Você sabia que aproximadamente 22% das crianças em fase de dentição
de leite sofrem algum tipo de trauma em seus dentes? Já que as crianças com
pouca idade estão aprendendo a andar e a se equilibrar, as quedas podem
acontecer com certa frequência. Os traumas também podem ocorrer em outras
idades durante o crescimento e desenvolvimento da criança, durante a
interação com o ambiente e as pessoas. Quando maiores, com as práticas de
esportes, novamente apresentam risco a traumas dentários.
O traumatismo pode envolver apenas os dentes, ou também afetar os tecidos
que os envolvem, como os ossos, gengiva e lábios. Os traumas podem ocorrer
nos dentes de leite desde seu nascimento ou ainda, mais precocemente, com o
trauma no rebordo alveolar do bebê (onde irão nascer os dentes). Não é tão
comum a sua ocorrência, mas pode alterar a formação do dente de leite,
dificultando ou impossibilitando seu nascimento.
Listamos algumas das principais dicas de prevenção para evitarmos os
traumas nas crianças.
Dicas de Prevenção contra o Traumatismo dentário
Não usar macacões, calças, calçados maiores que o tamanho ideal para a criança para evitar o risco de tropeçar e cair.
Todos os cuidados são importantes. Mesmo assim, os acidentes podem acontecer.
Sempre que o traumatismo dos dentes e da boca ocorrer, o Odontopediatra deve ser consultado para as realizações de um exame clínico e radiográfico.
Atenção! Nas crianças em que os dentes superiores não se encontram com os inferiores e os lábios não se tocam existe maior risco de traumatizar os dentes, pois estes ficam salientes e podem ser mais facilmente atingidos. Este tipo de alteração é chamado mordida aberta anterior, que é comum em crianças que utilizam chupetas/mamadeira/dedo. Veja as figuras abaixo.
Atenção! Quando houver alguma fratura dentária, caso encontre o fragmento, guarde-o em um recipiente com leite (ou pode também mergulhar em soro fisiológico) e leve ao seu dentista , pois ele pode ser reposicionado e “colado” novamente.
Nos casos de avulsão em dentes de leite (trauma no qual o dente sai totalmente da gengiva/boca), não coloque novamente o dente no lugar. Este reimplante não é indicado em dentes de leite.
Mas caso um trauma ocorra, quais as primeiras medidas a serem tomadas?
São muitas as dúvidas que surgem quando a criança sofre algum tipo de trauma nos dentes. Por isso, deixamos 5 principais orientações do que pode ser feito pelos próprios responsáveis imediatamente ao trauma.
Fonte: https://sites.usp.br/odontopediatriafo/traumatismo-dentario-nos-primeiros-anos-de-vida/
A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.
Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.
Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.
Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.
Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.
O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.