Traumatismo Dentário nos Primeiros Anos de Vida

Toxina botulínica Indústria Produção, Vendas e Status de Consumo e Perspectivas Relatório de Pesquisa de Mercado Profissional – El Universal
agosto 31, 2020
Análise de mercado Higiene bucal 2020 – Conheça os principais atores, status de crescimento, porte da empresa, regiões com participação até 2025
agosto 31, 2020

Dentista em Santos



Você sabia que aproximadamente 22% das crianças em fase de dentição
de leite sofrem algum tipo de trauma em seus dentes? Já que as crianças com
pouca idade estão aprendendo a andar e a se equilibrar, as quedas podem
acontecer com certa frequência. Os traumas também podem ocorrer em outras
idades durante o crescimento e desenvolvimento da criança, durante a
interação com o ambiente e as pessoas. Quando maiores, com as práticas de
esportes, novamente apresentam risco a traumas dentários.

 

O traumatismo pode envolver apenas os dentes, ou também afetar os tecidos
que os envolvem, como os ossos, gengiva e lábios. Os traumas podem ocorrer
nos dentes de leite desde seu nascimento ou ainda, mais precocemente, com o
trauma no rebordo alveolar do bebê (onde irão nascer os dentes). Não é tão
comum a sua ocorrência, mas pode alterar a formação do dente de leite,
dificultando ou impossibilitando seu nascimento.
Listamos algumas das principais dicas de prevenção para evitarmos os
traumas nas crianças.

Dicas de Prevenção contra o Traumatismo dentário

  1. Utilizar sempre as cadeiras apropriadas para o transporte de crianças no carro.
  2. Não andar de meia, é preferível andar descalço, usar meia com solado de borracha ou sapatos. 
  3. Estar atento às quinas/bordas de móveis e de berços (dica: você pode utilizar protetores específicos ou plástico bolha e fita adesiva). 
  4. Procure trocar a fralda em lugares seguros. Muita atenção nesta hora, não se distraia durante este momento.
  5. Não se esqueça de subir a grade do berço conforme seu filho está crescendo. 
  6. Os andadores não são recomendados, pois normalmente a criança pode cair com o andador e a projeção deles aumenta a força do impacto inclusive sobre a boca/dentes.
  7. Evite que a criança ande por pisos molhados ou escorregadios.
  8. Os momentos de lazer e brincadeiras devem ser sempre supervisionados, buscando prevenir manobras arriscadas. Brincadeiras como pular na cama, correr pela casa são atividades de maior risco à queda.
  9. Evitar que a criança corra com objetos na boca, principalmente os pontiagudos. 
  10. Não permitir que a criança utilize os dentes para abrir coisas, desgrudar peças de brinquedos, morder lápis ou qualquer outro objeto.

Não usar macacões, calças, calçados maiores que o tamanho ideal para a criança para evitar o risco de tropeçar e cair.

Todos os cuidados são importantes. Mesmo assim, os acidentes podem acontecer. 

Sempre que o traumatismo dos dentes e da boca ocorrer, o Odontopediatra deve ser consultado para as realizações de um exame clínico e radiográfico.

Atenção! Nas crianças em que os dentes superiores não se encontram com os inferiores e os lábios não se tocam existe maior risco de traumatizar os dentes, pois  estes ficam salientes e podem ser mais facilmente atingidos. Este tipo de alteração é chamado mordida aberta anterior, que é comum em crianças que utilizam chupetas/mamadeira/dedo. Veja as figuras abaixo.

Atenção! Quando houver alguma fratura dentária, caso encontre o fragmento, guarde-o em um recipiente com leite (ou pode também mergulhar em soro fisiológico) e leve ao seu dentista , pois ele pode ser reposicionado e “colado” novamente.

Nos casos de avulsão em dentes de leite (trauma no qual o dente sai totalmente da gengiva/boca), não coloque novamente o dente no lugar. Este reimplante não é indicado em dentes de leite. 

Mas caso um trauma ocorra, quais as primeiras medidas a serem tomadas? 

São muitas as dúvidas que surgem quando a criança sofre algum tipo de trauma nos dentes. Por isso, deixamos 5 principais orientações do que pode ser feito pelos próprios responsáveis imediatamente ao trauma.

  1. Mantenham a calma. Apesar de ficarmos preocupados com a situação, é importante acolher e tranquilizar a criança em um primeiro momento.
  2. Realizar compressas geladas na região do trauma, isso ajuda a aliviar o inchaço imediato e a parar o sangramento local. Você pode utilizar cubos de gelo envolvidos por uma toalhinha limpa e seca ou compressas de gaze embebidas com água filtrada gelada.
  3. Crianças que sofreram trauma dental podem apresentar dificuldades de se alimentar e/ou deglutir nas primeiras horas seguintes por conta da região machucada. É preferível que você ofereça alimentos mais pastosos e mais frios Portanto, evite os alimentos duros, pegajosos e ácidos.
  4. Não oferecer mamadeiras ou chupeta, pois estes hábitos podem agravar ainda mais o estado dos dentes traumatizados.  
  5. Independente do tipo do trauma ocorrido no dente de leite, procure sempre um dentista . Dê preferência a um Odontopediatra, que é o especialista no atendimento a crianças. O profissional irá avaliar detalhadamente, diagnosticar, realizar exames complementares e sugerir as opções de tratamento caso necessite.

Fonte: https://sites.usp.br/odontopediatriafo/traumatismo-dentario-nos-primeiros-anos-de-vida/


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *