneficios-do-oleo-de-mamona-para-que-serve-e-dicas/


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *