Qual a idade da sua pele? Hábitos e genética fazem a diferença no grau de envelhecimento

Institut Straumann, Danaher Corporation, Dentsply Sirona, Zimmer Biomet – The CMYK Digest
abril 4, 2020
Odontologia e coronavírus – colaboradores
abril 4, 2020

Dentista em Santos



Os anos deixam marcas na pele que podem contar muitas histórias. Mas nem sempre o grau de desgaste aparente é compatível com a idade. Os fatores que mais pesam nessa conta são a carga genética e o estilo de vida. Já se perguntou se a idade biológica da sua pele corresponde à cronológica?

“O envelhecimento pode ser classificado em dois tipos: o intrínseco,  relacionado ao envelhecimento cronológico, à idade real do indivíduo; e o extrínseco,  ligado aos hábitos de vida, grau de exposição solar e poluição, por exemplo”, explica a dermatologista Karla Assed.

Saiba mais: Ressecamento e flacidez: entenda as mudanças na pele durante a menopausa

Pesquisas recentes apontam que a genética é responsável por apenas 40% da elasticidade da pele, enquanto os outros 60% são determinados por fatores como hábitos e ambiente. Características como ressecamento, menor elasticidade e mais rugas periorbitais, os famosos “pé de galinha”, fazem com que alguém aparente ter mais idade do que tem. Karla aponta uma classificação com quatro graus de envelhecimento da pele:

Leve

Quando a pele apresenta manchas suaves, não tem aspereza e nem rugas. A dermatologista explica que a pele começa o processo de envelhecimento a partir dos 25 anos. “Ainda que esses primeiros sinais sejam quase imperceptíveis”, pondera.  Devido a agentes externos, como poluição e fumo, a pele perde a luminosidade e podem surgir manchas suaves. Então se sua pele tem essas características, ela seria classifica como a de alguém com até 25 anos.

 

Pele com nível de envelhecimento de leve a moderado Foto: Portra / Getty Images
Pele com nível de envelhecimento de leve a moderado Foto: Portra / Getty Images

Moderado

Nesse grau aparecem manchas acastanhadas, a pele já tem uma leve aspereza e podem surgir linhas ao redor da boca e rugas com o movimento da face. Essa seria a pele de alguém que já entrou na terceira década de vida. É nessa fase que a produção de colágeno começa a diminuir, o que leva também a um processo de degradação da proteína que já estava presente no organismo.  Alguns sinais como olheiras mais profundas, rugas ao redor dos olhos, na testa e entre as sobrancelhas ficam mais evidentes. É também quando as manchas no rosto ficam mais acentuadas. “Em especial, para quem protelou o uso diário do protetor solar ou se expôs muito ao sol”, ressalta Karla.

Avançado

Quando já aparecem manchas escuras, avermelhadas ou esbranquiçadas. Há a presença também de vasinhos próximos ao nariz, marcas de expressão ao redor dos olhos e da boca, mesmo em repouso,  além de ressecamento e flacidez em nível moderado. Essa seria a pele esperada de quem já passou dos 40, na avaliação da dermatologista. “Dentre os sinais da flacidez, há uma perda do contorno do rosto e os olhos ficam com aspecto mais cansado”, avalia.

 

Pele com grau de envelhecimento de avançado a acentuado Foto: Westend61 / Getty Images/Westend61
Pele com grau de envelhecimento de avançado a acentuado Foto: Westend61 / Getty Images/Westend61

Acentuado

Manchas com tons variados e marcas de expressão na maior parte do rosto. Essa seria a pele de quem tem mais de 50 anos. A desidratação e a flacidez também passam a ser crônicas. Para quem já tem a pele com esse grau de envelhecimento, o conselho de Karla Assed é claro:

“Nesta fase os ativos dos cosméticos precisam ser mais potencializados do que antes. As alterações são cada vez mais rápidas, como resultado da combinação de perda óssea, flacidez e redistribuição da gordura corporal, que pode deixar partes do rosto, a exemplo da testa e queixo, mais proeminentes”.

Para tratar da pele envelhecida precocemente, ela recomenda técnicas como o laser fracionado de CO2, que estimula a produção de colágeno e melhora as manchas e rugas superficiais. A combinação de técnicas como o laser e o uso da toxina botulínica para as rugas também pode ser indicada para quem se sente incomodada com a pele. A primeira área a envelhecer é a região dos olhos, já que ela tem menos camadas de fibras de colágeno. O ideal, nesse caso, é uma hidratação mais aprofundada da região e o uso de ativos que combatam a flacidez.

Leia também: Mitos e verdades sobre os bioestimuladores de colágeno

Para quem ainda tem uma pele jovem, a prevenção pode ajudar a mantê-la por mais tempo. Dentre os cuidados indicados está a adoção de uma alimentação rica em vitaminas e proteínas, que reflete na saúde como um todo, mas em especial na pele. Higienizar o rosto com produtos específicos no mínimo duas vezes ao dia também é essencial. Ainda, ativos antioxidantes, como vitamina C, fazem a diferença.

Em termos de predisposição genética, a cor e espessura da pele também podem ser fatores de base para esse desgaste.  Pessoas com a pele mais clara tendem a apresentar sinais de envelhecimento mais precocemente que aquelas com pele morena ou negra, de acordo com a especialista.

Fonte: https://oglobo.globo.com/ela/ageless/qual-idade-da-sua-pele-habitos-genetica-fazem-diferenca-no-grau-de-envelhecimento-24346690


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *