Pré Natal Odontológico evita riscos no desenvolvimento do feto

Enchimentos cutâneos e Toxina Botulínica Mercado 2019 da Indústria Global Size, Outlook, Compartilhar, Demand, Fabricantes e 2025 Forecast
dezembro 31, 2019
Em seis meses, TerPaz supera 135 mil atendimentos na Região Metropolitana de Belém
dezembro 31, 2019

Dentista em Santos




Pré Natal Odontológico evita danos ao bebê. Foto: Divulgação

Você já ouviu falar em Pré Natal Odontológico? Sabe da importância de manter a saúde oral para a mãe e criança gerada no ventre? 
 

A técnica em administração Maria de Sousa Pereira, está na sua décima segunda gestação e sempre se preocupou com a prevenção oral. “Eu sempre fiz exames odontológicos, mas não tinha conhecimento que tipo de doenças poderia atingir o bebê”, conta. Grávida de sete meses, ela conta que os enjoos no início da gravidez dificultavam a escovação e os cuidados redobrados com os dentes. 

 Maria Pereira sempre cuidou da saúde bucal durante gravidez – Foto: Arquivo Pessoal
 

Maria Pereira nasceu no Piauí, morou em Brasília e há três anos veio para Belém do Pará com sua família, com a missão de evangelizar na igreja de Belém nas Comunidades do Caminho Neocatecumenal. 
 

Tratamento – A odontopediatra, Débora Gomes Cardoso, 41, explica que o pré natal Odontológico é o acompanhamento que o cirurgião dentista faz em todas as fases da gestação da mulher, analisando as suas condições de saúde bucal e os possíveis riscos no desenvolvimento do feto. “Juntamente com a equipe profissional do pré-natal, o dentista é habilitado para o acompanhamento de uma paciente sensível e receosa quanto a si e seu bebê, usando de clareza para mostrar a importância do tratamento para ambos. Porém, o medo de procurar o dentista e passar por “riscos” como o uso do anestésico, tomadas radiográficas, stress e desconfortos faz com que a consulta seja adiada para o pós-parto”, relata. 
 

Débora Cardoso garante que hoje em dia não existem estes “riscos” no atendimento e afirma que a odontopediatria possui protocolos altamente seguros e específicos para o acompanhamento.
 

Débora Cardoso garante que pré natal odontológico não apresenta riscos – Foto: Arquivo Pessoal

Riscos – Durante os nove meses de gravidez, a gestante fica com a gengiva mais sensível por causa de alterações hormonais e com isso, há um acúmulo maior de placa bacteriana ao redor dos dentes pela falta de uma higiene bucal adequada. Débora Cardoso explica que em consequência disso inicia o processo inflamatório na gengiva conhecido com gengivite. “Caso essa inflamação evolua, essa flora bacteriana pode afetar todas as estruturas de sustentação do dente (gengiva, osso e ligamento periodontal) e causar uma periodontite”, detalha

 

Ela alerta para os casos graves de infecção na saúde oral. “As infecções mais graves são aquelas que penetram na corrente sanguínea (placenta, cordão umbilical), afetando diretamente o bebê e causar graves danos como infecções respiratórias, bebês com deficiências, baixo peso e prematuros”.
 

Outros fatores na área da saúde oral, como “os retentivos de placa bacteriana: restaurações e próteses mal adaptadas, restos de dentes, lesões cariosas com cavidades e infecções dentárias, também podem levar a infecções bucais graves e danos ao bebê”, pontua a odontopediatra. 
 

O Sistema Único de Saúde (SUS) possui um serviço de atendimento ao pré-natal odontológico em sua rede básica de saúde. “Toda gestante quando inicia o seu pré-natal deve ser encaminhada pelo médico a procurar um cirurgião-dentista na rede de assistência e fazer a sua primeira consulta e acompanhamento durante a gestação”.
 

Esta avaliação é possível prevenir as doenças e reduzir os riscos que comprometam o desenvolvimento do bebê. “Este Pré Natal deve ser feito no corpo da gestante como um todo e isso inclui a cavidade bucal também”, finaliza.
 

Benefícios – São inúmeros os resultados para a mãe que realiza este pré-natal como por exemplo: elimina as crenças e mitos sobre o atendimento odontológico; previne e tratar as doenças bucais da gestante como cárie e doenças periodontais; orientação de uma alimentação correta e saudável; estimula o aleitamento materno e por fim orienta a correta higienização bucal e uso do fio dental. 
 

Em Janeiro de 2020 será considerado o Janeiro Marfim, onde será trabalhado o tema Prevenção à saúde bucal, com ações educativas durante o ano todo, de janeiro de 2020 a janeiro de 2021. Uma ação do Conselho de Odontologia. 

Fonte: https://belem.com.br/noticia/1312/pre-natal-odontologico-evita-riscos-no-desenvolvimento-do-feto


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *