Ranger dos dentes faz mal para saúde?

Terapêutica Medicamentosa em Odontologia
julho 29, 2020
Aeronáutica não pode mudar nota de corte com concurso em andamento
julho 29, 2020

Dentista em Santos



Ranger os dentes faz mal para saúde? O bruxismo é um distúrbio que tem como característica ranger os dentes. Os dentes rangem ou esfregam juntos enquanto a mandíbula se move com força de um lado para o outro ou para frente e para trás. Muitas vezes, a pessoa não está ciente de que está fazendo isso.

Elas podem ranger ou cerrar os dentes durante o dia e a noite, mas o bruxismo relacionado ao sono apresenta um desafio maior, porque é mais difícil de controlar.

Efeitos de ranger os dentes

A moagem pode desgastar os dentes, que podem ficar curtos, sem corte ou fraturados. Apertar pressiona os músculos, tecidos e outras estruturas ao redor da mandíbula.

Isso pode conduzir a:

  • rigidez e dor na mandíbula
  • gengivas doloridas
  • dentes sensíveis, soltos ou quebrados
  • clique ou estalar das articulações da mandíbula
  • uma dor de cabeça maçante

Dor de ouvido pode ocorrer, em parte porque as estruturas da articulação temporomandibular estão próximas ao canal auditivo. Também pode haver dor de referência, na qual uma pessoa sente dor em um local diferente da sua fonte.

Outros sintomas incluem ansiedade, depressão, distúrbios alimentares e insônia. 

Causas de ranger os dentes

O ato de ranger os dentes permanece incerto, mas vários fatores podem estar envolvidos.

Nas crianças, o ranger geralmente ocorre após o aparecimento dos primeiros dentes e novamente quando surgem os dentes permanentes. Geralmente para quando os dentes permanentes nascem por completo.

Apertar e triturar geralmente acontece em momentos de estresse, por exemplo, em momentos de raiva, ansiedade ou concentração

O bruxismo pode estar relacionado a uma mordida anormal, o que significa que os dentes não se encontra adequadamente quando a mandíbula fecha. Pode ser também um efeito colateral de certos medicamentos.

Condições neurológicas como a doença de Huntington ou a doença de Parkinson também podem causar isso. Outros fatores que podem estar relacionados incluem fadiga, consumo de álcool, tabagismo, apneia do sono e ronco.

Em crianças pequenas, o bruxismo pode ser uma resposta à dor de dentição, ou quando eles se sentem estressados, digamos, por um teste ou uma discussão. Crianças com distúrbio de hiperatividade podem ter bruxismo.

Por que o ranger de dentes é prejudicial?

Em alguns casos, o ranger de dentes crônico pode resultar em fratura, afrouxamento ou perda de dentes. A moagem crônica pode desgastar os dentes até tocos. Quando esses eventos acontecem, pontes, coroas, canais radiculares, A retificação severa não só pode danificar os dentes e resultar em perda de dentes, mas também pode afetar suas mandíbulas, resultar em perda de audição, até alterar a aparência do seu rosto. O bruxismo do sono também pode estar relacionado a outras condições médicas e ter impacto na qualidade de vida.

Diagnóstico

Um dentista perguntará sobre a história do paciente e fará um exame. Os sinais que eles procurarão incluem:

  • desconforto na mandíbula ao acordar
  • desgaste dentário
  • músculos da mandíbula aumentada

O desgaste dos dentes também pode resultar de escovação excessivamente vigorosa, abrasivos em pasta de dente, refrigerantes ácidos e alimentos duros, mas um profissional treinado pode dizer a diferença entre os padrões de desgaste característicos de cada causa.

A maneira mais confiável de diagnosticar bruxismo é através de medições eletromiográficas. Eles captam sinais elétricos da mastigação dos músculos masseter e temporal, os músculos usados ​​para mastigar.

No caso de uma criança, o dentista pode perguntar se está preocupado com alguma coisa, ou se está com raiva, e como se sente na hora de dormir, para descobrir qualquer causa de estresse.

Tratamento

O tratamento dependerá da causa do bruxismo. Não há cura para o bruxismo, mas existem opções disponíveis para aliviar os sintomas e uma causa subjacente pode ser tratada.

Apertar ou triturar durante o dia pode melhorar com o aumento da consciência, fisioterapia ou exercícios, mas o bruxismo noturno precisa de outras estratégias, pois está fora do controle do indivíduo.

Se o problema subjacente for estresse ou apneia do sono, o tratamento dessas condições pode ajudar. Após o tratamento, a situação pode ser reavaliada. Dormir o suficiente à noite ou se exercitar regularmente pode ajudar.

Um protetor bucal pode ser usado à noite para proteger os dentes, e o uso em curto prazo de um relaxante muscular é uma opção possível.

Quando o bruxismo é causado por uma mandíbula desalinhada ou por dentes tortos e desiguais, um dentista pode oferecer o realinhamento da mandíbula ou o uso de um Evitar alimentos e bebidas que contenham altas concentrações de cafeína ou álcool pode ser benéfico, pois eles podem aumentar a moagem.

Outra dica é relaxar os músculos da mandíbula com um pano quente ou uma almofada de aquecimento pelo menos uma vez por dia, para aliviar a tensão.

Prevenção

O controle do estresse e da ansiedade pode ajudar a reduzir ou prevenir o bruxismo em pessoas suscetíveis a ele.

A Fundação Nacional do Sono incentiva uma boa higiene do sono, incluindo uma sala fria, escura e silenciosa para dormir, sem televisões, computadores ou outros itens relacionados ao trabalho.

Eles sugerem relaxar nas horas que antecedem a hora de dormir e manter uma “rotina calmante para dormir”. Para as crianças, isso pode incluir um banho quente, ler um livro ou ouvir música.

Outras dicas incluem dormir de lado ou no estômago e fazer bastante exercício.

Um pediatra pode ajudar se uma criança tiver bruxismo.

Fonte: https://www.clickparana.com/noticia/26985/ranger-dos-dentes-faz-mal-para-saude.html


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *