Saúde Bucal: 5 cuidados para garantir sua

PROGRAMA E RELAÇÃO DE TEMAS DA DIDÁTICA 1. Integração ensino serviço 2. Planejamento …
novembro 9, 2020
Mau hálito: mais que constrangimento, sintoma de problemas
novembro 10, 2020

Dentista em Santos



Muito mais do que por aparência, cuidar da saúde bucal é cuidar da saúde como um todo. Isto porque a boca é a principal porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais que podem causar doenças bucais e outros problemas de saúde, principalmente doenças cardiovasculares e diabetes.

“Atualmente 80,5% da população tem má saúde bucal e isso pode resultar em problemas graves”, afirma o odontologista José Roberto Caporrino, assessor técnico de saúde bucal da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). “Temos como exemplo a endocardite bacteriana, uma infecção na válvula do coração, que é causada pela presença de cáries nos dentes. Essas bactérias pegam carona na corrente sanguínea e se alojam no coração, formando um ninho e oferecendo risco de vida ao indivíduo”, alerta o profissional.

Dos casos de endocardite bacteriana, 40% são causados pela precariedade da saúde bucal, segundo dados do Instituto do Coração (INCOR).

Por isso, todo cuidado com os dentes é fundamental!

Quer saber como manter seus dentes saudáveis e evitar que os problemas dentários se tornem um problema? Acompanhe o nosso post e fique por dentro de 5 cuidados preventivos para garantir sua saúde bucal.

 

Principais cuidados para saúde bucal no dia a dia

1- Fio dental é primordial!

Faça o uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia, antes da escovação, para que toda sujeira retirada pelo fio seja descartada. Só ele é capaz de alcançar restos de comida, que ficam retidos entre os dentes e próximo à gengiva.

Este cuidado ajuda a prevenir placa bacteriana, tártaro, cárie e também o mal hálito. Combate a gengivite, inflamação nas gengivas. Além de reduzir o risco de periodontite, um caso mais grave de infecção que pode levar até a perda dos dentes.

Corte um pedaço grande que dê para enrolar nos dedos médios e, em movimento vai e vem, passe calmamente em todos os dentes sem ferir a gengiva.

saúde bucal fio dental cuidados” width=”626″ height=”417″ title=”Saúde bucal: 5 cuidados para garantir sua saúde bucal“/>
Fio dental é primordial! Foto: Freepik

2- Escovação correta

Escove os dentes, no mínimo, três vezes ao dia, após cada refeição e também antes de dormir. Utilize uma escova de dente do tamanho adequado e de preferência com cerdas macias e creme dental com flúor, para uma limpeza mais eficaz – exceto para as crianças de até quatro anos, para evitar a fluorose dentária, que são manchas em geral esbranquiçadas, ocasionadas pelo excesso de flúor.

Posicione a escova em um ângulo de 45º com relação à gengiva e faça movimentos circulatórios curtos. Nos dentes a pressão pode ser maior, mas na gengiva diminua a força para evitar ferimentos.

Não se esqueça de escovar a língua, pois a sujeira contida nela pode migrar para os dentes. A limpeza pode ser feita com a própria escova ou com escovas especiais, chamadas de limpadores de língua ou raspadoras, que higienizam perfeitamente esta região. O movimento deve ser sempre do fundo para a ponta, nunca o contrário.

A escova deve ser guardada limpa, seca e com proteção, para evitar a contaminação das cerdas. Troque a escova de dente a cada três meses, ou quando as cerdas estiverem gastas. Cerdas desagastadas fazem com que a pessoa coloque mais força na escovação, o que pode desgastar o esmalte dentário.

Quem passa o dia fora de casa, pode montar um kit de higiene para deixar na bolsa, assim os dentes não ficam sujos por muito tempo.

<a href='https://dentariodontoclinicas.com.br/?s=bucal'>saúde bucal</a> escova de dente creme dental” width=”924″ height=”616″   title=”Saúde bucal: 5 cuidados para garantir sua <a href='https://dentariodontoclinicas.com.br/?s=bucal'>saúde bucal</a>“/><figcaption id=Escova e creme dental para higienização dos dentes. Foto: Freepik.

3- Enxágue bem a boca

Após a escovação enxágue bem a boca com água para eliminar qualquer vestígio de sujeira.

Os dentistas não recomendam usar enxaguantes bucais todos os dias, pois eles podem provocar um desequilíbrio na saúde bucal. Avalie a necessidade, e procure pelos que não contem álcool na composição.

<a href='https://dentariodontoclinicas.com.br/?s=bucal'>saúde bucal</a> bochecho enxaguante bucal” width=”626″ height=”417″ title=”Saúde bucal: 5 cuidados para garantir sua <a href='https://dentariodontoclinicas.com.br/?s=bucal'>saúde bucal</a>“/><figcaption id=Enxágue bem a boca após a escovação. Foto: Freepik

4- Visite o dentista regularmente

Para uma saúde bucal completa, visite o dentista periodicamente, pelo menos uma vez ao ano. Principalmente se estiver com sinais de mau hálito, dor, inchaço ou sangramento gengival. Todo diagnóstico precoce é muito mais simples de ser tratado e menos invasivo.

Os profissionais recomendam que nadadores e pessoas que passam bastante tempo em piscinas em contato com o cloro, consultem o dentista com mais frequência, pois essa solução pode danificar os dentes.

É importante lembrar que as crianças, embora tenham primeiramente dente de leite, também precisam de acompanhamento do dentista desde o aparecimento do primeiro dente.

Mulher no dentista . Foto: Freepik.

5- Mantenha uma alimentação saudável

O cuidado com a saúde geral começa na alimentação. Evite o consumo de alimentos ricos em açúcar e amido, como doces, massas e pães. E também o excesso de corantes. Esses ingredientes atraem bactérias e provocam as tão temidas cáries e manchas.

Já frutas ácidas, como abacaxi, acerola, ameixa, amora, laranja, limão, kiwi, manga, morango, tangerina e uva, podem causar enfraquecimento e desmineralização do esmalte do dente com o tempo. Isso não quer dizer que não se pode comer tais frutas, apenas tome o cuidado de enxaguar a boca para diluir os ácidos depois que comer e espere 30 minutos antes de escovar os dentes, dando tempo para que o esmalte se restabeleça.

Ingira alimentos balanceados e evite comer entre as principais refeições.

<a href='https://dentariodontoclinicas.com.br/?s=bucal'>saúde bucal</a> frutas ácidas” width=”924″ height=”616″   title=”Saúde bucal: 5 cuidados para garantir sua <a href='https://dentariodontoclinicas.com.br/?s=bucal'>saúde bucal</a>“/><figcaption id=Lave a boca após comer frutas ácidas. Foto: Freepik.

Curiosidades que ajudam a manter sua saúde bucal

Sabia que durante o dia produzimos em média 1,5 litros de saliva e à noite essa produção cai para 0,5 litros? A saliva protege os dentes, enquanto a boca seca aumenta o risco de cárie.

Por isso, é importante escovar os dentes antes de dormir e após ingerir alguns medicamentos, como antidepressivos, para o coração, para dor, tratamentos quimioterápico ou radioterápico para o câncer, pois eles podem secar a boca e causar além de desconforto, outras doenças.

Quem tem a boca seca, pode também enxaguar a boca com um pouco de fluoreto, beber muita água e mascar chicletes sem açúcar para combater o problema.

Outra curiosidade é a saúde bucal na gravidez, quando os hormônios estrogênio e progesterona podem deixar as gengivas mais sensíveis e suscetíveis a infecções secundárias. Neste caso, o fio dental não pode ser deixado de lado de jeito nenhum, pois ele ajuda a reduzir o risco de periodontite e estudos já comprovaram a relação dessa doença com o nascimento de bebês prematuros e de baixo peso.

Fumantes têm três vezes mais chances de desenvolver doença periodontal, atente-se!

Conheça meios naturais para manter a saúde dos dentes!

<a href='https://dentariodontoclinicas.com.br/?s=bucal'>saúde bucal</a> sorriso perfeito” width=”924″ height=”514″   title=”Saúde bucal: 5 cuidados para garantir sua <a href='https://dentariodontoclinicas.com.br/?s=bucal'>saúde bucal</a>“/><figcaption id=Cuide da sua saúde bucal e sorria! Foto: Freepik.

Crie o hábito de cuidar da sua saúde bucal diariamente e evite maiores problemas com cárie, mau hálito, gengivite, placa bacteriana e tártaro. Escove os dentes com calma e aproveite o momento da escovação para observar se existem inconformidades (manchas, caroços, inchaços, feridas, vermelhidões) na língua, na bochecha, nos lábios, céu da boca, embaixo da língua ou garganta.

Cuide da sua saúde bucal e sorria!

Separei mais esses conteúdos para você:

Fonte: https://nadafragil.com.br/saude-bucal/


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *