Peeling de fenol: procedimento malsucedido faz mulher perder rim

Cetam inicia aulas de cursos técnicos na capital
março 5, 2020
Concurso da Marinha abre 33 vagas para oficiais no corpo de saúde
março 6, 2020

Dentista em Santos



Gentileza de Tatiana

O peeling é um procedimento estético bem comum que renova a pele e reduz rugas e marcas, mas, quando feito de forma inadequada, oferece grandes riscos à saúde. É o caso, por exemplo, da comerciante Tatiana, que teve não apenas problemas de pele como também perdeu a funcionalidade de um dos rins após se submeter a um peeling de fenol, um dos componentes mais fortes entre os usados nesse tipo de técnica.

Mulher fica com manchas e perde rim após peeling

Três anos após a experiência, Tatiana (que pediu para não ter o sobrenome identificado) foi ao Facebook relatar o que viveu na época, e teve seu texto compartilhado milhares de vezes após mostrar como ficou seu rosto e contar que, até hoje, lida com consequências do problema. Buscando alertar outras pessoas, ela disse ter, atualmente, comprometimento da visão, dos dentes e até dos rins.

tatiana pele peeling fenol montagem 0320 1400x800 0
Gentileza de Tatiana | Gentileza de Tatiana | Gentileza de Tatiana

Tudo começou em 2017 quando a então dona de um salão de cabeleireiros decidiu fazer um peeling, e ela admite não ter pesquisado muito sobre a profissional que fez a técnica. Segundo ela, o princípio ativo do peeling, fenol, lhe causou uma reação alérgica gravíssima, e as fotos que acompanham a postagem mostram como seu rosto ficou instantaneamente inchado e com manchas.

Exceto as áreas em torno dos olhos e da boca, o rosto de Tatiana ficou quase inteiro com uma tonalidade mais escura que o normal de sua pele, e a aparência de algumas partes é a de que estava havendo a descamação. Além disso, de tão inchados, os olhos dela ficaram praticamente fechados, um sintoma que é bastante típico de reações alérgicas como a relatada.

tatiana pele peeling fenol montagem 2 0320 1400x800 0
Gentileza de Tatiana | Gentileza de Tatiana | Gentileza de Tatiana

Eventualmente, sua pele foi clareando, mas não a ponto de voltar ao normal – algo que também não aconteceu com a saúde de Tatiana. Em entrevista ao VIX, ela relatou que o inchaço causado nos olhos comprometeu sua visão a longo prazo e, desde então, ela usa óculos para enxergar normalmente. Além disso, devido à alergia, ela teve de tomar muitos remédios, e eles também impactaram negativamente seu organismo.

Conforme contou, um de seus rins sempre foi menor que o outro, algo que o tornava mais frágil, mas, até o peeling, não trazia consequências para a saúde. “Sempre tive uma vida muito saudável. Depois do fenol, comecei a ter dores de cabeça e nas costas, de vez em quando acordava um pouco inchada, sempre mais de um lado do que do outro”, relata, afirmando que, após exames, descobriu ter perdido a função de um rim.

tatiana rins peeling fenol 0320 1400x1400
Gentileza de Tatiana

Fora a visão e o comprometimento renal, os dentes de Tatiana também foram, segundo ela, afetados pelo tratamento da alergia. “Devido a eu ter de tomar muitos antibióticos, muitos medicamentos para cessar as dores de cabeça constantes que eu sentia, meus dentes começaram a ficar fracos e a entortar”, explica ela, que, atualmente, usa um aparelho ortodôntico.

tatiana pele peeling fenol evolucao 0320 1400x800 0
Gentileza de Tatiana | Gentileza de Tatiana | Gentileza de Tatiana

Sobre a profissional que realizou o procedimento, Tatiana disse que não pesquisou sobre sua formação, mas aceitou receber o tratamento dela porque não haveria custos. “Ela estava atendendo há dois meses em uma sala de massagem no meu salão de beleza. Seria gratuito, a intenção era atrair clientes”, disse ela, ressaltando que, atualmente, tem muito mais cuidado com a pele.

“Hoje meu rosto é mais manchado que antes do procedimento. Depois de dois meses, comecei a voltar ao normal, mas até hoje tomo os devidos cuidados com produtos para a minha pele”, explica Tatiana. Ainda que seja possível cobrir as manchas com maquiagem, como ela eventualmente faz, é possível ver que, nas fotos ao natural, partes mais escuras ainda são visíveis em seu rosto.

tatiana pele manchas peeling 0320 1400x800 0
Gentileza de Tatiana | Gentileza de Tatiana

Peeling de fenol: indicações, riscos e mais

Quem pode fazer?

Conforme explica Fabiana Seidl, dermatologista titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o fenol é realmente um ingrediente comum neste tipo de procedimento estético e, quando usado em uma concentração alta, o peeling feito com ele é considerado profundo. “A substância atinge até a derme reticular, promovendo uma intensa renovação da pele”, explica a médica.

O peeling de fenol, no entanto, não é indicado para todas as pessoas; de acordo com Fabiana, a técnica é mais recomendada para quem tem pele clara devido ao risco de pessoas com tom de pele mais escuro desenvolverem hipocromia (manchas esbranquiçadas) ou hiperpigmentação pós-inflamatória (manchas escuras). Além disso, ele normalmente é feito em quem tem a pele já bastante envelhecida, manchada pelo sol e com marcas profundas.

rugas olhos pele madura 0320 1400x800
Africa Studio/Shutterstock

Riscos

Apesar de ser usado desde 1882 para tratar cicatrizes de acne e oferecer resultados bastante expressivos quando utilizado em um peeling, o fenol, segundo Fabiana, tem uma toxicidade alta e é preciso muito cuidado para administrar um tratamento que tem ele como base. Conforme explica, o paciente deve passar por avaliação médica antes de se submeter à técnica, e ela só pode ser aplicada por um especialista.

“O paciente deve ser avaliado por um clínico antes, já que o fenol é uma substância tóxica que pode causar problemas principalmente cardíacos, hepáticos e renais. O procedimento é doloroso, deve ser realizado com o paciente monitorado, de preferência no centro cirúrgico e por médicos dermatologistas ou cirurgiões plásticos experientes”, afirma, detalhando a preparação.

peeling pele tratamento estetico 0320 1400x800
Galovtsik Gabor/Shutterstock

“A pessoa deve ter a pele preparada 15 dias antes do procedimento, colher exames laboratoriais para avaliar a função renal e hepática, ser avaliado por um médico cardiologista pelo risco de arritmias durante o procedimento e fazer profilaxia para herpes simples”, explica a médica. Os cuidados, no entanto, não param por aí, e ela afirma que é necessário fazer acompanhamento médico após o procedimento.

Fabiana lembra, porém, que o peeling de fenol não é a única opção possível. “Não existe nenhum peeling que promova uma renovação tão intensa quanto o de fenol, porém existem diversos peelings médios, como o de ácido tricloroacético, que podem promover uma melhora na pele”, diz Fabiana, explicando que procedimentos com concentrações baixas de fenol são mais seguros e amplamente usados.

Para reduzir os riscos, ela afirma que o peeling também pode ser feito sem tomar o rosto inteiro. “Existe a possibilidade de tratar somente determinadas áreas, como a região dos ‘pés de galinha’ (perioral) e a dos ‘códigos de barra’ (peribucal) com ótimos resultados e menores complicações no pós-procedimento”, esclarece a dermatologista.

peeling pele tratamento estetico 0320 1400x800 0
Focus and Blur/Shutterstock

Tem uma dúvida de saúde? Envie para vixresponde@vix.com e ela poderá ser respondida por um especialista em nossa nova coluna: VIX Responde.

Procedimentos estéticos: riscos, cuidados e mais

Fonte: https://www.vix.com/pt/saude/583667/mulher-perde-o-rim-e-fica-com-dentes-e-visao-prejudicados-apos-peeling-dar-errado


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *