Vai viajar? Cuidado com a intoxicação alimentar

Edital do concurso público da Prefeitura de Penedo será lançado na 1ª quinzena de janeiro de 2020
novembro 21, 2019
4 curiosidades sobre saúde bucal
novembro 22, 2019

Dentista em Santos



O verão é a estação do ano em que mais acontecem casos de contaminação. Veja como evitar

A gente entende: a vontade de experimentar comidas diferentes durante uma viagem é grande. Mas cuidado com o que você coloca ingere – alguns alimentos que não foram bem higienizados podem carregar bactérias, vírus e até substâncias bastante tóxicas ao organismo. 

Não à toa, o verão é a época do ano em que mais acontecem casos de intoxicação alimentar. “O calor facilita a proliferação dos microorganismos e dificulta a conservação dos alimentos”, explica o gastrocirurgião e endoscopista Eduardo Grecco, de São Paulo. Portanto, se você for viajar, preste atenção redobrada nos seguintes itens: frutas, legumes, verduras, peixes, ovos e perecíveis. De acordo com o médico, eles são os que oferecem os maiores riscos de contaminação. 

Mas o que exatamente é a intoxicação alimentar? 

“A ingestão de água ou comidas contaminadas pode levar ao que chamamos de ‘intoxicação alimentar’. Essa contaminação pode ocorrer devido ao contato com bactérias, vírus (transmitido quando a higiene é precária) e até substâncias tóxicas presentes em algumas plantas e legumes”, afirma Eduardo Grecco.  

As bactérias nocivas são a Shiguella e a Salmonella, presentes em ovos, leite e carne crua; a E.coli, que habita o intestino humano; a Staphyloccus, que contamina através da pele; e ainda a Clostridium, que está presente na toxina botulínica de algumas embalagens de alimentos em conserva.

Segundo o gastrocirurgião, a contaminação acontece quando o produto entra em contato com uma pessoa ou local infectados. Como uma tábua usada para fatiar carne crua. Se você não a higienizar adequadamente, as chances de transferir as bactérias para o próximo alimento que for cortar são enormes. 

Quais são os sintomas mais comuns da intoxicação alimentar?

“Os pacientes apresentam um quadro de desidratação marcado por dores abdominais similares à cólica, disenterias, náuseas, vômitos e febre”, diz Eduardo Grecco. Eles costumam durar cerca de dez dias e podem ser aliviados com a ingestão de água, repouso e o consumo de alimentos leves, como carboidratos simples, frutas e verduras – cozidos para facilitar a digestão. É preciso também evitar as proteínas mal passadas e condimentos. 

Como evitar? 

O doutor ainda dá algumas dicas para você passar o verão longe do problema. Confira:

  • Mantenha bons hábitos de higiene, lavando as mãos sempre, principalmente antes das refeições;
  • O álcool em gel também é um bom aliado na higienização das mãos;
  • Lave bem os alimentos e conserve-os em locais arejados e limpos;
  • Os utensílios de cozinha devem estar sempre limpos;
  • Não consuma alimentos com aparência ruim, principalmente ovos, carne crua e legumes;
  • O leite deve ser fervido ou pasteurizado;
  • Todas as verduras devem ser higienizadas com água e, se possível, algumas gotinhas de hipoclorito;
  • Evite alimentos em conserva com embalagens amassadas ou danificadas;
  • A água é nossa melhor amiga. Beba de oito a dez copos por dia;
  • Tenha uma alimentação balanceada, alimentando-se a cada três horas;
  • Procure descansar e relaxar, o estresse pode desencadear uma série de problemas;
  • Os médicos estão aí para ajudar, portanto procure orientação de um especialista sempre que necessário.

Fonte: https://boaforma.abril.com.br/saude/vai-viajar-cuidado-com-a-intoxicacao-alimentar/


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *