5 questões sobre divisão de bens em caso de morte – tire suas dúvidas aqui!

    0
    5

    Fantasias é na Cacau Center!

    .
    Abandono de lar e como ficam os bens após a separação em uma união estável estão entre os assuntos abordados aqui.

    Alguns deles voltam à pauta por serem extremamente importantes nas relações atuais. E também por suas características peculiares de situação.

    Na maioria das vezes, a Justiça leva anos e anos na sua resolução de como fica a divisão de bens, após o falecimento daquele ente querido.

    Hoje, escolhi algumas perguntas diferentes para responder aqui na seção Seus Direitos.

    1. Meu filho faleceu sem deixar descendentes (filhos, netos ou bisnetos), mas deixou a nossa nora.  Como fazer a divisão de bens com a nora que meu filho deixou? 

    Neste caso, quando o falecido não deixar descendentes, os ascendentes (pais, avós e bisavós) deverão dividir a herança com o cônjuge (esposa ou marido), companheiro ou companheira, sobreviventes. Essa situação deverá ocorrer em qualquer tipo de regime de casamento. Assim, a herança do filho será dividida em três partes iguais – uma para o pai, uma para a mãe e outra para a viúva, ou melhor, para a nora

    2. Minha filha trabalhou a vida toda e adquiriu um patrimônio excepcional, antes de falecer. Ela, infelizmente, não teve filhos, mas era casada e deixou o marido. Era casada com o regime de separação de bens. Minha esposa já é falecida. Meu genro recebe mais? 

    Neste caso, como a filha falecida não deixou descendentes (filhos, netos ou bisnetos), o marido será o herdeiro, independentemente de ser casada sob o regime de separação de bens. Já o pai, será considerado herdeiro e a mãe, já falecida, não será considerada herdeira. Neste caso, a herança será dividida entre o sogro e o genro.

    3. Meu irmão faleceu e deixou somente a esposa e nenhum outro parente, exceto eu! Meu irmão era casado sob o regime de separação de bens. Recebo algo? 

    Neste caso, o irmão do falecido não herdará absolutamente nada, uma vez que não é considerado herdeiro obrigatório e necessário. Portanto, somente a cunhada, esposa do falecido, que herdará a totalidade desses bens. Esse irmão poderia receber algo do irmão falecido, somente se ele tivesse deixado um testamento.

    4. Cuido do meu irmão, por ter problemas psíquicos, e não tenho filhos, nem pais vivos. Sou a única parente “de sangue” viva. Quero deixar tudo para o meu irmão, mas sou casada. Tenho direito a herança? 

    Nesse caso, o seu marido é o único herdeiro, e não o irmão. Neste caso, o irmão é considerado herdeiro colateral, não sendo herdeiro obrigatório ou necessário, portanto, o marido poderá fazer uma renúncia de toda a herança da esposa, quando então, passará automaticamente para o irmão.

    5. A esposa faleceu e deixou 1 filho com esse marido, mas também, possuía um filho de um casamento anterior. O regime de casamento foi o da comunhão parcial de bens. Como funciona a divisão de bens?

    Nesse caso, a divisão dos bens, será da seguinte forma: 50% dos bens adquiridos durante a constância desse casamento, ficará para o viúvo e os outros 50% para todos os filhos da falecida. Já para os bens adquiridos antes do casamento, o viúvo não terá direito a meação (50%), mas terá direito à herança, ou seja, os bens serão divididos entre o viúvo e os dois filhos dela.

    Neste momento de dor pela perda do ente querido, precisamos manter a calma e procurar resolver os problemas burocráticos e materiais de forma consensual e adulta.

    Boa sorte!

    #seusdireitosjuicy
    #joaofreitas
    #semjuridiquescomjoaofreitas
    #divisaodebens
    #direitodefamilia

    Instagram: @joaofreitas.oficial

    Facebook: @joaofreitas

    **este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta com um advogado



    agenciadepropagandasantos.com.br  • agenciaemsantos.com.bragencialimaesantana.com.bragentedecargainternacional.com.bragenteinternacional.com.brcacaucenter.com.brcirurgiasplasticasemsantos.com.brcriacaodesitesantos.com.brempresadepropaganda.com.brlimaesantana.com.brlimaesantanapropaganda.com.brmarketingemsantos.com.broperadorlogisticobrasil.com.brpostoarrastao.com.brpropagandaemsantos.com.brprotesedesiliconeemsantos.com.brredearrastao.com.brsiteemsantos.com.brtransportecargaaerea.com.branelaria.com.brlojadacacaucenter.com.brpedroalcantara.com.brprimeautopaint.com.brpublicidadeemsantos.com.brsiteemsantos.com.brtopbrlog.com.brtopfreight.com.brxiaomiemsantos.com.brdentistaemsaovicente.comdentistasemsantos.com 



    Fonte