Saúde bucal: No Ceará, 45,9% de pessoas com mais de 60 anos perderam todos os dentes – Metro

Quais são os cuidados necessários para ir ao consultório odontológico em meio a pandemia?
novembro 20, 2020
É comum o desinteresse pela saúde bucal e o conformismo diante de doenças, como cárie e doença
novembro 20, 2020

Dentista em Santos



Muitos cearenses passam boa parte da vida sem o sorriso. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde 2019 (PNS), no Ceará, entre os idosos, a perda dentária completa é mais frequente, aproximadamente 45,9% com 60 anos ou mais de idade. A mesma pesquisa indica que 13% das pessoas de 18 anos ou mais perderam todos os dentes, o correspondente a 0,9 milhão de pessoas. Deste número, 15,5% são mulheres e 10,1% são homens.

De acordo com Rômulo Regis, docente do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador do projeto Sorriso Grisalho, esse número reflete bem a realidade nacional, na qual as pessoas menos abastadas não têm acesso a serviços preventivos e de tratamento odontológico.

“Esses dados são o reflexo de uma odontologia mutiladora do passado, onde existe uma concepção de que é melhor extrair antes do que causar problemas, pois o índice CPOD (número de dentes cariados perdidos e obturados) é bem alto nessa faixa etária”, explica.

Ainda segundo o levantamento, um em cada três adultos (33,0%) usava algum tipo de prótese dentária (33,4%, em 2013). Apesar de as mulheres terem revelado melhor prevenção à saúde bucal, foram elas as que mais perderam dentes e as que mais usavam prótese dentária, em 2019: 37,1% ante 28,4% entre os homens.

Sobre o acesso à saúde bucal, foi revelado pela PNS 2019 que, embora a rede de saúde pública do Brasil tenha programas e ações (como o Brasil Sorridente) em suas unidades de saúde básica, em 2019, no Ceará, o atendimento odontológico ocorreu preponderantemente em consultórios particulares ou clínicas privadas, totalizando 64% dos atendimentos. As Unidades Básicas de Saúde foram responsáveis por 26,4% dos atendimentos.



Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza


Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/metro/saude-bucal-no-ceara-459-de-pessoas-com-mais-de-60-anos-perderam-todos-os-dentes-1.3013179


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *