pesquisa aponta que antisséptico bucal reduz a gravidade da Covid-19

Um dia após visita de Bolsonaro, curto circuito provoca explosões em rede no Amapá
novembro 24, 2020
Qual o procedimento dentário mais doloroso?
novembro 24, 2020

Dentista em Santos



Samantha Ciuffa/JC Imagens


O professor Paulo Sérgio Santos coordena a pesquisa na FOB

Uma pesquisa desenvolvida pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com outros três centros de referência no Brasil, comprovou a eficácia de um antisséptico bucal na redução da gravidade e da progressão da Covid-19 em infectados já hospitalizados. Foram testados pacientes do Hospital Estadual (HE) em Bauru. O lançamento oficial do produto será em coletiva de imprensa nesta terça-feira (24) e ele deve chegar ao mercado ainda neste mês.

A tecnologia, chamada de Phtalox, foi desenvolvida há dois anos, visando combater fungos e bactérias que se proliferam na boca. Porém, em março deste ano, a fórmula passou a ser testada contra o Sars-CoV-2. Em um estudo feito pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP de São Paulo, foi comprovado que o produto inativa 96% do vírus da Covid-19 que fica alojado na boca e na garganta de pessoas infectadas.

Diante deste dado, o próximo passo foi realizar o teste em humanos. Segundo Paulo Sérgio Santos, professor da FOB e coordenador do estudo na unidade bauruense, para esta fase, a instituição firmou uma parceria com o HE. “Separamos os pacientes em dois grupos: os que usariam o placebo e os que receberiam o Phtalox. Todos que fizeram gargarejo com o antisséptico tiveram a carga viral reduzida em poucos dias. Com isso, a doença não progrediu. Já os que usaram o placebo passaram mais tempo hospitalizados e parte precisou ser transferida para a terapia intensiva”, explica.

BOA NOTÍCIA

Assim, segundo ele, a pesquisa comprova a eficácia do produto na redução da gravidade e da evolução da doença. “Ainda não é a cura, mas já é, sem dúvida, uma ótima notícia sobre as medidas que podem ser usadas no combate ao coronavírus”, avalia o coordenador da pesquisa, ressaltando que o antisséptico não é um medicamento e não deve ser visto, por ora, como um tratamento preventivo à Covid-19.

De março pra cá, a FOB foi responsável por coordenar majoritariamente a parte científica e clínica da pesquisa, enquanto o trabalho laboratorial ficou a cargo do ICB da USP de São Paulo, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná. O antisséptico ainda será produzido e distribuído pela DentalClean, empresa de produtos voltados para a higiene bucal com sede em Londrina, no Paraná, que também participou do desenvolvimento da pesquisa por meio de seu Centro de Pesquisa e Inovação.

PRÓXIMO PASSO

Agora, inicia-se mais uma fase de estudos, em que será avaliado se o Phtalox é eficaz para prevenir a Covid-19. “A FOB firmou uma parceria com a Prefeitura de Uru e vai distribuir o antisséptico para todos os habitantes da cidade, que farão o uso durante dois meses. A ideia é fazer com que mais ninguém tenha Covid-19 lá”, detalha Paulo Sérgio Soares, relatando que esta etapa da pesquisa começou nesta segunda-feira (23).

Fonte: https://www.jcnet.com.br/noticias/geral/2020/11/742112-fob–pesquisa-aponta-que-antisseptico-bucal-reduz-a-gravidade-da-covid-19.html


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *