Saiba por que a saúde dos dentes de leite é importante para a dentição permanente

Qual a quantidade ideal de pasta de dente? Descubra!
dezembro 15, 2020
Aldeia indígena do Noroeste recebe ação de higiene bucal – Agência Brasília
dezembro 16, 2020

Dentista em Santos



Cuidado com os dentes de leite é determinante para a saúde bucal das crianças

Saiba por que a saúde dos dentes de leite é importante para a dentição permanente

Muitas pessoas acreditam que os dentes decíduos, ou dentes de leite, como são popularmente conhecidos, não precisam de cuidados por serem temporários. Entretanto, a higienização e os cuidados com a dentição decídua determina a aparência e saúde dos dentes permanentes.

A troca dos dentes de leite começa a acontecer por volta dos 6 anos de idade, quando nasce o primeiro dente permanente, o primeiro molar, atrás de todos os dentes de leite. Por não precisar que nenhum dente de leite caia para nascer, muitas pessoas acabam não higienizando e dando atenção de forma adequada, prejudicando a dentição permanente.

A higienização da boca da criança deve ocorrer antes mesmo de começarem a nascer os dentes de leite, que começam a surgir por volta de seis meses de idade. Mesmo que a criança só se alimente do leite materno, é importante limpar a língua e a gengiva, principalmente após a mamada, retirando germes e bactérias que podem causar infecções e podem acometer os futuros dentinhos de leite.

Os dentes de leite servem, basicamente, para ajudar na alimentação da criança, estimular o crescimento ósseo e guardar o lugar para os dentes permanentes, que, por sua vez, terminam de erupcionar por volta dos 12 anos de idade. Por baixo de cada dente de leite há o germe do dente permanente, que vai se formando até que esse germe reabsorva a raiz do dente de leite, que, sem sustentação, amolece e cai.

Geralmente, o dente amolece de forma natural, precisando apenas do estímulo da criança ou dos pais para amolecê-lo diariamente, para que caia de forma natural ou seja arrancado da forma menos traumática possível.

Entretanto, alguns dentes de leite não têm sua raiz reabsorvida e acabam não caindo na época certa. Isso faz com que o dente permanente nasça no lugar errado e prejudique a mordida e mastigação da criança. Por isso o acompanhamento com um cirurgião-dentista , formado na faculdade de odontologia, é tão importante, para identificar, corrigir e evitar problemas.

Além disso, retirar os dentes de leite antes do momento certo também não é o indicado, pois assim o dente permanente perde seu espaço e acaba nascendo no lugar errado da mesma forma.

Cáries e manchas também pode ser passadas para os dentes permanentes, prejudicando a saúde desses dentes. Afinal, o dente permanente já nasce do tamanho e da forma que ficará para o resto da vida.

Por isso, o uso de chupetas e mamadeiras também deve ser supervisionado e, sempre que possível, evitado, uma vez que pode deformar a arcada dentária e mudar a posição dos dentes, fazendo com que a criança tenha problemas como mordida aberta, por exemplo, e precise de aparelho ortodôntico no futuro para corrigir o problema.

Este post é uma contribuição Alice Bachiega para o Guia BH Mulher

Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.

dicas bh

 

 

Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas

Fonte: https://www.bhmulher.com.br/saiba-por-que-a-saude-dos-dentes-de-leite-e-importante-para-a-denticao-permanente/


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *