Saúde Bucal das Crianças: Um Cuidado Essencial

Principais empresas emergentes, análise de tamanho e participação, taxa de crescimento por região, previsão para 2026 – Minho Diario
setembro 23, 2020
Consumíveis de prótese dentária e implantes Principais participantes do mercado para impulsionar o crescimento da receita de alto nível após COVID 19
setembro 23, 2020

Dentista em Santos



Assim como ocorre com os adultos, a saúde bucal dos pequenos merece (e precisa) de total atenção.

Já nos primeiros anos de vida, as crianças são suscetíveis a uma série de problemas.

No entanto, com o devido acompanhamento odontológico, eles são perfeitamente evitáveis.

 

 

Como Cuidar da Saúde Bucal Desde Cedo?

A saúde odontológica das crianças depende em grande parte da atenção dos pais e cuidadores.

Desde cedo é preciso ensinar a incentivar os pequenos quanto à importância de manter uma boa higienização dos dentes e gengivas.

 

Creme dental específico

Nos primeiros anos de vida, as crianças devem usar cremes dentais mais suaves, com menor concentração de flúor.

Esses cremes infantis já apresentam a fórmula indicada para atender todas as necessidades quanto à proteção dos dentinhos de leite.

Portanto, um dos cuidados que os pais e cuidadores devem ter é evitar que as crianças usem pastas de dente convencionais (para adultos).

Alguns dos cremes dentais mais indicados para crianças são:

• Creme dental Malvatrikids (com produtos disponíveis para diferentes idades);
• Creme dental Colgate My First – sem flúor;
• Creme dental Colgate Smile;
• Colgate Tandy.

 

 

Uso do fio dental

Por mais que as crianças ainda tenham dentes de leite, o uso do fio dental já é necessário.

Somente com este item é possível eliminar os resquícios de alimentos que ficam entre os dentes e geram grande acúmulo de bactérias.

Além disso, quando o fio dental começa a ser usado desde cedo, no período em que as crianças já estão adquirindo maior independência na higienização diária da boca, elas levam este hábito saudável por toda a vida.

 

Enxaguante bucal

Para que as crianças tenham saúde odontológica, assim como ocorre com o creme dental, é preciso que o enxaguante seja específico para elas.

O mais indicado é o da Malvatrikids, com fórmula adequada para cada idade. Esse cuidado simples é essencial para complementar a higiene bucal e fazer que as crianças aprendem a usar esse item desde cedo.

 

Escolha da escova dental

escova de dente

 

Em todas as fases da vida da criança é preciso optar por escovas com cerdas bem macias. Isso vale para cuidar dos dentinhos de leite e também para os definitivos.

As cerdas macias, além de protegerem a estrutura dos dentes, alcançam regiões mais difíceis, tornando eficaz a escovação diária.

Há diversas marcas, modelos e tipos de escovas indicadas para crianças. O principal é prestar atenção na maciez das cerdas.

 

Higienização da língua

A limpeza da língua deve fazer parte da rotina das crianças. Quando mais cedo elas adquirem este hábito, mais fácil é mantê-lo por toda adolescência e vida adulta.

A higienização da língua deve ser feita com um limpador específico para essa região e não com a escova de dentes.

Uma boa higienização diária é o principal cuidado para garantir que as crianças tenham saúde bucal e preservem a estética do sorriso ao longo da vida.

 

ebook higiene dental

A Importância de Ir ao Dentista Regulamente

A saúde bucal dos pequenos depende bastante do hábito de consultar o dentista regulamente, ao menos duas vezes ao ano.

Infelizmente, um erro comum de muitos pais é levar a criança ao dentista somente depois que todos os dentes definitivos já nasceram.

É de suma importância que os pais levem os filhos ao dentista logo nos primeiros anos de vida, quando começam a nascer e se desenvolver os primeiros dentinhos de leite.

Após uma primeira avaliação, os cuidados devem seguir de forma regular com o objetivo de evitar cáries e demais problemas que também afetam os dentes de leite.

Quando os dentes definitivos começam a nascer é necessário redobrar os cuidados. É exatamente neste momento que é possível prevenir diversos problemas que podem comprometer a dentição durante a adolescência e idade adulta.

 

Cuidar da Alimentação Também Começa Cedo

Por mais que as crianças adorem doces e demais guloseimas ricas em carboidratos refinados, tais como bolos, pizzas, tortas etc., é preciso equilibrar o consumo desses alimentos.

O motivo é que eles aumentam bastante o risco de cáries e acúmulo de bactérias na boca, formando placas e tártaro.

Crianças que consomem muitos alimentos e bebidas doces são mais suscetíveis a apresentarem cáries desde cedo, o que começa a fragilizar a estrutura dos dentes.

Além de evitar o consumo excessivo de doces e carboidratos refinados, outro cuidado importante é incentivar as crianças a consumirem alimentos saudáveis, especialmente vegetais e aqueles ricos em cálcio – mineral essencial para manter os dentes fortes.

Os vegetais são ricos em vitaminas e minerais que contribuem para a saúde bucal e ainda favorecem a saúde do organismo como um todo.

Não há dúvida de que uma alimentação saudável favorece a saúde e beleza dos dentes em todas as idades.

 

A importância da água

Outro hábito saudável que as crianças devem adquirir desde cedo é beber água com frequência durante o dia.

Essa simples ação estimula a salivação e proporciona uma limpeza natural da boca. O ato de beber água várias e várias vezes ao dia evita a proliferação de bactérias.

Dessa forma, pessoas que bebem água com frequência possuem um hálito mais saudável e menores riscos quanto ao desenvolvimento de uma série de problemas (placas bacterianas, tártaro, cáries, gengivite etc.).

 

Atenção com Problemas Ortodônticos

Em crianças e adolescentes, os problemas ortodônticos podem dar os primeiros sinais logo cedo, quando os dentes definitivos começam a nascer. É preciso redobrar a atenção quando esses sinais aparecem.

Apenas para lembrar, os problemas ortodônticos estão relacionados ao crescimento, desenvolvimento, alinhamento e posicionamento dos dentes, abrangendo também as questões que envolvem a estrutura dos ossos maxilares.

Alguns dos principais problemas ortodônticos são:

• Diastema (espaço extra entre dois ou mais dentes);
• Apinhamento dentário;
• Mordida cruzada;
• Mordida aberta;
• Mordida profunda.

Quanto antes um problema ortodôntico é identificado, mais fácil se torna o tratamento, evitando complicações que podem ocorrer de maneira mais grave na adolescência e idade adulta.

Ficou com alguma dúvida sobre como cuidar cada vez melhor da saúde bucal das crianças? Deixe seu comentário e aproveite para conferir nossas demais dicas de como manter dentes e gengivas saudáveis em todas as idades.

Fonte: https://www.021dental.com.br/saude-bucal-das-criancas-um-cuidado-essencial/


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *