Qual a diferença entre Obturação e Restauração?

O que é exodontia? – Dentari Odonto Clínicas
outubro 18, 2019
Enxerto ósseo é necessário para implantes dentários?
outubro 19, 2019

Dentista em Santos



Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Olá Pessoal! Trago hoje uma dúvida frequente em nossos consultórios. Obturação e Restauração são ou não a mesma coisa?

Dentista em Santos - Embora muita gente ache que os termos são sinônimos, eles representam tratamentos dentários diferentes! É isso mesmo. Vou explicar direitinho a diferença entre um e outro procedimento.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Obturação

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - O termo quer dizer “fechar um buraco”, ou seja, é o tratamento que preenche orifícios nos dentes causados por cáries ou por procedimentos ortodônticos em que o dentista limpa o dente e preenche o local aberto para evitar a entrada de micro-organismos.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Procedimento ortodôntico não causam cavidades, e sim os endodônticos, não use a palavra orifício, mas sim condutos ou cavidades.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Restauração

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - A restauração, como o próprio nome diz, restaura dentes danificados para voltarem a ter suas funções normais. Ela pode, inclusive, estar ligada à recuperação de funções de mastigação, de fala e até mesmo, à estética.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Ou seja, a restauração é um tratamento mais amplo e pode, até mesmo, conter um procedimento de obturação como parte do processo. Trata-se de uma recuperação que vai além do fechamento de uma cavidade, ele restaura formato e função dental.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Então, quando se deve usar cada procedimento?

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Para responder essa pergunta, nada melhor do que um especialista. Seu dentista irá avaliar seu caso e te orientar para o tratamento, antes de iniciar qualquer procedimento.

Dentista em Santos - Antes de mais nada, é preciso fazer uma avaliação cuidadosa do seu para identificar cáries, infiltrações, possíveis trincas e rachaduras nos dentes. Para isso, o dentista usa um espelhinho e, conforme a necessidade, outros instrumentos próprios para a avaliação, incluindo a possibilidade de um raio-x. De acordo com os danos e problemas encontrados, o profissional irá recomendar o tratamento mais adequado.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - No geral, a obturação é utilizada para o fechamento de um dente após a limpeza de um canal. Ele conclui o tratamento e evita que aconteça algum tipo de contaminação.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - A restauração é usada para reconstruir uma parte perdida do dente (exemplo: um dente fraturado); É uma reconstrução que pode ser feita de resina (material da cor do dente) ou amálgama (liga de mercúrio, patra, cobre, estanho e zinco), mas hoje em dia isso já está ficando em desuso.

Dentista em Santos - Um exemplo de procedimentos para a restauração segue os passos abaixo:

Dentista em Santos - • uso de anestia na região do dente a ser restaurado. Assim, a área fica adormecida e o paciente não sente dor durante o procedimento;
• O dentista remove a cárie, limpando a região afetada por meio de uma furadeira, deixando uma cavidade aberta e limpa;
• Para garantir que a cavidade será coberta e não haverá nova infecção, o dentista pode fazer uma obturação antes de restaurar. Ele preencherá o espaço com um ácido em gel antes de aplicar o material restaurador;
• Colocação do material restaurador que, conforme o caso, pode ser aplicado em camadas;
• Por último, o dentista poli o material, moldando de acordo com o formato do dente.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Serviço
Dr. Ronaldo Dias é diretor da NOP ODONTOLOGIA ESPECIALIZADA e escreve regularmente para o Portal O Taboanense.
Endereço: Estrada Kizaemon Takeuti, 672 – Jardim Clementino – Taboão da Serra –SP
Telefone: 11 4137-7672 / 4137-9988 – www.nopodonto.com.br

Fonte: https://www.otaboanense.com.br/colunista/qual-a-diferenca-entre-obturacao-e-restauracao/


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *