5 dicas fáceis e rápidas para ter dentes mais brancos e saudáveis

0
17
Young beautiful woman looking at camera. Trendy girl in casual summer shirt clothes with natural makeup. Positive female smiling. Funny model posing near pink wall in studio

Existem diversos fatores que, juntos, podem deixar os dentes mais brancos e saudáveis para quem deseja um sorriso mais sadio. 

Desde hábitos no dia a dia até procedimentos odontológicos, há um conjunto de aspectos que auxiliam manter a saúde bucal em dia, assim como a harmonia do sorriso no rosto.

Além da questão estética, todas as práticas que serão colocadas neste artigo também contribuem na saúde bucal para a prevenção de doenças bucais, como:

  • Cárie;
  • Gengivite;
  • Halitose;
  • Periodontite;
  • Câncer na boca.

Portanto, a seguir, serão colocadas dicas fundamentais para manter um sorriso bonito e saudável no rosto. 

Creme dental

O creme dental pode ser um grande aliado para ter dentes mais brancos e saudáveis. Contudo, seu uso em excesso não pode ser feito para não agredir a estrutura, garantindo os benefícios do material.

Por isso, os cremes dentais com flúor são os ideais para fortalecer o esmalte do dente, preservando sua coloração e prevenindo doenças como as cáries.

Além disso, é necessário colocar a quantidade proporcional ao tamanho de uma ervilha para fazer a escovação corretamente, higienizando e preservando a cavidade.

Deve-se escovar os dentes três vezes por dia, sendo ainda mais crucial para quem usa aparelho dental invisível, pois os resíduos alimentares ficam presos mais facilmente. Por isso, é extremamente importante fazer a escovação na frequência e ritmo corretos. 

Evite bebidas com corantes

As bebidas com alto teor de pigmentação, como suco de uva, vinho e refrigerantes, podem manchar ou amarelar os dentes e, por isso, devem ter seu consumo evitado.

No entanto, beber esporadicamente apresenta riscos menores. Para isso, lembre-se de lavar a boca com água após o consumo para eliminar o acúmulo dos pigmentos na estrutura dental. 

A escovação ou ingestão de água também são opções interessantes para evitar que o dente fique manchado ou se torne poroso, no caso das bebidas alcoólicas.

O mesmo vale para alimentos como a beterraba, que tem um alto nível de pigmentação, que facilmente gruda nos dentes. 

O recomendável é recorrer ao consumo de cenoura, maçã e leite, que fortalecem o esmalte do dente, que, consequentemente, preserva a sua coloração branca. Tais alimentos também contribuem para a higienização até que seja possível escovar os dentes.

Caso alguém tenha os dentes amarelados ou manchados, é indicado recorrer ao clareamento dental com o suporte do profissional para tratar seu aspecto e auxiliar na autoestima dos pacientes.

O tratamento pode deixar os dentes até sete vezes mais claros de uma forma prática e acessível. Para isso, basta fazer uma visita ao dentista e conferir quais são as etapas do procedimento e quais as necessidades do quadro.

Use fio dental e enxaguante bucal

Muitos acreditam que apenas escovando os dentes já se está fazendo a limpeza adequada dos dentes, quando na verdade não são todos os lugares que a escova alcança. 

Por isso, é necessário o uso diário do fio dental e o enxaguante bucal. Com 40 centímetros de fio, deve-se utilizar os dedos para direcioná-lo e passá-lo entre os dentes com cuidado para não machucar a gengiva.

Já para o uso do enxaguante bucal, é preciso bochechar 20 ml por cerca de 30 segundos para destruir as placas bacterianas.

Esse hábito também é importante para quem utiliza o aparelho invisível, que dá um maior destaque nas impurezas contidas no sorriso, justamente por não ter qualquer tipo de coloração.

Evite alimentos muito duros

Alimentos muito duros, como torresmo e determinados tipos de bala, devem ser evitados para não danificar a estrutura do dente.

Isso porque esses alimentos podem comprometer a estrutura da arcada dentária de forma unitária, parcial ou integral, seja por meio de quebras ou mesmo a perda dental.

Assim, em caso de perda de algum dente, os odontologistas oferecem procedimentos de implante dentário

Procedimentos estéticos dentais

Além das práticas abordadas, a própria odontologia possui procedimentos que deixam os dentes mais brancos e bonitos, tanto pelo ponto de vista estéticos quanto na funcionalidade da arcada dentária propriamente dita.

O procedimento com a lente de contato dental, por exemplo, é possível cuidar tanto da beleza e estrutura dental, pois ela preenche os espaços, alinhando o sorriso enquanto promove o clareamento/harmonização do sorriso.

Assim, a lente de contato dental pode deixar a dentição com coloração mais parecida com a pigmentação original, melhorando o formato e tamanho, otimizando o sorriso.

Todos os procedimentos estéticos da odontologia precisam ser acompanhados de boas práticas de higiene bucal e alimentação para preservar o resultado desses tratamentos , bem como a saúde bucal como um todo.

É importante frisar que os procedimentos estéticos, como clareamento dental e lente de contato de dente, assim como o aparelho invisível, demandam cuidados na alimentação e higienização para não prejudicar o tratamento em si – além do resultado.

De modo geral, o clareamento tem duração de até dois anos com a higienização e alimentação correta, enquanto a lente pode durar até 10 anos.

Por fim, o aparelho tem duração de tratamento em média de 2 anos, e o resultado é garantido por meio do uso de contenção corretamente após a remoção.

Assim, é possível preservar a dentição, garantindo ainda mais beleza e saúde ao sorriso.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.